Encantos rurais de Gravataí: Roteiro de bike pela Estrada da Cavalhada e Estrada dos Minuzzo

Eu estou muito feliz em compartilhar com vocês que realizei mais um sonho: comprei uma bicicleta. Já fazia algum tempo que estava em meus planos e, diante desse período de pandemia, além de ter mais uma possibilidade de me manter ativa, resolvi tirar o sonho do papel.

E agora ela está aí, completando um mês de algumas pequenas aventuras – e como estou amando me aventurar com ela! Tenho curtido tanto esses momentos iniciais que resolvi, este mês, trazer essa novidade aqui no blog: as aventuras de bike também estarão no divã. Sim! Esse primeiro mês já me fez observar tanta coisa que quero muito compartilhar tudo aqui com vocês: os lugares que tenho conhecido e, até mesmo, olhado com outros olhos, pois sair de bike por aí faz a gente ver e perceber tanta coisa diferente.


Pensa em pessoa feliz em realizar esse sonho!

E pra estrear, começo pela minha cidade atual: Gravataí. Gravataí é um município que faz parte da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, sendo que a maior parte de sua área constitui zona rural (376,45 km2 rurais dos 463,758 km2 que a cidade tem no total). Em suas paisagens, lagos, cachoeiras, formações rochosas como o Morro Itacolomi, um dos cartões postais da cidade, e o rio Gravataí.

Neste primeiro post, o roteiro escolhido foi o que percorri no último sábado pela Estrada da Cavalhada e Estrada dos Minuzzo. Fiz o percurso com uma amiga e, claro, álcool gel e máscara rsrs – não se pode arriscar, né!?


Paisagens rurais em Gravataí

O início do percurso, já na Estrada da Cavalhada, passando o viaduto a partir da Avenida Antônio Gomes Correa, no Parque dos Anjos, merece um pouco de cuidado, pois não possui refúgio. Boa parte do trecho inicial é asfaltado e, depois de alguns quilômetros, as paisagens rurais já começam a aparecer no trecho que foi recentemente pavimentado.

Mas a aventura começa mesmo é quando se inicia o trecho de estrada de chão. Entramos na rua Alcides Ferreira, onde fica uma estação da Corsan, para chegar à beira do rio Gravataí – mesmo local de onde sai o projeto Rio Limpo – um passeio que é realizado de barco e, que hoje, por conta da pandemia não está acontecendo. Depois de uma breve pausa para uma hidratação, retornamos para seguir o pedal.


Uma paradinha na beira do rio Gravataí

Saindo de lá, entramos na Estrada dos Minuzzo – e que maravilha! O trajeto era só nosso! Entre subidas e descidas, pedalamos observando as paisagens rurais, lagos, animais no campo, até finalizar nas proximidades da Freeway, por onde resolvemos voltar, tentando pegar um caminho mais tranquilo, afinal era o primeiro pedal mais distante que estávamos fazendo.


Pegando a Estrada dos Minuzzo

Mas como ciclistas de primeira viagem, em vez de voltarmos pela Estrada Lomba do Vadeco e pegar a Freeway nas imediações do condomínio Prado Bairro-Cidade – que é o que recomendo –, resolvemos ir pelo outro lado da Freeway – e quem disse que havia saída? Para não voltar subindo tudo o que já havíamos descido, pegamos as bikes para atravessar os arames farpados – claro que nos machucamos, mas as bikes estão intactas rsrsrs – e acessamos a Freeway. Gente, jamais façam esse tipo de coisa! Precisamos ser ciclistas conscientes e responsáveis, rsrrs.

Bom, apesar de alguns perrengues já enfrentados, esse primeiro mês já me fez observar que pedalar faz a gente superar os próprios limites, querer ir sempre mais além, se sentir mais forte (subo dois andares com ela no ombro com a maior facilidade, rsrs). Fez enxergar aquelas paisagens que costumo percorrer com um olhar novo e com mais encantamento.

Me fez perceber que há muitas pessoas que estão dispostas a te ajudar pelo caminho, que os ciclistas se reconhecem e formam um grupo só – é parceria! Que pedalar te proporciona encontros e reencontros e que a gente percebe tanta alegria na simplicidade. Agora eu não pretendo mais parar e tenho estimulado todos aqueles que estão a minha volta a experimentar e se aventurar também, porque isso é bom demais!

Até o próximo pedal!

 

Confira a minha atividade no Strava

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas