Um passeio pela história e arquitetura de Caxias do Sul

No último sábado, estive em Caxias do Sul, acompanhando uma visita técnica junto com uma turma do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul – UCS e vou contar um pouquinho sobre o roteiro dessa visita no post de hoje. A visita foi conduzida pelo professor Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César, que nos fez encantar pela história e pela arquitetura das construções da região.

Nosso ponto de partida foi a antiga Estação Férrea de Caxias, atual sede da Secretaria Municipal de Cultura. A estação foi inaugurada em 1910 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE em 2011.

De lá, passamos por diversas construções que eram analisadas pelo professor, até chegar à Catedral Santa Teresa, localizada na Praça Dante Alighieri. O templo, de arquitetura neogótica, teve sua construção inspirada na Basílica de Santo Antônio de Bolonha, na Itália e leva o nome em homenagem à Santa Teresa de Ávila. Os detalhes do interior da igreja são encantadores.


Interior da Catedral Santa Teresa

Após a visitação, fomos até a 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que está acontecendo na Praça Dante Alighieri. A Feira acontece até o próximo dia 13 de dezembro de forma presencial, com uma programação enxuta por conta da pandemia, mas também está ocorrendo de forma on-line. E, claro, não tive como deixar de aproveitar e comprar um livro por lá!

A praça Dante Alighieri foi a primeira praça construída na cidade de Caxias do Sul, por imigrantes italianos. Nela, está localizado o Marco Zero da cidade. Você sabia que o Marco Zero não significa que foi ali onde tudo começou? Pois é, eu ainda tinha essa ideia, mas ele é um ponto que era utilizado como referência para determinar as distâncias na cidade.

Atualmente, é possível observar apenas a demarcação do local denominado Marco Zero, porém a peça, uma Rosa dos Ventos em bronze, foi furtada em agosto de 2018. Desde então não foi reposta, mas foi aprovada a sua reconstrução, dessa vez em granito, para recolocação posterior no local.


Marco Zero na Praça Dante Alighieri

Saindo de lá, após mais uma caminhada observando a arquitetura das construções do centro da cidade, chegamos então ao ponto final da nossa visita: a Igreja de São Pelegrino, uma das maiores atrações turísticas da cidade pela sua importância histórica e artística.

Logo na entrada, a porta principal chama a atenção, em bronze, retratando cenas da imigração. Mas a igreja é famosa mesmo pelas obras de arte que abriga em seu interior, assinadas por Aldo Locatelli. No teto, os murais ilustram, entre outras cenas, a Expulsão do Paraíso e o Juízo Final e, atrás do altar, é retratada a Santa Ceia. A Via Sacra é contada em belas pinturas em tela também feitas pelo mesmo artista. A igreja ainda conta com uma réplica da Pietà de Michelangelo. Vale muito a pena a visita!


A fachada da Igreja de São Pelegrino e detalhes da porta principal da igreja, a Porta da Paz 

Algumas das obras de Aldo Locatelli no interior da Igreja de São Pelegrino

E nosso dia, claro, finalizou com um bom café no Carême Café e Pátisserie. Um lugarzinho agradável para descansar depois de percorrer a cidade a pé, jogar conversa fora e experimentar os deliciosos éclairs.

Bom, como não é meu objetivo elaborar um relatório técnico – deixo isso para os mestrandos e doutorandos que estavam presentes na visita – dessa eu escapei, rsrsrs – fica aqui uma sugestão de roteiro para conhecer um pouco mais do lado histórico e arquitetônico de Caxias do Sul.

 


Comentários

  1. Muito bom conhecer a história de lugares que visitamos ou pretendemos visitar, dando significado a cada momento/lugar. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas