Torres: Dicas do que fazer em uma das mais belas praias do RS

Acredito ser unânime a opinião entre os gaúchos, assim como entre os visitantes que passam por aqui, de que as mais belas paisagens do litoral do estado do Rio Grande do Sul estão localizadas em Torres/RS. Os grandes morros e paredões à beira do mar tornam a paisagem única. E não só isso, Torres tem opções de lazer para agradar a todas as idades e perfis de viajantes, podendo ser aproveitada em qualquer estação do ano.

A contemplação da flora e da fauna local, a partir de diferentes trilhas; a sensação de calmaria em uma caminhada ao redor da lagoa do Violão ou nos molhes; a imersão na cultura e história da cidade, visitando os museus e os belos casarios; a deliciosa gastronomia da região; a prática de esportes, entre eles o balonismo, que encanta a todas as idades são algumas das opções de lazer que podem ser vivenciadas em Torres. Um pouquinho das experiências que tive por lá e mais algumas dicas, você confere no post de hoje! 

As belezas da Praia da Guarita, observadas a partir das trilhas do Parque Estadual da Guarita


O QUE FAZER EM TORRES?

 

Trilhas no Parque Estadual da Guarita José Lutzenberger

Do Centro de Apoio ao Turista, localizado na entrada do Parque da Guarita, é possível fazer o agendamento de quatro opções de trilhas gratuitas, com guiamento. Também é possível fazer o passeio nas trilhas sem guiamento. Há indicações, durante as trilhas, de pontos específicos que dão acesso a escadarias, cavernas e mirantes, onde é possível avistar as furnas e os paredões de pedra basáltica que encontram-se com o mar. Uma das trilhas, inclusive, pode ser percorrida de bicicleta.

No parque, está localizada a Praia da Guarita, uma das mais lindas de Torres, em meio às formações rochosas que tornam a paisagem singular. Um ótimo lugar para se conectar com a natureza. O acesso ao parque para pedestres é gratuito. Há estacionamento pago no local.

Algumas das paisagens avistando os cânions e furnas nas trilhas do Parque Estadual da Guarita


Paradinha no Morro do Farol

Uma boa pedida para tomar um chimarrão, buscar um momento de relaxamento, observando as paisagens da cidade. De lá, é possível ter a vista de boa parte de Torres, desde as praias dos molhes até as paisagens da Guarita, as dunas e praias de Itapeva. Do Morro do Farol também saem voos de paraglider, contemplando os perfis mais aventureiros de viajantes. O acesso ao morro é gratuito.

 

Caminhada na Lagoa do Violão

Bem pertinho do centro, a Lagoa do Violão é um ótimo lugar para curtir um final de tarde, fazer uma caminhada ou pedalar ao redor, já que é toda cercada por ciclovia. Também, é possível observar diversos animais durante um passeio por lá (garças, quero-queros, tartarugas...).

 

Travessia na Ponte Pênsil e visita a Passo de Torres/SC

A Ponte Pênsil atravessa o rio Mampituba, ligando a cidade de Torres/RS a Passo de Torres/SC. É uma diversão, já que ela balança muito e o cenário fica lindo ao final da tarde. Aproveite para fazer um passeio em Passo de Torres, conhecer as peixarias locais ou apenas curtir a região.

 

Caminhada nos Molhes

Uma caminhada que traz um momento de paz e tranquilidade, passear pelos molhes observando o encontro do rio com o mar, os pescadores realizando a pesca de peixes e os surfistas pegando uma onda na praia. À noite, os molhes também têm sua beleza, com a revitalização e iluminação que o local ganhou.

Pesca nos Molhes durante a manhã


Roteiro de bike pela cidade

Um passeio de bike é uma opção bem legal para conhecer a cidade, já que pedalar permite o acesso a diversos locais, contemplando com calma as paisagens. Há locais que oferecem serviços de aluguel de bicicletas na cidade e até empréstimo de bicicletas. Aluguei uma bike pela empresa Pedala Torres, que fica do ladinho da Lagoa do Violão, no entanto, eles funcionam somente na alta temporada. O roteiro fica por conta do próprio ciclista, mas a empresa dá sugestões do que visitar. Fiz um percurso desde a Lagoa do Violão até Passo de Torres/SC, voltando pela orla e apreciando as praias. 

Passeio de bike, passando pela Ponte Pênsil que permite a travessia de Torres/RS a Passo de Torres/SC 

Passeio de barco

Os passeios de barco são uma opção para apreciar Torres por um ângulo diferente. Os passeios saem das proximidades dos molhes de Torres e vão até a praia da Guarita. Fiz esse passeio em uma das primeiras vezes que estive em Torres e curti bastante. O passeio passa pelo encontro do rio Mampituba com o mar (segura o coração nessa hora), avista a Ilha dos Lobos e o Parque Estadual da Guarita.

 

Vôo de balão

Uma vez ao ano, Torres sedia o Festival Internacional de Balonismo, onde ocorrem diversas atrações, apresentações de balonismo, competições entre os balonistas, shows e é possível, também, realizar voos de balão. Os voos de balão também podem ser realizados fora deste período, pois ocorrem durante todo o ano, com saídas no início ou no final do dia, conforme o tempo e o vento permitirem. Não cheguei realizar o voo de balão em Torres, mas tive a experiência em Praia Grande/SC e recomendo. A experiência é única!

 

Experimentar a gastronomia da região

Quando estamos no litoral, é claro que a gastronomia envolve apreciar frutos do mar – e eu amo! Torres dispõe de diversas opções gastronômicas e cardápios deliciosos. Dos locais que conheci em minha última visita, quero deixar a dica de dois restaurantes que experimentei e aprovei!

Cantinho do Pescador: Às margens do rio Mampituba, o restaurante é tradicional em Torres e serve pratos à la carte. Escolhi espetinhos de camarão à grega e estava uma delícia! O ambiente é aconchegante e possui uma área externa que completa a experiência com a vista proporcionada pelo rio e, do outro lado, a cidade de Passo de Torres/SC.

Torre Grill: Pertinho da Lagoa do Violão, no centro da cidade, o restaurante funciona no horário de almoço e oferece sistema de buffet por quilo com frutos do mar. A variedade de pratos feitos à base de frutos do mar é enorme (casquinha de siri, ceviche, risotos de frutos do mar, peixes grelhados foram algumas das opções que encontrei por lá). E tudo o que provei estava realmente “dos deuses”.


Opções não faltam do que conhecer em Torres. A cidade surpreende desde as riquezas naturais, as possibilidades da prática de diversos esportes de aventura, até a deliciosa gastronomia. O que você ainda incluiria nesta lista?

 

Comentários

  1. Texto muito bem redigido, realmente a pessoalidade do blog faz aproximar o leitor do local, parabéns Lu 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que, a partir do texto, pude oferecer essa conexão e aproximação do leitor com o local! E que você conseguiu experimentar isso tudo! Obrigada pelo retorno e pelo tempo dedicado à leitura!

      Excluir
  2. Luisa não imaginava a quantidade de opções de lazer para desfrutar em Torres. Já estive na cidade, mas foi de passagem há anos atrás, na ocasião atravessei a ponte pênsil 🤩! No próximo ano pretendo ir no festival de balonismos, deve ser muito lindo ver ao vivo um colorido no céu. Obrigada pelas preciosas dicas 😍! Parabéns 👏🏼 pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já está na hora de voltar! Tenho certeza que você vai se surpreender com o festival, é realmente muito lindo! Obrigada pela passadinha aqui no blog!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas