O que fazer em Bombinhas - SC além do mar?


Bombinhas tem praias maravilhosas, de águas claras e imensas belezas. Mas nem só de mar vive a cidade. Além das praias, há muitas opções para curtir a região, desde trilhas a atrativos culturais. Quer experimentar Bombinhas de um jeito diferente? Tente uma das experiências a seguir.


SUBIR O MORRO DO MACACO
Uma das vistas mais belas de Bombinhas está do alto do Morro do Macaco, localizado na unidade de conservação Parque Natural Municipal Morro do Macaco. Para chegar no topo, há uma trilha íngreme, com um grau de dificuldade moderado e acesso pela praia de Canto Grande (mar de dentro). Com certeza você vai esquecer o cansaço ao se deparar com a vista lá do alto, com as praias de Canto Grande (Mar de Dentro e Mar de Fora), Mariscal, Zimbros e as ilhas da Reserva do Arvoredo. O acesso ao morro é gratuito. Não esqueça de levar água, boné ou chapéu, usar protetor solar e recolher o seu lixo.


SE AVENTURAR NO MIRANTE ECO 360°
Para quem curte aventura e conhecimento, um atrativo que une esses dois pontos é o mirante Eco 360°. No meio do caminho que leva à praia da Tainha está a base do mirante. Você encontrará uma bilheteria, onde é cobrada uma taxa para a subida ao morro e visita a um museu que possui espécies da fauna local empalhadas e objetos de naufrágios que ocorreram na região. Depois de passear pelo museu, a trilha que leva ao topo do morro não é difícil e a vista que se tem lá do alto é linda, avistando Zimbros, Cantos Grande e até Floripa, de uma altura de aproximadamente 230 metros. O retorno pode ser feito pela mesma trilha da ida ou por tirolesa. O acesso é feito pela praia da Conceição, em direção à praia da Tainha.


Vista das praias de Canto Grande - mar de dentro e mar de fora, a partir do mirante Eco 360°


ASSISTIR AO PÔR DO SOL EM MORRINHOS OU EM CANTO GRANDE - MAR DE DENTRO
Uma das coisas que mais curto fazer, em qualquer época do ano, é assistir ao pôr do sol. A mistura de cores que proporciona o entardecer é demais – e não tem um dia que seja igual, a natureza sempre proporciona um espetáculo diferente. Na minha opinião, as praias de Morrinhos ou de Canto Grande (mar de dentro) têm os melhores pores do sol de Bombinhas. As águas calmas, os barcos no mar, os pescadores recolhendo suas redes de pesca, os pássaros sobrevoando próximo dos trapiches, todo esse conjunto faz o final de tarde ainda mais encantador.


Pôr do sol visto do calçadão de Morrinhos


Entardecer no Mar de Dentro, na praia de Canto Grande: com o cair da noite, as luzes dão um ar ainda mais gostoso ao lugar


DESCOBRIR AS BELEZAS ESCONDIDAS A PARTIR DA TRILHA DA PRAIA DA SEPULTURA
A trilha da praia da Sepultura possui um trajeto simples e de fácil acesso e leva a algumas belezas escondidas como as piscinas naturais. Muita gente tem dificuldade para encontrá-las: no meio da trilha, um caminho, à esquerda, leva às piscinas que se formam entre as pedras. Seguindo até o final da trilha, você chega a uma área verde, onde pode sentar e curtir o final do dia.




Piscinas naturais na praia da Sepultura


EXPERIENCIAR A CULTURA LOCAL E PROVAR A CONSERTADA NO MUSEU COMUNITÁRIO ENGENHO DO SERTÃO
Uma boa opção para se aproximar da cultura da região e conhecer Bombinhas de uma maneira diferente é visitar o Museu Comunitário Engenho do Sertão. O museu, mantido pelo Instituto Boi Mamão Preservação e Fomento da Cultura, tem por objetivo preservar a memória cultural de Bombinhas, por meio de narrativas e objetos da época do povoamento açoriano, os quais demonstram os saberes e os fazeres da comunidade local. Lá, você tem a possibilidade de conhecer um pouco da história da colonização do local, produtos locais e, inclusive, experimentar a Consertada - bebida típica cultural de Bombinhas, uma mistura de cachaça, café, gengibre, canela, e outras especiarias – uma delícia! É uma sugestão de passeio para dias chuvosos ou nublados. O museu fica localizado na rua Abacate, 452 - Sertãozinho. É cobrada uma taxa de visitação.


À esquerda, a Consertada, bebida típica de Bombinhas. À direita, um dos espaços do Museu Comunitário Engenho do Sertão 


VISITAR A CAPELA IMACULADA CONCEIÇÃO
Localizada no alto de um morro, entre as praias de Bombas e de Bombinhas, a Capela Imaculada Conceição foi inaugurada em 1928 e, alguns anos mais tarde, destruída pela ação de raios, ficando em ruínas e desaparecendo totalmente. Em 2005 foi reinaugurada e, hoje, é aberta ao público diariamente. Um lugarzinho tranquilo, escondido e com uma bela vista para o mar. Fica na rua Cherne, s/nº - Centro, próximo ao Cemitério Municipal.


Capela Imaculada Conceição


OBSERVAR AS CORUJAS BURAQUEIRAS EM CANTO GRANDE
Entre uma praia e outra é bem comum encontrar corujas buraqueiras. Com o passar dos anos e o crescimento dos prédios e construções em Bombinhas, tem sido mais difícil encontrar locais para avistar as buraqueiras. Mas elas ainda estão pelas áreas verdes. Um lugarzinho que sempre passo, cuidando para vê-las, é uma praça que fica entre os bairros de Canto Grande e Morrinhos (em frente ao Arvoredo Marina). Elas são muito fofas! Mas as observe de longe para não assustá-las.


E você, já visitou Bombinhas? Tem mais alguma dica para além do mar? Me conta aqui nos comentários.


Comentários

  1. Amei o post. Bombinhas é sensacional! São muitos atrativos em uma cidade tão pequeninha. Conquista o coração de todo mundo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Eu amo Bombinhas! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas