Floripa: Um tour com comes, bebes e contos


Ao escutar falar de Floripa, qual é a primeira coisa que vem a sua mente? Com certeza, as praias e suas belezas naturais, não é mesmo? Mas você sabia que é possível experienciar um pouco da cultura e da história da Ilha da Magia por meio da gastronomia?

Huummnn... já começou a ficar bom esse assunto! Quando falamos na gastronomia do Estado de Santa Catarina, especialmente da região litorânea, percebe-se uma presença significativa de pratos preparados a base de frutos do mar e pescados, além de forte influência culinária da colonização portuguesa. Também, o estado é conhecido pela tradição cervejeira, a qual é celebrada em festas como a Oktoberfest, de Blumenau, uma das maiores do mundo. E, ainda, na Grande Florianópolis, entre outras regiões, se destaca a produção de cachaça.

Agora, me diz uma coisa: a possibilidade de vivenciar a cultura de uma região a partir de uma experiência boêmia e gastronômica, não torna um passeio ainda mais interessante? Pois essa é a proposta do Food Tour: Comes, Bebes e Contos, do Guia Manezinho. Participei da primeira edição e gostei tanto da experiência que merece indicação aqui no blog.

O Food Tour permite conhecer Floripa de uma maneira diferenciada, visitando bares, localizados no Centro Histórico da ilha, e que utilizam, em seu cardápio, ingredientes que retratam a identidade local.

O tour é todo feito a pé, uma caminhada leve e tranquila pelas ruas do Centro Histórico. No trajeto, entre um bar e outro, passamos por alguns locais turísticos, onde o guia nos conta um pouco sobre a história e a cultura da região. E, ainda, durante o passeio, são realizadas várias propostas de jogos para entrosamento do grupo, o que deixa a experiência ainda mais divertida.

Caminhada pelo Centro Histórico

Durante o passeio, o guia nos traz alguns aspectos históricos da região

O ponto de encontro é o Monumento ao Miramar, onde já iniciamos escutando um pouco sobre o funcionamento do tour, algumas curiosidades e história do centro de Floripa. E pra abrir o tour, um brinde de boas-vindas com uma cachaça artesanal da ilha.

Monumento ao Miramar

Dali, a nossa primeira parada foi o Franklin Bar, um bar de coquetéis, inspirado na cultura catarinense e que homenageia o artista Franklin Cascaes. O proprietário Diego Rita é mixologista, nos contou sobre a sua ideia da criação do bar, explicando sobre a escolha dos ingredientes e preparação das bebidas. Degustamos batatas fritas da casa, empanadas com farinha de beiju e especiarias, mais um coquetel. Escolhi a Garapirinha, um drinque feito à base de cachaça artesanal branca, limão-taiti e caldo de cana – uma delícia!

A decoração do Franklin Bar chama a atenção, com obras de Thiago Valdi.

De lá, uma caminhada nos levou ao Quiosque do Mozo, localizado na Praça Pereira Oliveira, ao redor de alguns prédios históricos. Ali apreciamos a que é conhecida por ser a melhor almôndega da cidade – e que maravilha, gente! Uma almôndega enooormeee, com um tempero delicioso – com água na boca aqui só de lembrar. E, claro, cerveja pra acompanhar!

A apetitosa almôndega do Quiosque do Mozo. Preste atenção nas imagens que representam o povo manezinho na calçada.

Logo, seguimos até o Vodu Bar. O bar possui uma proposta bem descontraída, torneiras de chope a escolher, um sanduíche de bao chinês muito saboroso, preparado na hora pelo Chef Gui Schwinn. Escolhi o de cogumelo agridoce, queijo colonial, salada de cenoura com óleo de gergelim e amendoim. Adorei! E pra completar, o Guia Manezinho ainda propôs uma rodada de um jogo muito divertido de vocabulário manezês.

O bao é esse pãozinho aí da foto. Ele é assado no vapor e é delicioso!

Finalizamos a tour no Canto do Noel, boteco conhecido por ser reduto tradicional de samba, onde provamos bolinho de pirão e de arroz à grega, acompanhado de cerveja de boteco.

Quitutes do Canto do Noel e lembrancinhas do Guia Manezinho

Pensa se deu vontade de terminar esse tour? Estava bom demais! Foram quatro bares, muito papo, risadas, histórias para contar e gente bacana. Uma maneira diferente de estar imerso na cultura da região, conhecer lugares legais e ainda fazer novas amizades.

O tour foi pensado e é acompanhado pelos queridos Rodrigo Stüpp (Guia Manezinho), jornalista e criador dos Free Walking Tours em Floripa; e Lucas Passold, arquiteto e urbanista. Acontece nas quartas-feiras à noite (clique aqui para ter acesso às próximas datas), com duração de, aproximadamente, 4 horas. A experiência vale muito a pena!!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas