Você já pensou em viajar para dentro de si mesmo?


Hoje, 27 de agosto, é dia do psicólogo. E para celebrar a profissão, vamos falar mais um pouquinho sobre viagens internas (leia-se psicoterapia)?

Ahh, é tão bom viajar por esse mundo a fora, não é mesmo? Mas você já experimentou o que é viajar para dentro de si? Temos tanto guardado dentro de nós mesmos e, muitas vezes, nem imaginamos as riquezas que podem ser encontradas em nossas profundezas.

Tenho percebido que as pessoas têm buscado mais, hoje em dia, maneiras de se conhecer melhor, de se conectar consigo mesmo, de adquirir uma maior consciência sobre suas ações. Muita gente está se abrindo mais para processos como a psicoterapia, que é um dos principais instrumentos que o psicólogo que atua na área clínica utiliza.

Mas, infelizmente, ainda há preconceito e desconhecimento acerca do trabalho do profissional e do processo terapêutico. Sim, eu ainda esbarro por aí em visões equivocadas sobre a prática e a profissão do psicólogo clínico. Ainda há pessoas que resistem em iniciar um processo psicoterápico, com a ideia errônea de que o psicólogo é um profissional que atende somente pessoas que têm algum comprometimento mental grave, que a terapia é “coisa para louco”.

É tão fácil irmos até o médico quando sentimos alguma indisposição ou questão física, mas quando o assunto é saúde mental, o psicólogo é o último profissional a ser procurado... depois da pessoa expor a sua vida aos amigos, buscar ajuda espiritual, fazer promessa etc. Não estou dizendo que não seja válido buscar aquilo que você acredita, mas um processo orientado por um profissional qualificado pode auxiliá-lo a se conhecer melhor, enfrentar momentos difíceis, obter uma verdadeira mudança pessoal, enfim, ter uma vida saudável e satisfatória.

E como funciona esse processo? Você deve ter lembrado daquela famosa cena em que o paciente fala sobre a sua vida deitado em um divã e o psicólogo fica sentado atrás dele, apenas escutando, não lembrou? – Mais uma visão equivocada da prática profissional.

Claro que, na terapia, a principal ferramenta de trabalho do psicólogo é a escuta. Para isso, a fala do paciente tem importância fundamental e é a partir dela que o terapeuta vai conduzir as sessões. Entretanto, há diversas abordagens utilizadas pelos profissionais e, algumas delas, inclusive, exigem do terapeuta uma posição mais ativa junto ao paciente. A verdade é que a psicoterapia é um processo colaborativo, onde o paciente e o terapeuta trabalham de forma conjunta para resolver as questões trazidas para a sessão.

E é durante as sessões que se darão os primeiros passos dessa aventura ao nosso interior – primeiros, porque continuamos caminhando quando saímos da sessão. É importante salientar que a terapia não é só o que acontece quando estamos junto do terapeuta, mas o que fazemos e refletimos em nosso dia a dia, depois desse encontro.

Nós temos um mundo a descobrir dentro de nós! E a terapia é a melhor forma de embarcar nessa viagem, fazendo nos aventurar em muitos momentos de nossa história, avistar situações passadas que podem ter relação com o que estamos vivendo hoje, nos deparar com medos, com questões familiares, descobrir forças... temos muito a explorar!

Cada momento dessa viagem vai nos fazendo conhecer um pouco mais de quem nos tornamos, das razões de nossas escolhas... E todas as descobertas que encontramos pelo caminho nos fazem crescer, amadurecer, nos fortalecem para buscar mudanças em nossa vida, em nossas relações, em tudo aquilo que queremos alcançar.

E como será o final dessa viagem? Escolhendo o caminho do autoconhecimento, você será capaz de ter um novo olhar sobre si mesmo e, também, sobre o mundo que o cerca e, consequentemente, chegará ao destino de uma vida saudável e feliz! Belo destino, não é mesmo? Então, que tal embarcar nessa expedição para dentro de si mesmo?



Aproveito para parabenizar a todos os colegas de profissão neste dia! Em especial, a minha terapeuta, quem conduz sabiamente algumas de minhas viagens internas. 


Comentários

Postagens mais visitadas