Vitória, Vila Velha e Guarapari, ES: Dicas e Roteiro de Viagem
Um estado que deveria ser mais valorizado, o Espírito Santo não costuma estar entre os destinos que estão entre os maiores desejos de viagens da maioria das pessoas. Entretanto, o estado possui praias belíssimas, com águas claras, vegetação exuberante, construções históricas que nos fazem viajar pela história do nosso país, ricas experiências culturais, gastronomia excelente e bons preços.
É possível encontrar passagens aéreas com ótimos valores e tarifas promocionais que fazem valer muito a pena a viagem. Além disso, muitas das atrações turísticas são gratuitas, o que vai tornar a sua viagem ainda mais econômica.
Os destinos podem ser programados para uma viagem de um feriadão ou um fim de semana prolongado. Claro que se você tiver mais tempo, melhor, pois poderá conhecer também regiões de serra e interior, mas um roteiro pela região metropolitana e litoral vai render boas memórias e experiências.
Em três dias de viagem, é possível conhecer as principais atrações da região metropolitana de Vitória e incluir um dia em Guarapari, famosa praia do litoral capixaba. Eu fiz um roteiro de passeios para três dias, sendo cinco dias no total da viagem, incluindo o primeiro e o último dias para ida e retorno. A viagem foi realizada em família, incluindo duas pessoas idosas, então, fizemos um roteiro bem tranquilo, sem colocar muita quantidade de passeios e privilegiando atrações mais culturais e momentos de descanso.
Vista para a Baía de Vitória e a Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, a partir do morro do Convento da Penha. |
Como chegar?
O Aeroporto de Vitória Eurico de Aguiar Salles recebe voos diretos de diversas cidades do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Campinas e Salvador. Saindo de Porto Alegre/RS não há voos diretos, sendo necessária conexão. O total da viagem POA–VIX leva em torno de 4h a 4h30 (voos mais rápidos).
Nós tivemos que realizar a remarcação do nosso voo inicial, devido a situação de calamidade pública que atingiu o Rio Grande do Sul, por conta dos alagamentos que iniciaram no mês de abril no estado, fechando temporariamente o Aeroporto Salgado Filho. Com a alteração, as opções de voos, infelizmente não foram satisfatórias com relação aos horários, mas ainda assim resolvemos manter a viagem.
Tivemos que nos deslocar até o Aeroporto Regional de Caxias do Sul, o que fez com que a nossa viagem durasse praticamente o dia todo na ida, já que exigiu o deslocamento de carro até a serra para o embarque. Também tivemos que alterar o roteiro, retirando os passeios do primeiro dia, já que chegamos somente à noite (no voo anterior chegaríamos ainda pela manhã) e incluindo um dia a mais para o retorno.
Vista do Convento da Penha: Paisagem belíssima! |
Quando ir?
Qualquer época do ano é possível conhecer o estado, que possui temperaturas altas durante todos os meses, com média anual de aproximadamente 24ºC (para o pessoal do RS, uma boa opção para o inverno, para fugir do frio, não é mesmo?).
Se você quiser pegar praia no Espírito Santo, evite os meses de chuvas mais intensas, que são novembro e dezembro. Até março as chuvas ainda se estendem, porém o sol do verão deixa o mar mais azul e as cidades estão mais movimentadas, com a alta temporada.
De maio a setembro é período de seca e, portanto, a melhor época para viajar ao Espírito Santo. A partir de março os preços já começam a baixar e os passeios e as atrações ficam menos movimentados, permitindo relaxar e aproveitar com mais calma.
Onde se hospedar?
Escolhemos ficar hospedados em Vila Velha, na Praia de Itaparica. Por ser uma região central de Vila Velha, a Praia de Itaparica possui uma boa estrutura urbana comercial, com diversas opões de bares e restaurantes, shopping e quiosques na orla. A orla também possui um calçadão com ciclovia, ótimo para quem curte fazer uma caminhada ou pedalar, seja no início do dia ou no final da tarde.
Nós optamos por reservar um apartamento bem próximo da orla, pelo Booking.com. Clique no link e garanta a sua hospedagem com ótimos preços!
O Palácio Anchieta, atual sede do Governo do Estado do Espírito Santo, localizado no Centro Histórico de Vitória, possui visitas guiadas com agendamento. |
O que fazer em Vitória, Vila Velha e Guarapari?
Como ficamos hospedados em Vila Velha, nosso primeiro dia de roteiro foi dedicado a explorar algumas atrações e praias da cidade. No segundo dia, visitamos a capital Vitória. E, no terceiro dia, fomos até Guarapari.
Embora a nossa viagem tenha acontecido no mês de agosto, época de seca, o tempo não nos ajudou muito, pois todos os dias choveu em algum horário e fomos adaptando o roteiro. Ainda assim, aproveitamos muito e conhecemos lugares e atrações muito interessantes!
Dia 1 – Vila Velha
- Farol de Santa Luzia;
- Praia da Costa - Almoço em restaurante da orla (moqueca capixaba);
- Convento Nossa Senhora da Penha;
- Igreja Nossa Senhora do Rosário;
- Casa da Memória.
Farol de Santa Luzia, em Vila Velha. |
Dia 2 – Vitória
- Palácio Anchieta;
- Catedral Metropolitana;
- Associação Paneleiras de Goiabeiras / Manguezal.
Dia 3 – Guarapari
- Praia da Areia Preta;
- Praia das Castanheiras;
- Praia dos Namorados;
- Tour por construções históricas de Guarapari (Radium Hotel, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Poço dos Jesuítas);
- Praia dos Padres.
Algumas praias que visitamos em Guarapari: Mirante para a Praia das Castanheiras (foto 1); Praia da Areia Preta (foto 2); Praia dos Padres (foto 3). |
Mesmo com o tempo chuvoso (e todos os dias choveu um pouquinho), o que não permitiu realizar o roteiro inicial, foi possível aproveitar e conhecer atrações que não estavam no planejamento e surpreenderam. É claro que fiquei com aquele gostinho de quero mais e já estou pensando em programar o retorno para as terras capixabas. Vem comigo?
Excelente! Parabéns 👏!
ResponderExcluirObrigada pela leitura!!
ExcluirÉ verdade! Temos que valorizar mais os cantinhos de nosso país! ❤️
ResponderExcluirÓtimas dicas Lu! Adoro viajar com o Blog 😍👏
ResponderExcluir