Refúgio Monte Olimpo: Um lugar para relaxar e se conectar com a natureza


Ainda não é o momento de sair e conhecer novos lugares, mas podemos pensar nas possibilidades que temos para quando tudo isso passar. Retomando as postagens de destinos de viagens, hoje vou compartilhar a minha experiência no Refúgio Monte Olimpo, localizado em Campo Alegre, município que fica no alto da Serra Imperial Dona Francisca, região norte de Santa Catarina.

Refúgio Monte Olimpo

Muito mais que uma pousada, como o próprio nome já diz, um verdadeiro refúgio. O Refúgio Monte Olimpo vai além da hospitalidade e aconchego de um meio de hospedagem, mas permite momentos de contato com a natureza, consigo mesmo e com as coisas simples da vida.

E a experiência começa a ser aproveitada desde o trajeto para chegar à pousada. Ao entrar em Campo Alegre, nove quilômetros de estrada de chão, com boas condições de trafegabilidade, levam até a pousada, revelando as paisagens rurais da região com as araucárias, corredeiras e cachoeiras pelo caminho.

Logo que cheguei no Refúgio Monte Olimpo, após receber as orientações com relação à estadia e funcionamento da pousada, fui até o quarto para um descanso. Ao entrar, o som das quedas d´água convidava ao relaxamento. E pensem na vista maravilhosa ao abrir a janela da sacada: todos os dias assistia a um espetáculo diferente ao amanhecer e ao anoitecer. Não há como não esquecer de tudo num lugar desses!

Os quartos da pousada permitem relaxar escutando o som das quedas d´água ou ficar apenas observando a natureza do conforto da cama

Após, fui tomar um café da tarde com o Seu Helio e a Dona Nazilda, os proprietários do Refúgio. Os dois são turismólogos aposentados e vivem lá. Antes de se tornar pousada, o local servia como uma casa de finais de semana e festas para a família e, percebendo o potencial turístico do mesmo, resolveram compartilhar com os clientes as belezas do lugar.

Eles me receberam com muito carinho, um café maravilhoso feito em casa, com produtos da região. Na diária da pousada estão inclusos o café da manhã, café da tarde e um jantar delicioso preparado em fogão à lenha.

Depois do café, foi hora de conhecer um pouco do que o Refúgio oferece, acompanhada do Spook e da Tulipa, dois cães muito fofos. O Refúgio possibilita o contato com a vida no campo, é possível observar os animais, passear entre as trilhas, apreciar o Salto do Imigrante e até fazer um piquenique à beira da cascata. O lugar é uma calmaria, tudo o que precisamos para relaxar, nos desligar do mundo por uns dias e recarregar as energias.

A cascata Salto do Imigrante fica dentro do Refúgio Monte Olimpo

A pousada ainda conta com uma biblioteca e videoteca, onde você pode escolher um dos livros ou filmes para ler ou assistir, aproveitando os diversos espaços de descanso da mesma. E pensem na minha satisfação ao encontrar tudo o que precisava para fazer um bom chimarrão: erva, cuia, bomba. Era o que faltava para ganhar meu coração.

Cada início e final de dia por lá é único e revela diferentes paisagens. Eu sou uma apaixonada por esses momentos do dia. Logo que acordava, a primeira coisa que eu fazia era abrir a janela do quarto para admirar o cenário que me aguardava. E cada fim de tarde, escolhia um cantinho diferente da pousada para contemplar as descobertas daquele momento.

Diferentes paisagens para serem contempladas no início ou no fim do dia

Aproveitar os momentos simples da vida, apreciar a natureza, sentir o sol batendo no rosto ou a brisa do vento, acordar escutando o canto dos pássaros em meio ao som das águas da cascata, se deixar envolver pelas sensações que o local desperta, quer coisa melhor? Cada instante por lá é único e o Refúgio propicia dar valor a esses momentos. Difícil querer ir embora de um lugar assim!

Devido a pandemia, o Refúgio Monte Olimpo está temporariamente fechado, já que proprietários e colaboradores pertencem ao grupo de risco. Enquanto isso, aproveite para conhecer melhor a pousada por meio deste link e comece, desde agora, a sonhar com a sua próxima viagem. Com certeza, é uma ótima opção para quando tudo isso passar!



Comentários

  1. Com essa descrição que fez do local, dos proprietários e as fotos, me ganhou fácil!! Eu se possível gostaria de conhecer um dia e já vou indicando para o pessoal daí também!! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você vai amar conhecer o Refúgio. É um lugar incrível!

      Excluir
  2. Já quero passar muitos dias por lá hehe
    Pelo que tu descreveu, eu amei o lugar. Vai para a lista de lugares para conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irá se arrepender! Um lugar que vai te proporcionar vivências inesquecíveis!!

      Excluir
  3. Que lugar lindo!
    Assim que passar a pandemia quero visitar esse lugar... Ainda mais depois dessa descrição toda ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do texto! Com certeza você irá amar conhecer o lugar! 💛

      Excluir
  4. Boa tarde Luisa,
    Seus comentários serão de grande utilidade para os futuros hóspedes.
    Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso “Pedacinho do Paraíso”.
    Como já lhes dissemos quando aqui esteve, o Refúgio foi planejado para o descanso e a tranquilidade, nos moldes de uma grande “Casa de Campo”, onde o hóspede faz o que quiser e na hora que bem entender.
    Aqui é ideal para desacelerar, ler, relaxar, recarregar as energias ou simplesmente fugir da rotina da cidade grande.
    É o lugar perfeito para praticar o "Nadismo” – fazer, literalmente, coisa nenhuma – caminhar por trilhas leves, observar aves e animais, contemplar a natureza, se encantar com as paisagens e corredeiras do rio, apreciar a beleza do céu estrelado e a espetacular cascata - salto do imigrante.
    Muito obrigado.
    Fica o convite para retornar logo.
    Helio e Nazilda Kalbusch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço todo o carinho com que fui recebida no Refúgio. Com certeza, voltarei - espero que breve! Os momentos vividos nos dias que estive aí jamais serão esquecidos!! ❤

      Excluir
  5. Que lugar encantador! Teu relato transmite a tranquilidade e ambiente acolhedor que devem ser inerentes a este lugar. Uma ótima sugestão pra quando a vida "retomar os eixos". A Serra Catarinense merece nossa atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A serra catarinense é de uma beleza sem igual! Fico muito feliz que você tenha percebido um pouco da essência do lugar no meu texto. Mas nada como conhecer pessoalmente!

      Excluir
  6. Que delícia! Adoro caminhos rurais. O aconchego, a natureza, a cascata, o espetáculo diário do nascer e pôr do sol.
    Bela dica para um futuro próximo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugar para ficar imerso à natureza e aproveitar os simples momentos da vida! Momentos que valem muito! 🤍

      Excluir
  7. Esse lugar é o verdadeiro refúgio!

    ResponderExcluir
  8. Que lugar maravilhoso! A parte da biblioteca ganhou meu coração, imagino como é pegar um livro e ler na beira dessa cachoeira num dia de primavera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que ótima ideia! Já fiquei louca pra voltar e fazer isso por lá! Quem sabe combinamos!?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas