Foz do Iguaçu e o roteiro pela Tríplice Fronteira


Foi como se esse destino fechasse com chave de ouro o término de uma unidade de estudos da minha graduação, em que estudei sobre os patrimônios turísticos naturais e culturais do Brasil e as relações entre turismo, meio ambiente e sustentabilidade. Foz do Iguaçu foi o destino perfeito para experimentar na prática o que eu havia acabado de observar em teoria.

Conhecida por ser a Terra das Cataratas, Foz do Iguaçu, abriga o Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde 1986. A cidade permite vivenciar experiências que trabalham o encantamento e o envolvimento do ser humano com a natureza, possibilitando uma maior consciência ambiental e consequente preservação do meio ambiente. Lá, as noções de sustentabilidade, conservação, preservação estão presentes nos diversos atrativos que você visita.

Vou divulgar aqui o roteiro que fiz, acompanhada do maridão, pela tríplice Brasil – Paraguai – Argentina, com foco na cidade de Foz do Iguaçu. Clicando em cada um dos links, você tem acesso aos posts relacionados com as impressões e dicas de cada lugar.

Foram sete dias de viagem, pois optamos por utilizar o carro como meio de transporte. A distância, a partir de Porto Alegre, é de aproximadamente 900 km, então, consideramos que o primeiro e o último dia seriam para os deslocamentos de ida e retorno. Nos demais dias, montei o roteiro com os passeios. O roteiro ficou bem tranquilo de fazer, passeando com tempo para curtir os atrativos e sem correrias.



O ROTEIRO PELA TRÍPLICE FRONTEIRA:

DIA 1 – Ida. Chegada à tardinha. Aproveitamos para descansar da longa viagem, já que pegamos boa parte do trajeto com chuva, então, estávamos bem cansados.
 Noite: Jantar no restaurante Vó Bertila, que serve comida italiana. Sua especialidade são as pizzas, que são divinas. Não deixe de anotar essa dica! O restaurante possui um ambiente super agradável, bom atendimento e pizzas deliciosas.
DIA 2 – Manhã e tarde: Compras no Paraguai.
 Noite: Rafain Jantar Show
DIA 3 – Manhã e tarde: Itaipu Binacional (visita panorâmica/passeio de catamarã/EcoMuseu) + Templo Budista Chen Tien.
 Noite: Jantar na Cantina 4 Sorelle (serve rodízio de comidas italianas).
DIA 4 – Manhã e tarde: Parque Nacional do Iguaçu – Brasil.
 Noite: Ice Bar Brasil – Shopping Catuaí Palladium.
DIA 5 – Manhã: Parque das Aves.
 Tarde e noite: Mesquita Muçulmana + Complexo Marco das Três Fronteiras (Jantar no Boteco Cabeza de Vaca, restaurante localizado dentro do complexo).
DIA 6 – Manhã e tarde: Parque Nacional Iguazu – Argentina + Duty Free Shop Puerto Iguazú.
 Noite: Jantar no restaurante La Mafia Trattoria.
DIA 7 – Retorno.


Dica esperta: Para obter desconto em algumas atrações de Foz, você tem a possibilidade de adquirir o Passaporte 3 Maravilhas, que permite a entrada nas três atrações principais de Foz do Iguaçu: o Parque Nacional do Iguaçu, o Complexo Turístico Itaipu e o Marco das Três Fronteiras. Além disso, o passaporte oferece descontos de 50% nos estacionamentos, entrada gratuita no EcoMuseu e 10% de desconto nos restaurantes das atrações, na compra de fotos e nas lojas de souvenirs.

A aquisição do passaporte é feita em qualquer uma das atrações e, após a compra, você tem uma semana para usufruir das mesmas. Achei que vale muito a pena a compra do passaporte, mas lembre-se de apresentá-lo para obter os descontos nas lojas e restaurantes, pois os vendedores não costumam perguntar se você o tem ou não. Eu acabei perdendo alguns por não lembrar no momento das compras. Então, é bom estar atento. Os valores dos passaportes e demais informações você encontra neste link.

Agora, volta ali em cima e clica em cada um dos links para descobrir um pouco mais de Foz do Iguaçu e da Tríplice Fronteira.

Boa viagem!


Comentários

  1. Oii!! Eu fui em Foz, mas como fiquei pouco tempo não pude conhecer muita coisa, mas fiquei com curiosidade de conhecer o lado argentino. Dizem que é interessante conhecer. Vocês não ficaram com curiosidade? Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foz é demais! Nós conhecemos as cataratas do lado argentino e vale muito a pena. Tem post comentando um pouco sobre os dois lados, que pode ser acessado pelo link que coloquei ali em cima no "Dia 6" do roteiro. Na volta, ainda aproveitamos para fazer algumas comprinhas no Duty Free Shop de Puerto Iguazú. Quando eu conseguir voltar para a região, quero aproveitar e privilegiar as experiências gastronômicas do lado argentino, o que não consegui fazer nessa viagem. Obrigada pela visita ao blog! Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas