O que Porto Alegre tem? Um passeio pela Biblioteca Pública do Estado do RS



Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que Porto Alegre não tem o que fazer? Foi pensando em desmistificar essa ideia, que o Coletivo TraveleRS, grupo de criadores de conteúdo de Porto Alegre e região, criou a ação O Que Porto Alegre Tem?, com o objetivo de divulgar alguns atrativos na capital gaúcha.

E a minha escolha para fazer parte da ação foi conhecer a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE). Se tem outra coisa que eu amo, além de viajar, é ler livros, então, nada melhor do que escolher esse local para falar sobre.

A BPE não é somente um lugar que oferece a possibilidade de leitura, pesquisas e empréstimos de livros, há muito mais a descobrir se você for visitá-la. Conhecer a Biblioteca Pública do Estado é como fazer uma viagem no tempo, continue lendo para saber o porquê.


Detalhe da entrada da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul


A Biblioteca Pública do Estado existe desde o ano de 1877, quando localizava-se em outro endereço. Em 1912, o prédio atual, localizado na Rua Riachuelo, esquina com a General Câmara, começou a ser construído. Foi inaugurado, em 1922, durante as comemorações do centenário da independência do Brasil.

Ao chegar na Biblioteca Pública do Estado do RS, o prédio já chama a atenção, com sua arquitetura construída e decorada sob a influência da doutrina positivista. Na fachada traz bustos de personalidades que representam o conhecimento em suas mais diversas formas como Dante Alighieri, Descartes, Aristóteles, Shakespeare, entre outros.


O prédio foi tombado, em 1986, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 


Eu realizei uma visita guiada para conhecer mais a fundo os segredos que guarda esse prédio histórico e valeu muito a pena. O Vagner conduziu muito bem a visita, revelando os mistérios escondidos e tecendo vários comentários sobre detalhes existentes na Biblioteca.

Iniciei a visita pela Sala das Estantes, um importante setor para a memória do Rio Grande do Sul, já que possui um acervo com tudo o que diz respeito ao nosso Estado, desde fatos históricos sobre os municípios, literatura, política, culinária, entre outros. Lá, pude ver um álbum lindo, com fotos da biblioteca no passado, as salas originais, os funcionários que por lá trabalharam, muito da história da biblioteca está guardado ali.


À esquerda, a sala dedicada ao RS. À direita, detalhe do álbum com fotos antigas da BPE.


Ao andar pelos corredores, móveis antigos fazem a imaginação ir longe: quem eram as pessoas que chegavam nesse local e deixavam os seus chapéus descansado nesse velho e interessante móvel? – fiquei pensando ao me deparar com um grande aparador de chapéus. Um pouco mais adiante, duas estantes guardam algumas obras raras que a biblioteca dispõe. A Pharsalia, poema escrito por Lucano, em 1915, é a obra mais antiga no local.


A Biblioteca Pública do Estado possui um acervo com mais de 240 mil exemplares


Em seguida, uma sala prendeu a minha atenção por sua riqueza de detalhes nas pinturas das paredes, a Sala Mourisco, inspirada no Palácio de Alhambra e cujas pinturas de influência moura – aquelas que são utilizadas nas mesquitas – são todas delicadamente feitas à mão. Grandes janelas iluminam o ambiente e, se você se aproximar tem a vista de um belo jardim.


Detalhe da Sala Mourisco


A mesma sala também esconde um dos mais antigos elevadores instalados no Rio Grande do Sul, o que representou uma inovação tecnológica para a época. Todo feito em madeira e com ornamentos dourados que remetem a aspectos da obra de Dante Alighieri, A Divina Comédia.

A Sala Mourisco é palco de uma programação cultural que acontece de março a dezembro na biblioteca, com palestras, lançamentos de livros, shows, recitais, entre outros eventos. Eu fiquei doida pra participar. Você pode acompanhar a programação pela página da BPE no Facebook.


Detalhe da pintura feita à mão na Sala Mourisco


Uma das portas leva à Sala Egípcia, onde fica a direção e a administração da biblioteca, com uma decoração inspirada em aspectos do antigo Egito. Dois grandes medalhões pintados em uma das paredes fazem destoar a decoração, contando a história da paixão entre Dante Alighieri e sua amada Beatriz, com versos da obra A Divina Comédia. Aliás, em muitas partes da biblioteca você vai encontrar detalhes que remontam à obra do autor.


Sala Egípcia


Ao caminhar entre as salas e salões da biblioteca, especialmente no térreo, você perceberá que muitas das paredes estão todas pintadas de uma única cor, com algumas partes descascadas que começam a mostrar a antiga pintura por trás. Sabe o motivo? Em meados de 1950, algumas das paredes foram cobertas com tinta, com a justificativa de que a pintura não era adequada à arquitetura do prédio e nem tinha um valor artístico. Pode isso, gente? Aos poucos, os desenhos originais vão sendo redescobertos e podem ser vistos em seu interior.


Ao andar pela biblioteca, você poderá encontrar as pinturas originais se mostrando presentes novamente


Além disso tudo, a biblioteca ainda dispõe de um acervo em braile e em áudio para atendimento a pessoas com deficiência visual, representando uma importante medida de inclusão social e cidadania.

Visitar a Biblioteca Pública do Estado é muito mais do que se aventurar em saberes e conhecimento, é fazer parte de uma viagem ao passado... É se envolver na paixão de Dante e Beatriz, que se mostra viva em vários detalhes e ornamentos. É se encantar com cada detalhe da arquitetura e com a riqueza de cores e desenhos pintados nas paredes. É ficar intrigado com a mistura de estilos que se apresenta em cada sala e salão por onde passa.

É ter um momento de paz, é silenciar a mente... É deixá-la ainda mais viva. É fazer parte de uma história, é se encantar com diferentes histórias, buscar segredos escondidos em cada canto, em cada andar... É se envolver de uma forma única com o nosso Estado e, especialmente, com Porto Alegre.

Vem conhecer e se encantar também! A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas e aos sábados das 9h às 12h (no mês de fevereiro a biblioteca não abre aos sábados).



⤏ Quer saber mais o que Porto Alegre tem? Procure por #OQuePortoAlegreTem e @coletivotravelers no Instagram e conheça outros lugares incríveis para se apaixonar pela capital gaúcha!



Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. Realmente Porto Alegre possui muitos e diversificados atrativos que, via de regra, desconhecemos. A escolha pela Biblioteca Pública foi de vital importância, para quem ama ler, como eu. Descobri aspectos da história que desconhecia. Valeu muito a pena ler! Que venham novas iniciativas brevemente! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do texto e da escolha do lugar. Muitas vezes deixamos de apreciar o que temos aqui perto de nós e temos ótimas opções de lazer e cultura na capital. Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns! Gostei muito de ler! Assim que for a POA visitarei, com certeza, a Biblioteca Pública!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irá se arrepender!! É um local que tem muito a oferecer!

      Excluir
  3. Registros incríveis e texto adorável, sobre este lugar que é para os bons amantes da leitura. Obrigada Luisa Mazuim! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Tânia! Eu que agradeço a sua visita ao blog! 😘

      Excluir
  4. Que delícia mergulhar nessa cultura e passeio por Porto Alegre. Aprecio. Parabéns Lu... por estar portadora de tamanho (re) conhecimento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos atrativos incríveis em Porto Alegre que precisamos explorar mais. Obrigada pela visita ao blog. Beijos 😘

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas