Chapada dos Veadeiros, Goiás: dicas para organizar a sua viagem

Destinos de natureza e ecoturismo estão em alta para o ano de 2022. Os viajantes tem se mostrado cada vez mais interessados em realizar atividades que envolvem contato com a natureza, trilhas e aventura. Dentre as opções de destinos brasileiros ao ar livre, a Chapada dos Veadeiros figura entre os melhores do mundo, na premiação Travellers Choice 2022, do TripAdvisor, conforme divulgado na revista Tendências do Turismo 2022.

Uma das belas paisagens da Chapada dos Veadeiros vista a partir da cachoeira Almécegas II

Neste momento, em que há um aumento do número de viagens, após um período em que os impactos da pandemia trouxeram consequências negativas ao setor turístico, nota-se a preferência dos viajantes por destinos que privilegiam as atividades ao ar livre. Preferência que compartilho também, já que além da sensação de segurança obtida em ambientes externos, sempre senti que as atividades que envolvem o contato com a natureza, geram uma conexão ainda maior comigo mesma – Quer combinação melhor?

A Chapada dos Veadeiros era um destino que sempre me despertou curiosidade, tanto pelas belezas naturais da região, com trilhas que levam a cachoeiras belíssimas, quanto por toda a magia e atmosfera do lugar, sendo conhecida por ser um portal energético. Em seu solo, sabe-se que há uma grande placa de cristal de quartzo, que emana essa energia que envolve quem passa por lá. Assim, é um local propício para a prática de meditação, yoga e outras terapias alternativas.

E não somente isso, a região ainda faz entrar em contato com diversas histórias de observação de OVNI´s e seres extraterrestres. Um lugar que une misticismo, energia de cura e muita aventura em meio à natureza!

Cachoeira do Segredo (foto 1) e cachoeira no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (foto 2).


Como planejar a viagem para a Chapada dos Veadeiros? O que conhecer, onde ficar, como chegar?

A região da Chapada dos Veadeiros compreende 8 municípios no interior de Goiás, sendo o principal deles Alto Paraíso de Goiás. Para definir onde se hospedar na região da Chapada dos Veadeiros, é importante definir o que você deseja conhecer. A maioria das atrações estão concentradas em Alto Paraíso, Cavalcante e na Vila de São Jorge (distrito de Alto Paraíso), sendo que a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizada neste último.

Uma das principais atrações e a mais famosa da região, a Cachoeira da Santa Bárbara, fica localizada em Cavalcante. No período em que estive lá (setembro/2021), não foi possível conhecer o local, que estava fechado por conta da disseminação da covid-19 na população kalunga, comunidade que reside no local. Dessa maneira, minha visita à Chapada esteve focada nos atrativos da região de Alto Paraíso, especialmente na Vila de São Jorge.

Para chegar até Alto Paraíso de Goiás, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. Fiz voo de Porto Alegre a Brasília, com conexão em São Paulo. De Brasília até Alto Paraíso de Goiás são 238 km de distância, aproximadamente 3 horas de viagem de carro, pegando a GO - 118, a qual possui boas condições de tráfego e intermináveis retas. Para chegar à Vila de São Jorge são mais 23 km de estrada, pegando a GO - 239. A melhor opção para se locomover na Chapada é alugando carro, já que dá a você a liberdade de definir horários e rotas, além de se locomover com maior facilidade de uma cidade a outra na região.

Na maior parte do tempo, estive hospedada na Vila de São Jorge. Fiquei um dia em Alto Paraíso, mas retornei para a Vila, lugar que ganhou meu coração. A Vila de São Jorge é um local com uma clima e uma energia sem igual. Não há calçamento na região, sendo todas as ruas com areia. Há diversas opções de restaurantes, bares, pousadas, lojinhas de souvenirs, galeria de arte, supermercado e farmácia. À noite é uma delícia caminhar pela Vila, sentindo o clima da região – não há como não vibrar naquela vibe positiva! 

Pelas ruas de Alto Paraíso de Goiás (foto 1) e da Vila de São Jorge (foto 2).  

Qual a melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros?

Entre os meses de abril a setembro, quando há menos chuvas na região. O período chuvoso compreende os meses de final de setembro até abril, quando há maiores possibilidades de haver as famosas cabeças d´água, o que faz com que alguns locais fechem para visitação por conta das chuvas e da segurança dos visitantes.

No período de seca muitas das quedas d´água reduzem bastante o seu fluxo e algumas até secam completamente. No entanto, é o período em que é possível, também, aproveitar algumas piscinas naturais formadas com o pouco fluxo de água.

Nascer do sol na trilha do mirante da janela (foto 1) e Cachoeira do Abismo no período de seca (foto 2).

E sobre as queimadas? Queimadas são comuns na região. Entretanto, as queimadas naturais não ocorrem no período de seca e normalmente ela são iniciadas por conta de raios. Neste período, as queimadas acontecem pela ação humana, sejam elas acidentais ou até mesmo intencionais e criminosas.

E como fica o turismo nesse caso? Quando ocorrem, os bombeiros, brigadistas e voluntários se reúnem para conter os focos de incêndio. Tão logo o fogo é contido e o local está seguro para receber o público, é reaberto para visitação.

Paisagens no Vale da Lua

Quanto tempo é necessário para conhecer a Chapada?

No mínimo 5 dias, o que vai dar a você a possibilidade de conhecer algumas das principais atrações. Sempre considere que, dependendo da sua origem, você terá o dia inteiro dedicado aos deslocamentos.

Fiz a viagem em 7 dias, sendo o primeiro e o sétimo para deslocamento e 5 dias para os passeios escolhidos. Nesse post, compartilho o meu roteiro da viagem. Nos próximos posts, divulgarei mais detalhes sobre cada um dos locais visitados (conforme eu for publicando, colocarei links clicáveis em cada um dos dias no roteiro abaixo).

 

Roteiro pela Chapada dos Veadeiros

Dia 1 – Chegada na Vila de São Jorge. Pôr do sol no bar do Mirante.

Dia 2 – Trilha do mirante da Janela e da Cachoeira do Abismo + Vale da Lua.

Dia 3 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos e Corredeiras.

Dia 4 – Fazenda São Bento (Cachoeiras Almécegas I, Almécegas II e São Bento). Pousada temática Lunazen em Alto Paraíso de Goiás.

Dia 5 – Jardim de Maytrea + Cachoeira da Lua. Retorno para Vila de São Jorge.

Dia 6 – Cachoeira do Segredo.

Dia 7 – Brasília. Retorno.


Aguarde que logo tem post novo contando mais detalhes dos lugares que conheci na Chapada! Qual deles você quer ver primeiro por aqui?


Comentários

  1. É de encher os olhos amiga! Vou acompanhar cada lugarzinho, embarcando junto nessa viagem através do blog 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com essa companhia de viagem! Obrigada pela leitura! 😃😘

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas