As belezas dos parques naturais de Ponta Grossa, Paraná

Com paisagens naturais que impressionam, formações rochosas que despertam a curiosidade e a imaginação dos visitantes, a cidade de Ponta Grossa, localizada na região centro-leste do estado do Paraná, brinda os visitantes com experiências que enchem de belezas o olhar e encantam quem passa por lá.

Dentre as atrações turísticas, destacam-se parques naturais como o Parque Estadual de Vila Velha, com suas formações areníticas milenares, e o Parque de Natureza Buraco do Padre, com uma cascata que deságua no interior de um cânion. Os dois parques estão localizados na região conhecida como Campos Gerais ou Campos Gerais do Paraná e são os destaques do post de hoje.

Formações rochosas na trilha do Buraco do Padre.


Parque Estadual de Vila Velha

Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, desde 1996, o parque é uma importante unidade de conservação ambiental no país, com 38 km² de fauna e flora diversas e formações rochosas de mais de 300 milhões de anos, transformadas pela ação da água, do vento e da areia, quando a região ainda era coberta pelo mar.

A paisagem já chama a atenção ao percorrer o caminho até chegar ao parque, sendo possível avistar de longe as formações areníticas. O parque conta com três atrativos naturais para visitação: os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada.

Do Centro de Visitantes saem ônibus que levam aos três pontos de visitação, interligando-os. Também, é possível fazer os trajetos de bicicleta, em um roteiro de cicloturismo de aproximadamente 22 km. O circuito é autoguiado e, em cada um dos pontos, há estacionamento para as bicicletas, permitindo percorrer a pé as trilhas de cada uma das atrações.

Trilha dos Arenitos no Parque Estadual de Vila Velha.

Ao percorrer a área dos arenitos, há duas opções de trilhas possíveis, uma mais curta e outra mais longa. Com o tempo que eu tinha, fiz a trilha curta, chegando até a taça – uma das formações mais interessantes do local. Quando planejar a sua visita, se possível, vá com no mínimo um turno inteiro disponível para conhecer o parque, para que você possa aproveitar e desfrutar bem das atrações, sem correrias, já que terá que considerar os horários dos ônibus que se deslocam entre um ponto de visitação e outro.

As formações areníticas mexem com o imaginário das pessoas e é um passeio recomendado para famílias com crianças, especialmente a trilha menor, já que, durante o percurso, é possível procurar os animais e objetos formados pelas rochas. A trilha é autoguiada e com placas que sinalizam os símbolos que podem ser encontrados. É diversão para toda família.

À esquerda, a taça e à direita, o camelo.

Os outros dois pontos de visitação são as Furnas, cavernas verticais formadas por rochas e vegetação e a Lagoa Dourada, uma furna de águas cristalinas, que parece uma grande lagoa. Há, também, outras atividades disponíveis no parque, que podem ser realizadas mediante agendamento como a Trilha da Fortaleza, que exige acompanhamento de guia especializado e a Caminhada Noturna, realizada nas noites de Lua Cheia ou Lua Nova. Além de atividades como tirolesa, arvorismo e voo em balão estacionário.

Algumas das furnas encontradas no Parque Vila Velha. À esquerda, a Lagoa Dourada. 

O parque funciona de quarta à segunda-feira, das 9 horas às 15h30. A permanência no local é possível até às 17 horas. Ainda conta com opções de café, restaurante e estacionamento. Para os visitantes brasileiros, o ingresso ao parque custa R$ 54,00. Maiores informações, acesse o site parquevilavelha.com.br. 


Parque de Natureza Buraco do Padre

O parque já começa despertando a curiosidade pelo nome, tendo origem no século XVIII, quando os padres jesuítas frequentavam o local em busca de momentos de paz e de refúgio para os seus atos de religiosidade. E eles sabiam escolher muito bem o lugar!

O parque possui diversas trilhas que dão acesso a cachoeiras, mirantes e ao famoso Buraco do Padre, uma furna que possui em seu interior uma queda d´água de cerca de 30 metros de altura. A trilha até a furna é de nível de dificuldade fácil, sendo uma parte dela realizada sobre passarelas de madeira.

Ao chegar no final da trilha, a vista surpreende, descortinando uma paisagem deslumbrante, com a cachoeira, iluminada pela luz solar, e o voo dos pássaros ao redor. É encantador!

Surpreendentes paisagens no Parque de Natureza Buraco do Padre.

Adquirindo o ingresso de entrada no parque, você tem acesso ao interior do cânion, avistando a cachoeira, além das trilhas até os mirantes, que oferecem a vista do alto da mesma. Há monitores que orientam e controlam o horário de acesso à furna. O parque trabalha com número limitado de visitantes por dia e, por isso, é importante garantir o seu ingresso antecipadamente no site buracodopadre.com.br.

Além do ingresso de entrada, que dá acesso às trilhas descritas, você tem a opção de adquirir uma experiência adicional – e que vale muito a pena: o acesso à Fenda da Freira. A trilha permite percorrer uma área com paredões esculpidos pela ação do tempo e coloridos por musgos e liquens, além de ser possível observar algumas espécies interessantes da fauna e diversas formações naturais.

Trilha guiada na Fenda da Freira

A experiência também pode ser adquirida pelo site, com horário agendado e limitação de pessoas por grupo (10 pessoas). A visita é guiada por um profissional de turismo especializado, que explica sobre a formação da fenda e as espécies encontradas no local.

Para a visita à Fenda da Freira, é importante chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência do horário marcado, pois há deslocamento de ônibus até a área de visitação e, ao chegar, deve ser realizada uma trilha até o ponto de onde sai o guiamento. Devido ao horário que cheguei, tive que alterar o horário de visitação à Fenda da Freira, já que não tinha tempo hábil do Centro de Visitantes até o local. Nesse caso, você fica à mercê dos horários disponíveis no dia.

O parque oferece outras atividades como esportes radicais (tirolesa e escalada) e experiências como piquenique. Para quem tem interesse em uma caminhada contemplativa ao anoitecer, o parque possui uma caminhada noturna, com imersão sensorial, que também pode ser contratada através do site.

O parque funciona de quarta a domingo e aos feriados, das 9 horas às 16h30. A entrada no parque custa R$ 48,00 com acesso à furna do Buraco do Padre. Dispõe de estrutura com área de lazer para crianças, descanso, gastronomia e estacionamento no local.

Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná.

Se você estiver em Curitiba ou em regiões próximas, visitar os parques naturais de Ponta Grossa pode ser uma ótima opção para um final de semana, o que permitirá desfrutar agradáveis momentos de conexão com a natureza, diversão e aventura.

 


Comentários

  1. Que maravilha! A natureza nos proporciona lugares e momentos raros e até inexplicáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso país é riquíssimo em belezas naturais! Temos paisagens espetaculares! Obrigada pela leitura!

      Excluir
  2. Tive a oportunidade de conhecer esses lugares lindos contigo, inclusive já me achei nas fotos kk :) e realmente é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela companhia e parceria nas aventuras do Viagens no Divã!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas