O que fazer em Foz do Iguaçu além das Cataratas?



Comece a pensar em aumentar os dias de sua viagem a Foz do Iguaçu! - Já inicio esse post com essa pequena dica, pois quando eu estava programando a viagem à Foz, alguns amigos sugeriram que uma semana seria muito tempo na cidade (na realidade, foram cinco dias inteiros para realizar os passeios, já que o primeiro e o sétimo dia foram preenchidos, em sua maior parte, com as viagens de ida e de retorno). Foz do Iguaçu tem muitas atrações para além das Cataratas e, no post de hoje, você encontra algumas sugestões de passeios que podem ser realizados por lá.


MESQUITA MUÇULMANA OMAR IBN AL-KHATTAB

Foz do Iguaçu abriga uma das maiores comunidades muçulmanas no Brasil. Ao andar pelas ruas da cidade, é comum encontrar mulheres vestindo o hijab, o tradicional véu islâmico. A cultura, também, é percebida na gastronomia, já que há diversos restaurantes que servem a culinária típica, bem como na paisagem, com construções como a Mesquita Muçulmana, uma das maiores da América Latina. A sua arquitetura chama a atenção de longe.

A mesquita é aberta à visitação, mas para isso é preciso seguir algumas normas da cultura islâmica como usar roupas abaixo dos joelhos, deixar os sapatos na entrada do templo e as mulheres ainda devem vestir o véu que é oferecido para cobrir os cabelos e os ombros. Vale a pena conhecer o interior do templo, que é muito bonito. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, aos sábados abre das 9h às 11h30. Nos horários de orações não é possível realizar visitação.


Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab



TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

O Templo Budista Chen Tien foi construído em 1996 por comunidades chinesas que vivem na região da tríplice fronteira. O espaço permite um passeio mais calmo, meditativo e contemplativo. Possui jardins com estátuas de budas e um templo, cujas estátuas em seu interior foram trazidas da China. Além disso, como está localizado em uma região alta, é possível avistar parte da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este, no Paraguai. O templo está aberto à visitação de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Esculturas no Templo Budista Chen Tien



PARQUE DAS AVES
Não saia de Foz sem conhecer o Parque da Aves. De todos os lugares que visitei em Foz, o Parque das Aves foi o que mais me trouxe encantamento e conexão com a natureza. A instituição trabalha com a conservação, recuperação e reprodução de espécies de aves. Muitas da aves que estão lá foram resgatadas de ambiente de maus tratos ou do tráfico e não possuem condições de retornar à natureza, recebendo, então, os cuidados adequados, em um ambiente o mais próximo possível do seu habitat natural.
O parque possui trilhas, viveiros de imersão, trabalha com ações de educação ambiental e outras atividades. É um passeio para todas as idades. Quer saber mais sobre o parque? Acesse este link, que fiz um post inteirinho sobre ele.

Interação com araras no projeto Da mão para o coração no Parque das Aves


COMPLEXO TURÍSTICO ITAIPU
Considerada uma das Sete Maravilhas Mundiais da Engenharia, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo e a maior em energia limpa e renovável. O Complexo Turístico oferece diversos atrativos, visitação externa e interna à usina, passeio de catamarã pelo lago Itaipu, entre outros.
Também, faz parte do complexo, o EcoMuseu, que permite conhecer a história do povoamento de Foz do Iguaçu e sobre a própria usina, desde a sua construção até os projetos dos dias atuais. Conhecer o complexo é atividade para um dia inteiro. Tem post mais detalhado sobre o Complexo Turístico Itaipu, que você pode acessar a partir deste link.

Um dos mirantes com vista para as barragens da Usina Hidrelétrica de Itaipu


COMPLEXO MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Foz do Iguaçu faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Mas para quem acha que é possível estar nos três países ao mesmo tempo, infelizmente, tenho que dizer que isso não é possível, pois a divisa fica bem no encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Bom, se você fizer um passeio de barco, talvez consiga, rsrsrsrs.


O Marco das Três Fronteiras é um complexo turístico que permite estar próximo dos três países. Do mirante, é possível ter a vista dos rios Iguaçu e Paraná e das cidades de Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina. Cada um dos países construiu o seu próprio obelisco, celebrando a paz entre os povos. Os obeliscos foram pintados com as cores representativas de cada país, o que pode ser observado do mirante do complexo.

O Complexo Marco das Três Fronteiras conta com área de lazer, restaurantes, playground, loja de souvenirs, possui uma vila cenográfica inspirada nas missões jesuíticas, destacando a história da região e uma praça central, onde ocorrem apresentações artísticas. O lugar é ótimo para curtir um final de tarde e assistir o pôr do sol.

Praça das Três Fronteiras no Complexo Marco das Três Fronteiras e o obelisco construído há mais de 100 anos, pintado nas cores da bandeira brasileira


ICE BAR BRASIL
Para quem gosta de curtir a vida noturna e tolera bem o frio, rsrsrs, Foz do Iguaçu possui um bar de gelo, cuja temperatura pode chegar a até -15°C. A decoração do local, mesas, bancos, tudo é feito de gelo. No valor do ingresso estão incluídos casaco e luvas próprios para o frio e bebidas liberadas. É possível ficar curtindo o ambiente durante 45 minutos, se você aguentar... No início, achei que era pouco tempo, mas o frio pode nem permitir que você consiga ficar por lá o tempo inteiro. É possível levar as crianças para conhecer o local também, pois o Ice Bar fica aberto durante o dia. Funciona todos os dias, das 13h às 23h, no shopping Catuaí Palladium, piso L2.

Nossas "bebidinhas" no Ice Bar Brasil


Foz do Iguaçu ainda tem muitas outras opções de passeios, para todas as idades. Inclua, também, no seu roteiro, uma visita aos países vizinhos: uma paradinha para compras em Ciudad del Este, no Paraguai e uma visita a Puerto Iguazú, na Argentina. No fim, você vai perceber que uma semana pode ser pouco para tudo o que a cidade e a região tem a oferecer.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas