A arte de Dâmaris Rosa: Encantamentos e provocações pelas ruas de Gravataí

Você já percebeu que Gravataí está ficando mais colorida? Andando pelas ruas da cidade, você pode encontrar diversos grafites que alegram, embelezam e até mesmo fazem algumas provocações e reflexões sobre temas do cotidiano. Uma das responsáveis por esse carinho com a cidade é a artista Dâmaris Rosa. Pude conversar um pouquinho com ela para conhecer esse trabalho incrível e, claro, não poderia deixar de dividir aqui no blog essa super iniciativa.


Será que a Janete anda engolindo muitos bichos por aí!? Grafite localizado na Rua Marcílio Dias, atrás da UPA 24 horas.

Dona de uma enorme sensibilidade, Dâmaris é uma inspiração de coragem. Formada em engenharia de produção, a artista chegou a trabalhar na área por alguns anos. Embora gostasse do trabalho que realizava, começou a sentir, em certo momento, que o que fazia não estava mais tão relacionado ao seu propósito de vida. Faltava algo mais. Foi então que ela resolveu largar tudo e ir atrás daquilo que realmente fazia sentido a sua vida e o seu coração vibrar. Deixou a profissão e passou a se dedicar ao que mais ama: o grafite.

De lá pra cá, Dâmaris percorreu muitos lugares pelo Brasil e pelo mundo, realizou cursos para se aprofundar na área e foi deixando a sua arte estampada por onde andou. É possível encontrar trabalhos dela em quase todos os estados do nosso país e em países como Argentina e Peru, este último país, onde residiu por alguns anos, antes de retornar ao Brasil.

Desde que veio para Gravataí, em abril deste ano, ela tem se reunido com outros artistas para compartilhar e fazer obras conjuntas. Juntos eles têm embelezado alguns cantinhos pela região e encantado a todos aqueles que se deparam com as suas artes.


Grafites realizados por vários artistas na Rua Pedro Álvares Cabral. Na segunda arte, da direita para a esquerda, a Janete, de Dâmaris Rosa, observa o movimento na janela.

Mais do que trazer cor e beleza à cidade, o grafite cumpre outro papel importante nas ruas. Ele é um instrumento de crítica social, de questionamento sobre relações de poder, normas e padrões estabelecidos pela sociedade, impactando diretamente no cotidiano das cidades.

E a artista faz uso da arte para promover reflexões sobre a realidade e trazer à tona questões culturais e sociais como situações de preconceito, opressão e violência. Além de valorizar, no seu trabalho, a expressão do feminino, por meio da personagem Janete.

Infelizmente, muitas de suas obras, especialmente as que tratam de temas relacionados à questão de gênero e da violência contra a mulher duram pouco tempo. Algumas pessoas, incomodadas com essas “provocações”, acabam apagando os desenhos. Mas ela não desanima. É um enfrentamento que a move e a faz permanecer firme naquilo que acredita.

Além disso, Dâmaris grafita com o objetivo maior de oferecer um momento de alegria e encantamento às pessoas que passam pelas ruas habitualmente. Às vezes, um pequeno detalhe pode mudar o dia de uma pessoa. E dá super certo! Enquanto conversávamos, algumas pessoas pararam para elogiar, perguntar sobre o trabalho dela e tirar fotos.

A paixão pelo que faz pode ser percebida na sua própria fala, assim como em seu trabalho. É impossível não se encantar com sua sensibilidade, simplicidade e carisma.


Esse foi o primeiro grafite da Dâmaris que me deparei, andando pelas ruas de Gravataí. Está localizado na Rua Ary Tubbs.


Atualmente, ela e outros artistas estão grafitando uma parede inteira na rua Pedro Álvares Cabral, quase na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Para colocar a mão na massa, ela sempre pede autorização ao proprietário do local e tem trabalhado por meio de recursos próprios [Tintas Renner, patrocina ela! Rsrsrs]. Você pode conhecer um pouco mais do trabalho da Dâmaris no Instagram @dm.tinta.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas