CAPITÓLIO, MINAS GERAIS: Dicas essenciais para planejar a sua viagem

Já fazia tempo que Capitólio figurava na minha lista de desejos de viagem. Depois de um longo período sem realizar viagens mais longas, devido as impossibilidades geradas pela pandemia, pude, então, tirar esse sonho do papel. O destino me parecia uma opção perfeita para o retorno às viagens, visto as opções de atrações ao ar livre, já que Capitólio é riquíssima em atrativos naturais, permitindo atividades externas e sem aglomerações.

Foi então que, coincidentemente, na mesma semana que falava com uma amiga da possibilidade de fazer uma viagem, o consultor de viagens Éden Rangel, me encaminhou um pacote de viagem para este destino – as coisas, às vezes, vão fechando perfeitamente, né!? Na mesma manhã, mandei para a amiga a proposta, o Éden tirou todas as nossas dúvidas, inclusive àquelas relacionadas à pandemia e, então, fechamos a viagem! Ainda era janeiro, mas não víamos a hora que chegasse o mês de abril.

Mirante dos Canyons: o cartão postal de Capitólio - MG

 Mas, Luisa, é sério mesmo que você comprou um pacote de viagem?

Você que me acompanha por aqui sabe que eu amo planejar as minhas viagens do início ao fim: desde a pesquisa das passagens aéreas, hospedagem, escolho os passeios, organizo todo o roteiro. Mas considerando o período de pandemia que ainda estamos vivendo, com uma bagagem de viagens perdidas ou adiadas – e outras ainda dando dor de cabeça – desde que isso tudo começou, optei pela compra da viagem por intermédio de um consultor de viagens. O pacote incluiu aéreo, hospedagem e aluguel de carro. O roteiro da viagem e a escolha dos passeios ficaram por nossa conta, embora o Éden também tenha dado algumas indicações do que fazer por lá.

Ele ofereceu todo o suporte necessário antes e durante a viagem. E foi a melhor escolha que poderíamos ter feito! Como o nosso país foi afetado com uma nova onda pandêmica ainda no início do ano, no estado de Minas Gerais, várias cidades entraram na Onda Roxa, do Plano Minas Consciente (o que seria a nossa bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado do RS) e Capitólio fechou para o turismo por um período de tempo. Por sorte, – era mesmo pra sair do papel essa viagem! – Capitólio reabriu para o turismo uma semana antes do nosso embarque.

Durante esse período, tivemos alterações de voo, ocorreram algumas mudanças com relação aos horários da viagem e, consequentemente, na chegada ao local de hospedagem e na retirada e devolução do carro – e não nos preocupamos com nada disso, pois o Éden ofereceu todo o suporte e realizou todas as alterações necessárias, sem que precisássemos nos escabelar! Ficamos bem tranquilas com todo o trabalho dele, que recomendo aqui, especialmente, para este período em que ainda vivemos algumas incertezas geradas pela pandemia.

 

Como a cidade de Capitólio está funcionando neste período de pandemia?

O turismo em Capitólio está em funcionamento seguindo protocolos específicos de prevenção à covid-19, os quais você pode consultar através do site capitólio.mg.gov.br. Os passeios de lancha estão operando com capacidade reduzida, assim como o número de pessoas está limitado nas atrações e nos parques. Recentemente, o município criou uma Lei ordinária para a efetivação das medidas previstas em Decreto, inclusive com aplicação de multa para quem andar nas vias públicas sem o uso da máscara.

 

Como chegar?

Capitólio está distante aproximadamente 283 km de Belo Horizonte. Chegando pelo Aeroporto Internacional de Confins (Belo Horizonte), é necessário pegar a estrada, em torno de quatro horas e meia de viagem, até chegar ao destino.

Você poderá alugar um carro ou fazer a viagem até Capitólio de ônibus. Para facilitar a locomoção ao chegar na cidade, o deslocamento até as atrações e ter a facilidade para organizar o próprio tempo de viagem e entre os passeios, a opção do aluguel de carro é mais favorável.

 

Quando ir e quanto tempo ficar?

De abril a setembro é quando a média de chuvas é menor em Capitólio. No entanto, nos meses de junho e julho as temperaturas ficam mais baixas e como Capitólio é banhada pelo lago de Furnas e muito bem servida de inúmeras cachoeiras, é importante levar isso em consideração para não perder os banhos refrescantes nos poços e piscinas naturais.

Os meses do verão são os mais chuvosos na região e quando pode haver possiblidade de fechamento de parques, para manter a segurança, devido risco de trombas d´água, entre outros. Também, procure evitar feriados prolongados e as atividades mais concorridas aos finais de semana, pois é quando a cidade costuma receber um maior número de visitantes.

Nossa viagem ocorreu no mês de abril e fomos presenteadas com todos os dias de sol!

Com relação ao tempo de duração da sua viagem, considere que no primeiro e no último dia, você vai utilizar grande parte deles para o seu deslocamento. Nossa viagem teve duração de cinco dias e achei que foi um tempo adequado para conhecer as principais atrações da região, sem pressa.

 

Onde se hospedar?

A maior parte dos meios de hospedagem em Capitólio está localizada no centro da cidade ou no bairro Escarpas do Lago, distante 5 km do centro, mas próximo de um dos pontos de partida de alguns passeios de lancha. Seja qual for a sua escolha, há diversas opções de restaurantes nas duas regiões.

Nossa pousada estava localizada próxima ao centro de Capitólio, no alto do morro, o que permitia uma linda vista da cidade e das paisagens ao redor, contemplando a Lagoa de Capitólio.

A pousada Quintal da Lua oferece um delicioso café da manhã mineiro e uma linda vista da cidade

E quais os melhores passeios e atrativos para visitar em Capitólio?

Capitólio tem muitos atrativos naturais e paisagens que realmente impressionam! É impossível conhecer tudo em uma viagem só! E mesmo tendo realizado algumas pesquisas anteriores à viagem, descobrimos alguns locais somente quando já estávamos por lá. Sempre haverão motivos para voltar!

Quer conhecer o roteiro que fiz em Capitólio? Clica nesse link, que contei as atividades realizadas e as atrações escolhidas em cada dia da minha viagem por lá


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas