Jalapão, Tocantins: Como planejar a sua viagem

Sol, águas cristalinas, dunas, cachoeiras, fervedouros: o Jalapão tem uma infinidade de belezas naturais e paisagens belíssimas! Localizado no estado de Tocantins, na região Norte do Brasil, é um destino que tem sido cada vez mais explorado pelos viajantes apaixonados por natureza e ecoturismo.

Compõem o Jalapão diversos municípios, entre eles, Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte Alta. Para conhecer o Jalapão, há várias opções de expedições saindo da capital Palmas, que duram em média de dois a sete dias. Eu explorei o Jalapão em uma expedição de cinco dias com a Jalapoeiros Ecotour e considero que esse tempo foi suficiente para aproveitar bem as atrações.

Está pensando em viajar para o Jalapão? Separei aqui algumas dicas que vão auxiliar você a planejar a sua viagem.

O encantador pôr do sol nas Dunas do Jalapão


Qual é a melhor época para conhecer o Jalapão?

Uma das primeiras coisas que procuro saber, antes de pesquisar as passagens aéreas é a melhor época para visitar determinado local. E isso vai fazer toda a diferença para que você possa aproveitar melhor as atrações.

No Jalapão, a média de temperatura máxima fica por volta de 30 a 35 graus durante o ano todo, porém, é importante considerar as épocas de seca e de chuvas.

A estação seca compreende os meses de maio a setembro, quando você conseguirá aproveitar todas as atrações. No início deste período, a vegetação ainda está mais verde e abundante. Já, quanto mais para o final deste período você for, poderá presenciar os mais belos pôres do sol.

A estação chuvosa vai de outubro a abril. Neste período, o tempo poderá atrapalhar alguns passeios e visitações como as cachoeiras.

No Jalapão, há mais de 100 fervedouros registrados. Em muitos deles, é possível a visitação.


Como chegar no Jalapão?

O aeroporto mais próximo para sair para o Jalapão é o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, localizado na cidade de Palmas, capital do Tocantins. Ele está localizado a cerca de duas horas do Parque Estadual do Jalapão.

As expedições saem da capital, bem no início da manhã, por isso é importante considerar, na compra de suas passagens aéreas, a chegada para o dia anterior ao do início da expedição, e o retorno para, pelo menos, um dia após o término da expedição, já que você chegará de volta em Palmas à tardinha ou noitinha.

As expedições pelo Jalapão podem percorrer mais de 1.000 km


Contrato expedição ou faço a viagem por conta própria?

Fazer o passeio por conta própria não é recomendado, visto que você pode enfrentar alguns perrengues no caminho, o que pode gerar muita dor de cabeça. E você não vai querer incômodos ou prejuízos em sua viagem, não é mesmo?

A locomoção pelas estradas do Jalapão não é fácil. Além de exigir deslocamento em veículos 4x4, a maior parte das estradas não é sinalizada com a indicação dos atrativos. O GPS também não funciona, devido não ter sinal de internet. Você vai conseguir se conectar somente nas pousadas ou em restaurantes e entradas de parques.

Quando você opta por contratar o serviço de uma agência, você viaja com tranquilidade, tendo apoio para tudo o que necessitar. As expedições para o Jalapão incluem suporte antes e durante a viagem, guiamento, reserva de pousadas em todos os destinos, ingressos de entrada nas atrações e refeições incluídas. Então, sem dúvidas, a melhor opção para conhecer o Jalapão é contratando a expedição completa com uma agência.

Na escolha da agência, você pode contratar uma que ofereça o pacote completo desde as passagens aéreas, hospedagem em Palmas, além da expedição para o Jalapão. Ou somente contratar a expedição com a agência e comprar o voo e a hospedagem em Palmas separadamente. Esta última opção foi a que escolhi.

Eu recomendo a empresa Jalapoeiros Ecotour, que foi a agência que fiz a expedição por lá. Eles prestaram todas as informações necessárias, suporte pré e durante a viagem, facilidades nas formas de pagamento, além de oferecer um preço justo pelas experiências. Você pode escolher a opção de expedição que se encaixa no seu tempo de viagem no site da Jalapoeiros Ecotour. Clique no link para conferir as opções.

Complexo Turístico Pedra Furada, em Ponte Alta do Tocantins (Foto 1). Detalhe da Árvore dos Desejos no Parque Estadual do Jalapão (Foto 2). Lagoa do Japonês, em Pindorama - TO (Foto 3).


Preparando a mala: O que levar para o Jalapão?

Passagens aéreas compradas, hospedagem em Palmas fechada, expedição para o Jalapão contratada. É hora de fazer as malas! E esse é um momento que gera algumas dúvidas: O que devo levar na mala para uma expedição pelo Jalapão?

Como as expedições pelo Jalapão ocorrem com diversos deslocamentos e mudanças de pousadas diariamente, o que exige que a sua bagagem acompanhe você no carro durante a maior parte do tempo, viaje com o mínimo possível na bagagem.

Ainda assim, alguns itens são muito importantes e fazem toda a diferença para que você aproveite da melhor forma a sua viagem. Para auxiliar, fiz um checklist com algumas recomendações do que você não pode esquecer de levar na sua bagagem:

  • Escolha uma mala flexível, já que elas podem ser acondicionadas em cima do carro e com o balanço nas estradas, se forem rígidas, podem sofrer alguma avaria.
  • Separe roupas leves como shorts e regatinhas. Já vimos que a temperatura por lá fica por volta dos 30 graus o ano todo.
  • Roupas de banho e saídas de praia. A maior parte dos passeios será em cascatas, fervedouros e lagos.
  • 01 toalha de secagem rápida ou canga.
  • Sapatilha aquática. É muito útil nos atrativos, já que há alguns em que é recomendada a entrada somente com ela para não se machucar, como a Lagoa do Japonês, por exemplo, que possui pedras bem pontiagudas em seu interior.
  • 01 par de chinelos. Você usará praticamente só eles!
  • 01 par de tênis, caso seja incluída alguma trilha no roteiro da sua expedição. Além de considerar a ida e volta de sua viagem.
  • 01 casaquinho ou corta-vento.
  • Acessórios como óculos de sol e chapéu ou boné.
  • Pijamas e roupas íntimas.
  • Protetor solar, protetor labial, repelente e hidratante.
  • Artigos de higiene e medicamentos de uso pessoal.
  • Protetor de celular (para água).

 

De malas prontas, agora é só curtir a viagem!

Quer saber mais detalhes do roteiro da expedição que fiz com a Jalapoeiros Ecotour? No próximo post, conto tudo sobre os lugares incríveis que conheci por lá!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas