Onde comer em Ouro Preto, Minas Gerais?


Não sei se há nesse país algum lugar em que a gastronomia me chame mais a atenção do que em Minas Gerais. Lembro a primeira vez em que provei um feijão tropeiro, feito por uma amiga mineira que estava vivendo aqui no Sul – aquela mistura com feijão, farinha de mandioca, torresmo, cebola... era bom demais da conta!
Na culinária mineira, predomina o uso de vários tipos de carnes: bovina, suína, frango, em receitas como a vaca atolada, o frango ao molho pardo ou o frango com quiabo, o torresmo – tão crocante, acompanhado de uma mandioca frita –, linguiças, chourizos, etc. Além de outras iguarias como o tutu de feijão, o bambá, a couve refogada, os famosos queijos mineiros, pão de queijo, café, doce de leite, compota de frutas, e por aí vai... Gente, já estou com água na boca.
Então, vamos passear pela gastronomia ouro-pretana? No post de hoje, algumas dicas de onde se deliciar no Centro Histórico de Ouro Preto.

Bené da Flauta Restaurante e Café: Estive duas vezes jantando no Bené da Flauta, claro que facilitava o fato de estar em uma pousada próxima, mas o restaurante oferece um cardápio espetacular! Localizado em um casarão colonial, o restaurante serve culinária mineira no almoço e, durante à noite, pratos à la carte

No primeiro jantar, a minha escolha foi a Menina do Sobrado, um prato à base de carne seca refogada no pirão de mandioca, acompanhado de purê de abóbora e arroz de alho – Delicioso! E uma sobremesa bem típica, o Festival de doces da terra, com doce de leite, goiabada, doce de cidra, compota de mamão verde enrolado, cocada em pasta, compota de laranja da terra e queijo minas frescal – a combinação estava ótima!

Na segunda visita ao restaurante, a escolha foi o Bambá de Couve, um caldo de fubá, com couve refogada, linguiça, carne de porco e pedaços de angu frito – Uma delícia! Escolha uma das mesas no segundo piso e você poderá apreciar a vista da cidade e da Igreja São Francisco de Assis, belíssima com a sua iluminação noturna.

Da esquerda para a direita: Menina do Sobrado, Bambá de Couve e a vista para a Igreja São Francisco de Assis

Império do Café: Foi aqui a primeira parada em Ouro Preto para um cafezinho com pão de queijo. Mas a melhor pedida foi a porção de pastéis de angu, recheados com couve e bacon ou frango com quiabo – eu já havia pedido um café, mas depois de provar os pastéis, não via melhor combinação pra eles do que uma Ouropretana, a cerveja típica da cidade. O Império do Café está localizado no prédio do Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG, próximo à Praça Tiradentes. Além da cafeteria, o local dispõe de galeria com exposições de artistas, livraria... Vale a pena dar uma passadinha por aqui!

As delícias do Império do Café e a vista do Centro Cultural, no segundo piso

Restaurante 7 de Ouros: O restaurante serve pratos da culinária mineira, opções vegetarianas, saladas e sobremesas típicas. Funciona em sistema self-service. Para abrir o apetite, experimente uma cachaça típica mineira e, depois, escolha as suas preferências no buffet, tem tutu de feijão, feijão tropeiro, frango com quiabo, vaca atolada, etc. A comida é bem saborosa!

Fachada do restaurante 7 de Ouros e sobremesa típica mineira 

O Passo Pizza Jazz: Esse restaurante foi indicação de um dos vendedores de uma loja de souvenirs que visitei. Localizado em um casarão do século XVIII, serve pizzas assadas em forno à lenha, que são o carro chefe da casa. Há outras opções no cardápio como massas, carnes, peixes, saladas e sobremesas. A varanda possui vista para o Centro Histórico e, ainda, conta com uma programação de música ao vivo (consulte no site).

Fui de pizza e um dos sabores que escolhi foi o Trembão – o nome já diz tudo –, preparada com queijo mineiro curado, tomatinho no forno, palmito e manjericão – claro que acompanhou um chope Ouropretana Pale Ale. Perfeito para uma noite quente! E não poderia faltar a sobremesa: sorvete de queijo com coco e goiabada cascão. Mas, sorvete de queijooo? Como assim? Será que é salgado?? – fiquei pensando. Só digo uma coisa, experimente! É uma delícia! Tanto que, quando encontrei picolé de queijo, resolvi repetir a experiência! Divino!

Chope Ouropretana e sorvete de queijo com goiabada cascão: Delícias no restaurante O Passo

Fiquei com vontade e não consegui visitar: a Cervejaria Ouropretana. Experimentei os chopes Pilsen e Pale Ale da marca em outros locais, mas gostaria de ter visitado a loja de fábrica e feito a degustação. Infelizmente, não consegui dessa vez, mas, ficou para a próxima visita a Ouro Preto. Com certeza, há muitos motivos para voltar à cidade, que vão muito além da gastronomia local. Conto mais nos próximos posts.
E aí, este post te deixou com água na boca também?


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas