Caminhos Rurais: Conhecendo um outro lado da capital gaúcha

Porto Alegre possui uma zona rural desconhecida por muitas pessoas que visitam a cidade – e até mesmo pelos próprios moradores. A área rural da capital gaúcha ocupa 30% de seu território e, com o intuito de valorizar a região, algumas propriedades rurais se reuniram, fazendo parte do roteiro turístico conhecido como Caminhos Rurais. 

Dentre as atividades disponibilizadas pelas propriedades que integram os Caminhos Rurais estão ecoturismo, atividades pedagógicas, agricultura familiar, práticas equestres, entre outras. Além das propriedades rurais, fazem parte do roteiro outros atrativos históricos localizados na região.

Durante o roteiro, os visitantes são acompanhados por um guia de turismo que conta fatos históricos sobre a formação dessa região de Porto Alegre e outras curiosidades sobre as localidades que compõem a rota. Para que você conheça um pouco mais sobre esse passeio, vou relatar, no post de hoje, como foi a minha experiência ao percorrer os Caminhos Rurais*.


A Cabanha Costa do Cerro faz parte dos Caminhos Rurais


PERCORRENDO OS CAMINHOS RURAIS...

O Largo Zumbi dos Palmares é o ponto de encontro para a saída do passeio. Ao iniciar o percurso, que é feito em uma van, o guia nos leva a uma viagem pela história da zona Sul da capital. No trajeto, podemos avistar alguns pontos históricos, até chegar a nossa primeira parada: a Capela Nossa Senhora de Belém, na Praça Belém Velho. Em um passeio pela praça, observamos as figueiras centenárias e algumas casas antigas de arquitetura portuguesa.



No roteiro, também conhecemos o interior da Capela Nossa Senhora de Belém


Dali, seguimos até o Sítio do Mato. Aproveite que é hora de respirar ar puro! Logo na chegada fomos surpreendidos com a informação da alta qualidade do ar (98%), que pode ser identificada pela presença de líquen vermelho no tronco das árvores. Fomos recebidos pelos proprietários, que nos deixaram super à vontade e, ainda, nos ofereceram um delicioso bolo de chocolate com suco.

O Sítio do Mato trabalha com atividades pedagógicas e recebe, especialmente, visitas de escolas, mas também é possível realizar agendamento de visitação particular. O local permite um contato mais próximo com a natureza: interagir com os animais, alimentá-los, colher frutas direto do pé... um verdadeiro dia de campo.



O Sítio do Mato proporciona envolvimento com atividades do dia a dia no campo (Foto: Moga pelo Mundo)


Nossa terceira parada foi na Granja Lia, onde saboreamos um delicioso almoço campeiro, preparado em panela de ferro e fogão à lenha. Não deu pra ficar sem repetir! Estava uma delícia! A Granja Lia trabalha com produtos orgânicos, que podem ser adquiridos no local.

Lá, é possível tirar um momento para relaxar, deitando nas redes que estão dispostas em meio à natureza, ou mesmo sentar embaixo da figueira e bater um bom papo. A propriedade também trabalha com atividades de piscicultura. Atende grupos, sob agendamento, para almoço (mínimo 10 pessoas) ou piquenique e eventos.



A Granja Lia é uma das propriedades que faz parte dos Caminhos Rurais. Não dá vontade de morar num lugarzinho assim?


De lá, fomos conhecer a Cabanha Costa do Cerro, uma propriedade que trabalha com criação, hospedagem e aluguel de cavalos. O local abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma unidade de conservação que, pela vontade do proprietário rural, se torna uma área preservada e protegida, sem a desapropriação das terras.

As áreas de RPPN podem ser exploradas, com autorização do órgão responsável, para alguns tipos de atividades específicas como pesquisas científicas e atividades educacionais, por exemplo. Dessa forma, as RPPN têm grande importância para a conservação da biodiversidade e preservação dos biomas brasileiros.



A Cabanha Costa do Cerro abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural


Os proprietários da cabanha nos levaram por um passeio contemplativo ao redor do lago, explicando sobre o trabalho desenvolvido no local. A propriedade também possui um pequeno museu, com alguns objetos e fotos antigas. Ao som de músicas gaúchas, tocadas em disco de vinil, descansamos um pouquinho, acompanhados de um cafezinho com pão. Em seguida, realizamos um passeio de trator muito divertido, que nos levou até os limites da área da reserva, finalizando a visita à cabanha.



Cabanha Costa do Cerro


O nosso último ponto do roteiro foi o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, dedicado à padroeira de Porto Alegre, localizado no alto do Morro da Pedra Redonda. O Santuário oferece uma vista de 360° de Porto Alegre e, se o tempo permitir, é possível ver até os seus arredores - uma bela paisagem que finaliza o passeio.



Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus


Do Santuário, retornamos ao Largo Zumbi dos Palmares, com uma experiência maravilhosa na bagagem. Os Caminhos Rurais mostram um lado totalmente diferente de Porto Alegre, permitem desfrutar de paisagens que relaxam os olhos e a mente e apreciar aquilo que é simples. Precisa de mais motivos para colocar o roteiro na sua programação?

O tour acontece sempre no segundo domingo do mês, das 9h às 18h. Em cada passeio são realizadas visitações a três propriedades rurais, que variam a cada mês, portanto, todo roteiro é diferente. O almoço, incluso no valor do ingresso, é realizado em uma das propriedades rurais visitadas. Maiores informações, preços, bem como a programação dos próximos roteiros podem ser consultadas nos sites Sítio do Mato TurismoCaminhos Rurais.


* O passeio foi realizado em uma parceria do Coletivo TraveleRS com o Sítio do Mato Turismo. Além do Viagens no Divã, estavam presentes os blogs Barbadas pelo Mundo e Moga pelo Mundo.





Comentários

  1. Como tem lugares legais nesse nosso Rio Grande! 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisamos aproveitar mais a diversidade de atrativos que temos por aqui! E esse roteiro pela região rural da capital gaúcha vale muito a pena! 😉

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas