Getsemani: Entre as cores e a essência de Cartagena das Índias

Quando comecei a pesquisar sobre o que fazer em Cartagena, fiquei louca para conhecer Getsemani. Conhecido, principalmente, por seus grafites, o bairro combina arte, cultura, história e ainda conserva uma Cartagena mais autêntica. Getsemani, também, é a região preferida dos mochileiros e possui a maior parte dos hostels da cidade.

Os grafites de Getsemani traduzem a cultura local, o povo, seus costumes e a natureza da região

Para chegar lá, é super fácil, pois o bairro fica bem próximo da entrada principal da Torre del Reloj. Você só precisa atravessar o Camellón de los Mártires e já estará em seus limites.

Antigamente, a região era perigosa, com predomínio de tráfico de drogas e prostituição, o que mudou com o passar dos anos. Hoje em dia, há uma tendência à valorização do bairro e da cultura local, sendo possível passear e aproveitar a diversidade que a região oferece.

Você vai se encantar ao percorrer a região

Andar pelas ruas de Getsemani desperta a curiosidade e o interesse do visitante. A começar que há uma influência um pouco menor do turismo nessa região, comparado ao Centro Histórico, por exemplo.

Lá, você poderá ter contato com moradores locais, observar os residentes saindo pro trabalho, as pessoas idosas sentadas pelas praças... É um bairro onde ainda se pode sentir um pouquinho da essência de Cartagena, ainda mais se você visitá-lo durante o dia.

Início de uma manhã no bairro Getsemani

Caminhar à procura das artes coloridas estampadas nas paredes... descobrir o que o bairro tem de história a cada praça, esquina ou monumento... observar a vida getsemaniense... o comércio de rua com produtos típicos, frutas, arepas... Cada detalhe fará você se surpreender e se encantar a cada passo...

A natureza também se integra aos grafites de Getsemani

Detalhes ao percorrer as ruas do bairro

Comerciante pelas ruas de Getsemani

E à noite, o bairro se transforma. Diversas atividades artísticas e culturais fazem parte do cotidiano em Getsemani e a pulsação dos artistas que cantam, dançam e fazem apresentações dão energia ao local. O palco é a Plaza de la Trinidad e, também, o principal ponto de encontro, onde as pessoas se reúnem para curtir o clima noturno da região.

Inclusive, a praça tem grande importância histórica para a cidade, pois foi lá que, em 1811, teve início a revolta popular que deu origem ao processo de Independência de Cartagena.

Detalhe da Iglesia de la Santísima Trinidad, fundada em 1643, localizada na Plaza de la Trinidad

Entretanto, o bairro tem sofrido algumas transformações que começam a ser percebidas. Com o interesse da área para o turismo e a consequente especulação imobiliária, muitos moradores estão vendendo as suas propriedades para dar lugar a hotéis de luxo, restaurantes, entre outros pontos comerciais, o que, com o tempo, pode acabar fazendo com que o bairro perca o que ainda mantém de suas características particulares. Por isso, não deixe de fora de seu roteiro uma passadinha por Getsemani, enquanto ainda se pode entrar em contato com essa Cartagena mais autêntica.

O dia-a-dia em uma das ruas do bairro Getsemani

Aproveitando a sua ida ao Getsemani, visite também os atrativos que estão entre o bairro e a cidade murada. Ali você vai encontrar o Muelle de los Pegasus, local onde ficava o antigo porto da cidade. Além dele, aproveite para caminhar pelo Camellón de los Mártires, conhecer o Centro de Convenções e os prédios do Teatro Cólon e Teatro Cartagena.

Muelle de los Pegasus e, ao fundo, os Teatros Cólon e Cartagena

Percorrendo o Camellón de los Mártires você encontra monumentos importantes, até chegar ao bairro Getsemani

O passeio por Getsemani proporciona experiências que misturam desde a história de um povo que lutou pelo seu lugar, aliada às belezas de diversos tipos de arte e o colorido dos grafites, até a alegria e o calor das noites e do povo getsemaniense. Uma combinação atrativa e fascinante para quem visita Cartagena.

Comentários

  1. Respostas
    1. Uma pena que um lugar lindo e cheio de história como este já esteja sendo explorado pelo ramo imobiliário.

      Excluir
    2. Pois é, Fran... Ainda que traga muitas consequências positivas, o turismo, também, nos traz alguns pontos negativos... e esse é um deles. Muitas regiões, ao serem valorizadas para o turismo, acabam tendo a sua realidade alterada, perdendo a sua identidade local: começam a surgir muitos pontos comerciais; a população residente acaba tendo que mudar em função do aumento do custo de vida... é um processo que chamamos de "gentrificação". Ganha-se por um lado, perde-se por outro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas