Capitólio, Minas Gerais: Roteiro de 5 dias pela cidade que abriga o Mar de Minas

É difícil escolher, entre tantos atrativos naturais, os melhores para conhecer em sua viagem a Capitólio. Mas independente da escolha, a natureza vai impressionar com belezas sem igual! As paisagens com cachoeiras, cânions, rios, piscinas naturais de águas transparentes, o Lago de Furnas, formado pela represa da Usina Hidrelétrica de Furnas, que banha a cidade, entre outros, são alguns dos encantos que você vai encontrar por lá!

Mesmo chegando com um roteiro pré-definido, depois de algumas pesquisas anteriores à viagem, alguns atrativos eu somente descobri quando já estava por lá. Uma adequada no roteiro – e deu certo! Além dos clássicos Mirante dos Cânions, passeio de lancha pelo lago de Furnas, descobrimos locais incríveis, que você pode conferir a seguir. 

Capitólio possui paisagens de tirar o fôlego!

Dia 1 – Viagem de ida – Fim de tarde no Morro do Chapéu

Como já abordei no primeiro post, no dia da chegada, boa parte do tempo fica comprometida com o deslocamento. Eu e minha amiga chegamos na pousada quase no final do dia. Depois de realizado o check-in e acomodar os pertences no quarto, a opção foi subir o Morro do Chapéu para assistir ao pôr do sol – programinha que amo!

Para chegar ao Morro do Chapéu é preciso pegar a Estrada do Dique e seguir em torno de 12 km por estrada de chão. É possível subir o morro em carro comum, mas é importante ter cuidado, pois a estrada possui bastante buracos e, em alguns trechos, margeia alguns precipícios – Deu medinho, sim! Então, vá com calma, não só pela atenção no trajeto, mas para aproveitar e observar as paisagens, a fauna e a flora local.

O Morro do Chapéu possui uma altitude de 1.293 metros e, ao chegar no alto, é possível ter uma vista de 360 graus da cidade de Capitólio, avistando o lago de Furnas e os municípios de Guapé, Piumhi, São José da Barra e Alpinópolis. Valeu o final do dia!


Pôr do sol no Morro do Chapéu

 

Dia 2 – Parque Mirante do Canyons e Cachoeira da Capivara Complexo Ecológico

Sim! Para o segundo dia (e primeiro dia inteiro), não poderia ser diferente: a escolha foi conhecer o cartão postal de Capitólio – o Mirante dos Cânions. O parque está passando por algumas melhorias em sua infraestrutura e, logo, serão inaugurados novos mirantes e até uma tirolesa para quem curte se aventurar nos esportes radicais.

Além das belas paisagens vistas do alto dos cânions, o parque conta com piscinas naturais perfeitas para se refrescar e relaxar, depois da caminhada pelos cânions. As trilhas são autoguiadas e contam com monitores para orientação dos visitantes, além disso, os mirantes possuem barreiras de segurança para um passeio tranquilo.

O segundo dia foi dividido com o Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara. O local não estava no roteiro, acabamos descobrindo por acidente, pesquisando onde poderíamos finalizar o dia, já que havia apenas uma pequena parte da tarde disponível.

O Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara tem uma das paisagens mais incríveis que vi em Capitólio: as formações das rochas, em um terreno irregular, que formam piscinas naturais e pequenos ofurôs convidativos para um banho relaxante e a vista da Pedra Ancorada, na minha opinião, a mais impressionante formação que vi por lá, são de encher os olhos e manter o coração em pleno estado de gratidão. São muitas belezas e perfeição em um único lugar!

Nosso tempo por lá acabou sendo curto! Considero que é um lugar que merece mais tempo para visitação, para curtir e aproveitar com calma, já que possui 2 cachoeiras e 40 piscinas naturais. Além disso, é bom se programar para chegar cedo e aproveitar as paisagens iluminadas pela luz do sol, observando as águas mais cristalinas.


Fotos 1 e 2: Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara
Foto 3: Mirante dos Canyons


Dia 3 – Passeio de lancha pelo Lago de Furnas e Cachoeira Diquadinha

Um dos passeios mais procurados em Capitólio é o passeio de lancha pelo Lago de Furnas. O passeio de lancha percorre a Lagoa Azul, os cânions, a cascatinha, o vale do tucanos, faz uma parada para banho e finaliza com almoço em um bar flutuante. Há diversas opções de embarcações e de passeios, que variam o tempo entre 3 a 6 horas.

Quer saber mais detalhes sobre o passeio de lancha no Lago de Furnas e como escolher a melhor opção? Logo terá post contando um pouco mais da minha experiência. Aguarde!

Para aproveitar o finzinho do dia, depois do passeio, optamos por conhecer a Cachoeira Diquadinha. O complexo Cachoeira Diquadinha fica localizado em frente à entrada do parque Mirante dos Cânions, então uma boa opção é combinar esse passeio no mesmo dia que fizer o Mirante. O parque possui 3 cachoeiras, além de várias piscinas naturais, ótimas para proporcionar o relaxamento no final do dia. A dica é a mesma: se você for mais cedo, encontrará as piscinas bem clarinhas, iluminadas pela luz solar.


Fotos 1 e 2: Paisagens no passeio de lancha pelo lago de Furnas.
Foto 3: Uma das cachoeiras da Diquadinha.

 

Dia 4 – Trilha do Sol

A trilha do Sol é um circuito de 3km de trilhas autoguiadas que levam a 3 cachoeiras: Cachoeira do Grito, Poço Dourado e Cânion No Limite. Deixe um dia inteiro reservado para conhecer o lugar. O local também possui um ótimo restaurante e uma área de lazer com redário, perfeita para um descanso após o almoço.

Logo na chegada, você receberá algumas instruções sobre o parque e as sugestões do que visitar primeiro, conforme o fluxo de visitantes e a posição do sol. Em Capitólio é sempre importante considerar a posição do sol e o horário que você visita as cachoeiras, pois a paisagem muda completamente, dependendo do horário, como já observamos anteriormente.

Vem conhecer um pouco mais sobre a Trilha do Sol, clicando neste link.

 

Dia 5 – Retorno

Optamos por dar uma voltinha de despedida pela manhã junto ao lago localizado no centro da cidade (volte até a primeira foto deste post). A região é bem gostosa para dar uma caminhada e manter os treinos em dia – embora eu não faça isso em viagem, não! Rsrsrs, mas para quem gosta, fica a dica!

Como queríamos aproveitar um pouquinho de BH, antes do horário do nosso voo de retorno, decidimos almoçar pelo caminho e finalizar o dia pedalando na Lagoa da Pampulha, que fechou com chave de ouro essa visita a Minas Gerais.

 

Quer saber onde se hospedar, quando ir, como chegar e outras informações relevantes para a sua viagem a Capitólio? Dá uma passadinha nesse post e saiba mais sobre como planejar a sua viagem!

E se você já esteve em Capitólio, que outros lugares conheceu e que merecem fazer parte de um roteiro pela cidade? Deixa aqui nos comentários a sua sugestão também!

Comentários

  1. Um lugar mais lindo q o outro! Nosso país é carregado de belezas naturais 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nosso país tem lugares encantadores! E Capitólio impressiona com as suas belezas! É uma viagem sem igual! 😍

      Excluir
  2. Maravilhas da natureza descritas com riquezas de detalhes! Despertando a vontade de conhecer o local! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertou o interesse em conhecer melhor! Embora eu considere que seja muito difícil expressar em palavras tudo o que experienciei por lá! Capitólio é incrível! 💚

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas