Roteiro de 1 dia em Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires, sem dúvidas, merece mais do que apenas um dia para ser explorada. Embora, com frequência, ela seja ponto de parada para conexões aéreas e viagens de cruzeiros que atracam no porto, sendo que os visitantes têm apenas algumas horas para conhecer a cidade.

Mas é mesmo possível aproveitar Buenos Aires em apenas um dia? É possível, sim! E se esse é o seu caso, a minha sugestão é que você faça um city tour pela cidade, contratando um passeio privativo. Dessa forma, você terá a oportunidade de conhecer um pouquinho das suas principais atrações, além de poder organizar os locais que deseja conhecer da maneira que preferir e explorar esses lugares no seu tempo. Foi o que fiz quando estive lá.

Os city tours também são uma ótima opção, quando você vai passar mais dias em Buenos Aires, para ter uma visão geral da cidade e pegar várias dicas locais. Eu sempre gosto de fazer no primeiro dia de viagem, pois as dicas obtidas são sempre valiosas. Além de fazer o city tour em passeio privativo, é possível fazer passeios compartilhados ou em ônibus turísticos do tipo Hop-on Hop-off. Este último acho bem interessante, caso você tenha mais tempo na cidade.

Neste post, compartilho o roteiro que fiz em um dia em Buenos Aires. Eu cheguei em navio de cruzeiro, desembarcando no Porto de Cruzeiros Quinquela Martin. Optei por um tour privativo para aproveitar e fazer algumas comprinhas, além de matar a saudade de alguns lugares por onde eu já havia passado e queria voltar.

Caminito, um dos lugares mais visitados em Buenos Aires, na Argentina

 

Roteiro em Buenos Aires, saindo do Porto de Cruzeiros Quinquela Martin

Organização e planejamento são fundamentais em uma viagem e evitam que passemos por muitos perrengues. Quando você desce do navio, há muitas pessoas oferecendo passeios guiados pela capital argentina, mas recomendo você contratar antecipadamente para conhecer a cidade de forma tranquila.

Eu contratei o tour privado antecipadamente e combinei com o motorista qual era o meu objetivo na visita: os pontos que gostaria de revisitar e além disso, fazer algumas comprinhas (se você tiver interesse, eu fiz o tour com o Daniel Bartone e recomendo os serviços dele, contato +54 9 11 6768-4867). O Seu Daniel deu dicas ótimas de lugares com bons preços para compra de roupas e de vinhos.

A duas primeiras paradas foram para compras e depois elegi atrações em três bairros para visitar: La Boca, Puerto Madero e Recoleta. No caminho, deu para dar uma breve paradinha na Praça do Congresso, localizada em frente ao Congresso Nacional e, mais à frente, avistar o Obelisco.

Congresso Nacional, localizado em frente à Praça do Congresso (Ao fundo, o Seu Daniel e o transporte utilizado para o tour privativo contratado).

De lá, nos dirigimos ao bairro La Boca, para visitar o Caminito. Um dos lugares mais visitados de Buenos Aires, o Caminito possui um grande valor cultural, histórico e turístico para o país. O local ajuda a contar a história dos imigrantes que foram para a Argentina e pintavam as suas casas com tintas que sobravam das pinturas dos navios. O colorido e o clima alegre contagiam quem passa por lá!

Não deixe de visitar o Centro Cultural de Los Artistas, local com diversas lojinhas de artesanatos locais e apresentações artísticas. A sua visita por lá será embalada pelos tangos que são tocados por artistas locais e por apresentações feitas por dançarinos nos restaurantes e até pelas ruas da região.

Centro Cultural de Los Artistas, no Caminito

A segunda parada foi no bairro Puerto Madero. O bairro é super agradável para caminhar, pedalar e possui ótimas opções gastronômicas. É uma boa opção programar para dar uma paradinha por lá e almoçar, curtindo o local. Se você tem mais tempo, aproveite o entardecer, onde a movimentação é maior.

A atração principal do bairro é a Puente de la Mujer, acessível somente a pedestres. A ponte foi construída representando a imagem de um casal dançando tango: o mastro branco simbolizando o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher. É linda!

Puente de la Mujer, somente pode ser acessada por pedestres, em Puerto Madero

A última parada foi no bairro Recoleta. Primeiramente, uma passadinha na Praça das Nações Unidas, onde está localizado o monumento denominado Floralis Generica. Infelizmente, a flor não estava funcionando como da primeira vez que estive lá, então ela permanece dia e noite na mesma posição. Ainda assim, não perdeu a sua beleza.

O bairro Recoleta oferece variadas opões culturais e gastronômicas. Aos finais de semana, acontece a Feirinha da Recoleta na Praça Francia. A feirinha é uma ótima opção para comprar artesanatos locais e lembrancinhas de viagem. Nos dias de semana, aproveite para dar uma relaxada, tomar um café ou um sorvete por lá.

Ao redor da praça, encontram-se lugares importantes que você pode visitar como a Basílica Nuestra Señora del Pilar, o Centro Cultural Recoleta e o Cemitério da Recoleta, onde estão algumas personalidades como Eva Péron. Também, na praça, você encontrará uma árvore gigante, o Gomero de la Recoleta. No local, uma estátua de um homem carrega os grandes galhos da árvore. Você poderá se divertir fazendo uma forcinha para ajudá-lo a carregar a grande árvore.

Algumas das atrações localizadas no bairro Recoleta: Praça Francia, com a Basílica Nuestra Señora del Pilar, ao fundo (foto 1) e o Gomero de la Recoleta (foto 2). Floralis Generica, na Praça das Nações Unidas (foto 3). 

De lá, voltei para o Porto e, claro, como já imaginava, com vontade de ficar um pouco mais. Mesmo que você tenha apenas um dia, vale a pena curtir Buenos Aires. Não somente pelo momento em que o câmbio está favorável para os brasileiros, mas por toda a riqueza cultural que você terá contato e vai te envolver por lá! Não deixe de explorar um pouquinho de Buenos Aires, nem que seja por um dia!

 

Comentários

  1. Respostas
    1. Vale a pena, sim! Um país que nos proporciona experiências encantadoras!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pelas recomendações! Em março irei a um Cruzeiro que passará a Montevidéu e Buenos Aires.

      Excluir
  3. Olá Luisa, espeto que esteja bem.
    Em Janeiro/24 vou fazer o cruzeiro que atraca em Buenos Aires, super dicas.
    Você passou pelo Uruguai, caso positivo, tem alguma dica de roteiro?

    Obrigada e muitas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado das dicas! Eu estava em viagem e só consegui visualizar agora as mensagens aqui no blog. Acredito que minha resposta não chegue a tempo, você já deve ter embarcado. O cruzeiro que fiz passou pelo Uruguai, mas infelizmente não conseguimos desembarcar, devido ao mau tempo. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o país, por isso não conseguirei ajudar neste momento. Espero que faça uma ótima viagem e aproveite muito o cruzeiro! Abraços.

      Excluir
  4. Obrigada pelas dicas! Pode me dar as dicas dos locais onde comprou vinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu as dicas! Obrigada pela leitura! Comprei vinhos na Muñiz vinoteca, localizada na Pres. Luis Sáenz Peña 156, C1110 AAD, Buenos Aires. Foi um dos lugares que o Sr. Daniel nos indicou.

      Excluir
  5. Adorei suas dicas! Principalmente porque não foi sua primeira vez em Buenos Aires! Agora fica uma dúvida, e quanto aos passeios contratados no navio, vale a pena ou são muito caros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Os passeios contratados no navio acabam saindo mais caros do que fazer por conta própria, mas, para tomar a sua decisão, é importante considerar alguns pontos com relação aos destinos que o navio for atracar: tempo de desembarque, se este é realizado em porto (é mais rápido) ou em píer, exigindo o deslocamento de barco ou bote até o píer; localização dos atrativos que deseja visitar, se são próximos ou distantes do local de desembarque. Um ponto positivo de contratar no navio é que você tem prioridade no desembarque e não há possibilidade de ficar para trás no retorno. Se for fazer por conta própria, a dica é deixar tudo acertado antes. Evite contratar no desembarque, pois perderá tempo do seu passeio. Espero ter ajudado!

      Excluir
  6. Você tem dicas do que fazer na parada em Punta Del Este? Vi a de Buenos Aires. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigada pelo comentário! Infelizmente, ainda não conheci Punta del Este. No dia que iríamos atracar em Punta, o tempo estava tão ruim, que não foi recomendado o desembarque.

      Excluir
  7. Luiza, pode informar quanto o motorista cobrou para fazer esse tour? Agora em março faço um cruzeiro e paro em Buenos Aires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber, tenho um cruzeiro em março 2024, sai dia 3 de março!

      Excluir
  8. Perfumes vale a pena comprar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas