Itaipu Binacional: Um passeio em território brasileiro e paraguaio



Sabe aqueles passeios que você nem espera tanto e acaba se surpreendendo com o que encontra quando está vivendo a experiência? Foi o que aconteceu em minha visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu. Coloquei no roteiro, sem grandes expectativas: esperava conhecer o funcionamento da usina, um pouco da história, alguns projetos, mas lá me dei conta do quão grande é todo o trabalho desenvolvido, produzindo não só inovação e desenvolvimento, mas impactando social e ambientalmente, além de ser referência em turismo sustentável.

Visita à área externa da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Considerada uma das Sete Maravilhas Mundiais da Engenharia, a Usina Hidrelétrica Itaipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo e a maior em geração de energia limpa e renovável. A usina está localizada em um território binacional, isso quer dizer que não há uma delimitação na região que indique a fronteira entre os países, mas, sim, que todo o território é pertencente igualmente ao Brasil (Foz do Iguaçu) e ao Paraguai (Hernandarias).

Dessa maneira, os ganhos, a energia produzida, tudo deve ser dividido igualmente entre os dois países. Inclusive, os funcionários que trabalham na usina são 50% brasileiros e 50% paraguaios. Como o Paraguai não utiliza toda a sua parte em energia, ele vende o restante, em torno de 30%, para o Brasil, o que foi instituído pelo Tratado de Itaipu.

A contribuição para o turismo da região se dá por meio do Complexo Turístico Itaipu, que oferece opções de passeios, visitação externa e interna à usina, entre outras atividades, colaborando para que Foz seja reconhecida mundialmente como um dos mais importantes destinos turísticos do país.

                
CONHECENDO O COMPLEXO TURÍSTICO ITAIPU 

Chegando no Centro de Recepção de Visitantes, há algumas opções de circuitos a escolher. Nós optamos por comprar o Passaporte 3 Maravilhas, que dá direito à entrada nas três principais atrações de Foz – a Itaipu, as Cataratas e o Marco das 3 Fronteiras.

No Complexo Itaipu, o passaporte permite realizar a visitação às áreas externas da usina. O passeio é feito em ônibus turístico, com guias orientando sobre o local. Antes de começar, assistimos a um vídeo em uma sala de projeção, contando sobre a história e algumas curiosidades sobre a usina. Após, embarcamos no ônibus.

Durante o trajeto, são realizadas paradas em alguns pontos específicos. Em cada uma dessas paradas, você pode descer, conhecer o lugar, aproveitar para fazer fotos e pegar o próximo ônibus para seguir o passeio. Os ônibus passam a cada 30 minutos em cada ponto.

Do ônibus, você observa o Refúgio Ecológico Bela Vista

Visitação externa durante o passeio em ônibus turístico

A última parada fica no Porto Kattamaram, onde há um restaurante. O restaurante Porto Kattamaram trabalha em sistema de buffet. Nós experimentamos e a comida é uma delícia. A culinária é bem variada, com opções de saladas, massas, carnes, frutos do mar, etc. O ambiente é agradável, com vista para o lago de Itaipu e mesas em área externa ou interna.

Após o almoço, partimos para o passeio pelo lago de Itaipu a bordo do catamarã. Esse passeio não está incluso no circuito e deve ser pago a parte em um guichê dentro do restaurante. O passeio é contemplativo, sendo possível observar a natureza e parte da usina, além de aproveitar para relaxar, já que há uma área com mesas e cadeiras a bordo do catamarã. Acredito que fazer o percurso no horário do pôr do sol deve ser ainda mais legal.

Aguardando o catamarã para navegar pelo lago Itaipu

Há outras opções de passeios que podem ser realizados no Complexo como a visitação interna, onde é possível conhecer o funcionamento das unidades geradoras de energia e observar o trabalho nas salas de comando. Ou você pode se programar para assistir o espetáculo noturno de luzes Itaipu Iluminada.

Dentro do complexo, também, há o Refúgio Ecológico Bela Vista, uma unidade de proteção, onde são feitas trilhas em meio à floresta, avistando diferentes espécies de animais e plantas. O complexo ainda abriga o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, com planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu. Maiores informações sobre os passeios, você encontra no site.

Vista da usina, a partir do ônibus turístico

Depois de fazer a visita à usina, aproveite para conhecer também o EcoMuseu. O museu é muito interessante e permite conhecer um pouco da história do povoamento de Foz do Iguaçu e fazer uma viagem desde a construção da usina até os projetos dos dias atuais. Você ainda pode esclarecer todas as suas dúvidas com os monitores que estão por lá, que são super simpáticos e prestativos. O Ecomuseu está localizado a aproximadamente 1km da usina.

Uma das salas do EcoMuseu

Área externa no EcoMuseu


Visitar o Complexo Turístico Itaipu é um passeio que vale muito a pena. Não há como não sair de lá impressionado com toda a grandiosidade que o homem é capaz de criar. Conhecer o funcionamento da usina, estar em contato com a natureza, curtindo belas paisagens e refletir sobre questões que envolvem sustentabilidade e preservação do meio ambiente é apenas um pouquinho do que uma visita ao local proporciona. Não deixe de conhecer Itaipu em sua visita a Foz!


Comentários

Postagens mais visitadas