Rafain Jantar Show: Uma experiência multicultural em Foz do Iguaçu


Hoje vou compartilhar algumas impressões sobre a minha experiência no Rafain Jantar Show, em Foz do Iguaçu. O local é um restaurante e uma casa de espetáculos, onde pude assistir a uma apresentação vibrante, cheia de alegria e que me fez querer sair da cadeira para dançar junto.

Eu vou confessar que me sinto um pouco suspeita ao falar a respeito de espetáculos de dança, até porque eu tenho uma história de envolvimento com a dança. Quando criança, passei a integrar um grupo de dança na escola em que eu estudava e fiz parte dele por muitos anos. Desde então, eu me apaixonei por dançar, participei de apresentações na minha cidade e fora dela, dancei vários estilos musicais, aprendi ali sobre muitas culturas, participei de coreografias típicas representando vários países, o que, de certa forma, me fazia “viajar” para muitos lugares diferentes.

Hoje em dia, ao assistir a um espetáculo de dança, é difícil eu não me emocionar, já que a experiência acaba remetendo às minhas vivências anteriores, às sensações de colocar o pé no palco, à vibração que estar no palco traz... tudo isso acaba fazendo aflorar lembranças maravilhosas e que gosto muito de reviver. Então, esse post não tem como não ficar um pouquinho influenciado por essas emoções.

Bom, vamos voltar ao jantar... No dia em que eu e meu marido resolvemos ir até o local, não havíamos feito reserva. E já adianto: Faça reserva! O restaurante fica lotado. Nem sei como conseguiram encontrar um lugarzinho em um cantinho para nós. Eu até considerei que o lugar que ficamos não era ruim, não, pois era próximo dos buffets e tinha uma vista razoável do palco. Mas o ideal é reservar com antecedência e escolher um lugar de frente para o palco, porém não muito próximo, a melhor posição para assistir ao espetáculo.

Como chegamos cheios de fome, depois de um dia inteiro batendo perna em compras no Paraguai, fomos direto ao que interessa: escolher as opções que eram servidas no buffet – até porque faltava pouco tempo para o início do show.

O menu do restaurante é bem variado, tem de tudo mesmo: diversos tipos de saladas, pratos típicos brasileiros, massas, frutos do mar, uma variedade de cortes de carne, culinária japonesa e um farto buffet de sobremesas. Eu, particularmente, não sou fã de restaurantes que servem pratos tão diversos, sempre acho que acabam perdendo um pouco em um ou outro tipo de comida, diferentemente de quando trabalham com uma especialidade gastronômica. Mas, também, é uma maneira de agradar a diversos paladares. Achei que o sabor da comida estava bom, embora não possa dizer que surpreendeu.

Enquanto estávamos degustando as nossas escolhas culinárias, o espetáculo artístico de música e dança iniciava. Países como Argentina, Paraguai, Colômbia, Bolívia, Uruguai, Chile, México e, claro, o Brasil são representados no palco em forma de dança. Ao som de um tango ou de um carnavalito, eu era levada a passear por cada país... os trajes típicos encantavam os olhos... Ao mesmo tempo, eu relembrava muitas das coreografias que eu já havia dançado, inclusive, algumas músicas eram as mesmas. Foi emocionante.

Merece um destaque especial as apresentações que representam o nosso país – Que beleza! Aqueles artistas demonstraram toda a nossa diversidade cultural, de Norte a Sul do país, e não apenas o samba como representativo de nossa cultura. Claro que teve samba – pra finalizar o espetáculo -, mas o que mais me encantou foi poder ver, naquele palco, valorizada a pluralidade encontrada no Brasil. Achei que a nossa riqueza cultural foi muito bem representada nesse espetáculo, fechando as apresentações com chave de ouro. Para você ter ideia, desde 2016, esse espetáculo tem entrado para o Guinness World Records como o “maior número de danças nacionais apresentadas em um jantar com show”.

Na minha opinião, a experiência valeu a pena, especialmente, pelo espetáculo que assisti. E, claro, por todas as emoções em mim despertadas – isso eu não posso deixar de considerar.

É possível assistir ao show com jantar de segunda a sábado. O espetáculo tem aproximadamente 1h30 de duração. Para saber mais informações, reservas, horários de funcionamento, preços e outros espetáculos disponíveis, acesse o site neste link. É uma sugestão legal para incluir no roteiro de sua viagem a Foz. 

Comentários

Postagens mais visitadas