Cartagena das Índias, Colômbia: Onde se hospedar, quando ir e roteiro da viagem


Cartagena era um dos meus sonhos de viagem, desde que vi a atriz Giovana Antonelli caminhando pelas ruas da Cidade Murada, na novela Aquele Beijo. Eu não acompanhava a novela, mas lembro de passar em frente à TV e parar para assistir as cenas que me chamavam a atenção: ficava admirada ao ver a atriz percorrendo aquelas ruas antigas, com casas coloridas e suas sacadas cheias de flores... Eu ficava maravilhada com todo aquele cenário e pensava: “Um dia vou visitar esse lugar”.

Rua típica de Cartagena com seus casarões e, ao fundo, a torre da Catedral Basílica Metropolitana da Santa Catalina de Alejandria

Alguns anos depois e, enfim, realizei esse sonho. Cartagena realmente me seduziu com os seus encantos e despertou sentidos que permanecem vivos até hoje. Seja através das fotos, ou quando escuto as músicas que tocavam por lá, ou mesmo quando me vêm algumas lembranças na memória, as sensações que remetem à cidade, ao que vivenciei, trazem sentimentos tão bons pro meu momento presente. E é isso que faz valer uma viagem.

Depois de compradas as passagens, a escolha de onde ficar não foi muito fácil. Não pelas opções de hospedagem, que são muitas e para todos os gostos, estilos e bolsos. Mas, como fiz essa viagem com o maridão, o primeiro impasse surgiu nesse momento, já que temos perfis diferentes de viajantes. Eu gosto de bater perna, conhecer cada cantinho, me hospedar onde estarei perto de tudo, conhecendo a vida, vivenciando a cultura do lugar, me sentindo como se estivesse fazendo parte do cotidiano. Já, ele prefere uma hospedagem que permita relaxar e curtir momentos de tranquilidade. O que fazer, então??

Bom, para ninguém sair prejudicado, resolvi dividir a nossa estadia: na primeira parte da viagem, ficamos em um hotel dentro da Cidade Murada e, na segunda parte, escolhemos um resort em uma praia mais afastada e que permitisse descanso e relaxamento.


ONDE SE HOSPEDAR EM CARTAGENA?

Os hotéis em Cartagena, em sua maioria, estão localizados no bairro Bocagrande ou na Cidade Murada. O bairro Bocagrande é onde se concentram hotéis de rede conhecidas e com uma boa estrutura para receber o hóspede, com praia a poucos passos da hospedagem e facilidade de acesso ao centro da cidade.

Na Cidade Murada, as opções de hospedagem costumam ser mais caras. A melhor opção para quem curte estar imerso em história e cultura local é ficar no Centro Histórico. Pesquisando bastante, você pode encontrar por lá hospedagens com um bom custo-benefício. E para quem não tem preocupação com o preço, há opções de hotéis de luxo, tanto no Centro, quanto no bairro San Diego.

Para uma hospedagem mais em conta e, ainda, próxima do Centro Histórico, existem diversas opções no bairro Getsemani. A região é a preferida dos mochileiros e viajantes individuais, pois é onde se encontra a maioria dos hostels da cidade. Embora, atualmente, tenha crescido a procura da região, também, para a construção de hotéis de luxo.


Rua no bairro Getsemani

Um boa pedida na escolha da sua hospedagem é optar por um estabelecimento que tenha piscina. Com o calor intenso que faz por lá, você vai querer se refrescar no final do dia ou até mesmo entre um passeio e outro.

A minha escolha, na primeira parte da viagem, foi ficar hospedada dentro da Cidade Murada, mais especificamente no Centro Histórico. O bom dessa localização, é que você está próximo dos seus locais de interesse, tem tempo para caminhar, visitar cada cantinho da cidade, sem se preocupar com transporte, o que você não terá se estiver hospedado em um outro local.

Eu descia as escadas, saía pela porta de entrada do hotel e já estava entre aquelas construções que tanto me encantavam, quando via pela TV. Coisa bem boa! Me sentia verdadeiramente imersa naquele lugar. Essa opção sempre conta pontos nas minhas escolhas: poder sentir a atmosfera do lugar, me sentir fazendo parte. E lá, você terá tudo isso!

O hotel em que estive hospedada no Centro Histórico foi o Hotel Boutique Las Carretas. A alguns passos da Plaza de los Coches e da Torre del Reloj, o hotel possui uma localização excelente, próximo das principais atrações, restaurantes, casas de câmbio e facilidade de acesso aos passeios.

Algumas das áreas externas do Hotel Boutique Las Carretas

Sabe aquele lugar em que você se sente em casa? A equipe sempre muito atenciosa e prestativa, empregando muito bem o conceito de hospitalidade. O café da manhã sempre gostoso, com ingredientes e receitas típicas, empanadas, ovos, pães e frutas. Fiquei muito satisfeita com a escolha! Recomendo e volto, com certeza!

Já, na segunda parte da viagem, fiquei em um resort - preferência do marido. Quando estava pesquisando os resorts, buscava algum que estivesse localizado nas ilhas próximas de Cartagena, no entanto, em virtude da proximidade da data da viagem e da época, não haviam mais vagas disponíveis, então, optei por um resort em uma praia próxima, Manzanillo del Mar, a 30 minutos da Cidade Murada.


No entanto, é importante levar em conta que as águas das praias da cidade não têm o tom de azul típico do mar caribenho, como você encontra nas ilhas. Se a ideia é aproveitar mais a infraestrutura do local, pode ser uma boa opção. Para saber mais sobre a experiência no resort, você encontra o link no fim deste post.


Praia privativa no Resort Estelar Playa Manzanillo, em Cartagena das Índias



QUANDO IR?

Em Cartagena faz calor o ano todo, com temperaturas máximas acima de 30 graus. Entre os meses de dezembro e abril, o tempo é mais quente e seco, com maior possibilidade de sol e céu aberto. E entre maio e novembro mais chuvoso, com dias nublados, porém permanece o calor. As temperaturas mínimas variam entre 23 e 25 graus durante todo o ano e a temperatura do mar entre 27 e 29 graus.

Os meses de maior movimento são os períodos de férias escolares, entre dezembro e fevereiro, e em julho. Eu sempre procuro evitar esses meses. Estive em Cartagena no mês de março e foi uma época ótima, com dias lindos de sol aberto, sem chuvas e um movimento considerável de turistas, sem exageros.

Cartagena das Índias está fora da rota dos furacões que atingem a região do Caribe, por isso é possível programar a sua viagem em qualquer época do ano, sem preocupações. É só escolher o período mais adequado as suas necessidades.


QUANTO TEMPO FICAR?

É difícil recomendar um tempo de viagem, pois cada viajante é diferente e curte ao seu tempo e a sua maneira. Eu mesma, se posso, fico vários dias para ir conhecendo cada cantinho, quero explorar sempre mais, parar e curtir o lugar, retornar aonde mais gostei... Mas, às vezes, não temos a possibilidade de esticar o tempo e precisamos aproveitar dentro daquilo que é possível.

Pensando em conhecer a Cidade Murada, os atrativos de fora das muralhas e ainda poder deixar um dia para conhecer as ilhas, 4 dias podem ser suficientes. Mas aí vai muito do quanto você quer aproveitar cada lugar. Considerando uma hospedagem em resort, considere reservar pelo menos 3 dias a mais para poder aproveitar o local e as atividades.


COMO ORGANIZAR O SEU ROTEIRO?

Como os dias são muito quentes, o ideal é aproveitar e fazer os passeios para as ilhas durante o dia e deixar para caminhar em horários mais amenos, como o final da tarde. Quando fui conhecer o bairro Getsemani, por exemplo, saí pela manhã, acreditando que seria um pouco menos quente, mas suei muito. Os dias têm um calor muito intenso por lá. Por isso:
  • Beba muita água;
  • Use e abuse do protetor solar;
  • Leve um chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Use roupas leves.


À tardinha, é possível sentir a brisa do vento que dá uma trégua ao calor de Cartagena

No primeiro dia que chego a uma nova cidade, sempre gosto de deixar mais livre e aproveitar para fazer a ambientação ao local, saber onde estão as atrações, definir os passeios, se vou contratar algum ou escolher outra forma. Normalmente, deixo um turno a um dia para isso.

Em Cartagena, especialmente na Cidade Murada, uma boa ideia é fazer um walking tour para obter informações sobre as construções históricas, monumentos e outras curiosidades.


Monumento dedicado ao fundador de Cartagena das Índias, Dom Pedro de Heredia, na Plaza de Los Coches

Bom, mas vamos agora ao que interessa: o que fazer em Cartagena das Índias? Para organizar melhor a postagem, dividi as experiências em diferentes posts para facilitar a sua leitura. Assim, você pode acessar cada umas das experiências, conforme o seu interesse, por meio dos links abaixo:







Espero que você curta os posts e que eles possam auxiliar na programação da sua viagem. Qualquer dúvida ou questionamento, pode comentar aqui embaixo. Abraços.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas