Cachoeira da Capivara Complexo Ecológico, Capitólio - MG: Um lugar de muitas belezas e sensações

Em um certo momento da viagem, me dei conta que eu só conseguia explanar palavras de admiração e de afeição direcionadas àquele lugar. Só conseguia verbalizar o quão belas eram as paisagens daquela região, o quão impressionante era cada canto por onde eu passava. Foi quando eu estava visitando o Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara que, ao parar por um momento, me dei conta do quanto Capitólio estava me deixando encantada com todas aquelas belezas naturais, verdadeiras obras de Deus.

Já era quase final de tarde quando cheguei lá e, então, eu havia sido invadida por um sentimento de gratidão. Agradecia pela possibilidade de fazer parte daquele momento, de ver todas aquelas belezas com os meus próprios olhos, de escutar o barulho das águas que corriam das cachoeiras, de experimentar os banhos nas piscinas naturais, de sentir o cheiro do mato... Tudo o que aquele momento me proporcionava, somado à alegria que eu estava sentindo em estar ali fazendo algo que tanto gostava, realizando um sonho e sendo surpreendida a cada momento, eram sensações que tornavam a visita ainda mais especial.

Eu não queria sair tão cedo daquele lugar – e, eu acredito que os monitores devem ter ficado furiosos, quando, antes de ir embora, resolvi tirar a roupa e pular dentro de um dos ofurôs naturais – Estava com o tempo contado para fechar o parque. Ah! Mas eu não podia deixar de fazer isso!

O que eu mais amo nas viagens é isso: o quanto os lugares podem surpreender. O Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara não estava no roteiro da viagem (eu não consigo entender como não descobri ele antes, através das pesquisas pré-viagem, mas só depois que já estava lá). Talvez, para despertar todas essas sensações e impressionar como nenhum outro.

É tão difícil colocar em palavras tudo o que eu senti naquele lugar, todas as sensações que tomaram conta de mim, tudo aquilo que vivenciei naquele momento. E é por todo esse encantamento e por todas as sensações despertadas que esse lugar merece um post inteirinho dedicado a ele!


Pedra Ancorada: A formação mais impressionante do parque


O Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara está localizado na MG 050, km 314,6. O acesso ao parque é fácil e pode ser feito em carro comum. Após alguns quilômetros a partir da entrada, você encontra uma recepção, onde receberá as orientações com relação à visita ao parque, bem como um empório com produtos da região. Além das orientações na entrada, há monitores em todo o parque, que podem tirar dúvidas e estão sempre atentos à segurança dos visitantes.

Saindo da recepção, mais alguns quilômetros levam até um local onde você deixa o carro e segue por uma pequena trilha a pé (200 metros), que leva até a primeira cachoeira - a Cachoeira da Pedra Ancorada. Que lugar encantador! As pedras que se empilham umas às outras, formam grandes paredões, em tons esbranquiçados e caramelo, tornando a paisagem algo incomum, mas de uma extrema beleza! As rochas irregulares formam variadas piscinas e ofurôs naturais convidativos para aquele banho – É só escolher o preferido e deixar as sensações de relaxamento invadirem o corpo e a mente!


Ofurôs e piscinas naturais na área da Cachoeira da Pedra Ancorada

Eu poderia ficar curtindo por horas somente esse lugarzinho, mas como o parque ainda tem com o que surpreender, saindo dali, você segue uma trilha, de aproximadamente 900 metros, beirando o ribeirão e chega na segunda cachoeira – que dá nome ao complexo – a Cachoeira da Capivara. O grande poço formado pelas águas da cachoeira é cercado por uma linda paisagem rochosa, com grandes pedras e vegetação cactácea.


Trilha que dá acesso à Cachoeira da Capivara

As duas cachoeiras e aproximadamente quarenta piscinas naturais dão opções para passar um dia inteiro curtindo o parque. O tempo por lá acabou sendo curto e considero que o Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara é um lugar que merece mais tempo para visitação, curtindo e aproveitando com calma tudo o que o ambiente tem a oferecer. Além disso, é bom se programar para chegar cedo e aproveitar as paisagens iluminadas pela luz do sol, podendo observar as águas mais cristalinas.


Cachoeira da Capivara

Para aqueles viajantes mais aventureiros, também é possível contratar uma das opções disponibilizadas na entrada do parque, como o passeio de quadriciclo ou trekking.

Independente da sua preferência e estilo de visitação e das atividades que resolver realizar, preste atenção nas suas sensações ao visitar o local. Estas, com certeza, tornarão a sua experiência ainda mais intensa e especial. Um local que não somente vai encher os seus olhos, mas vai manter o seu coração em pleno estado de gratidão.

O parque funciona todos os dias, das 9h às 18h e a entrada custa R$ 40,00 por pessoa (crianças até 9 anos não pagam; 10 a 15 anos e acima de 60 anos pagam R$ 20,00). Também é possível almoçar por lá, já que o parque conta com um restaurante. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone/whats (35) 98686-8485 ou pela página do Instagram.

Comentários

  1. Que delícia Lu! Consegui viajar um pouco junto lendo e vendo as fotos do blog. Imagino o sentimento de estar lá... lindo demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que viajou junto com esse post! Capitólio é realmente incrível!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas