Zaanse Schans: Um passeio pela vila dos moinhos na Holanda



Sabe o que eu resolvi fazer nessa minha última ida à Europa? Eu não quis ir com roteiro programado, fiz apenas algumas pesquisas bem breves sobre as atrações anteriormente. Eu queria mesmo descobrir o que cada lugar tinha a oferecer no momento em que estivesse lá, me deixar surpreender, deixar o vento me levar... Hummnn, bem propício para o local do qual escrevo esse post, não é mesmo?

Pois bem, eu acabei chegando a Zaanse Schans em um “acidente de percurso”, digamos assim, rsrsrs. Vou contar melhor... Quando incluí a Holanda no roteiro de viagem, a minha ideia inicial era aproveitar para conhecer os moinhos de Kinderdjik, que ficam próximos de Rotterdam. No entanto, um dia antes de sair de viagem para Amsterdam, dei as orientações para o meu cunhado – que conduziu o veículo durante a viagem – para chegar aos moinhos de Zaanse Schans. Sem ter feito um planejamento e sem ao menos anotar os nomes dos lugares que eu havia pesquisado, quem disse que eu lembrava do nome correto dos moinhos que eu gostaria de conhecer? Só depois, chegando lá, fui me dar conta do erro: eu havia confundido os lugares! O que fazer então? Já que estávamos lá, o que restava era aproveitar para conhecer o local.

Zaanse Schans nos reservou um belo passeio


Zaanse Schans é uma pequena vila de moinhos, localizada na cidade de Zaandam, a aproximadamente 20 minutos de carro de Amsterdam. Dessa forma, é uma excelente sugestão para um bate e volta, se você estiver visitando Amsterdam. A vila possui um conjunto de moinhos e construções originais do século 17 e, ainda hoje, há pessoas que residem no local.

Ao longo da vila, corre o rio Zaan e, em seu entorno, por volta de 1600, começaram a ser construídos, pelos residentes da região, os primeiros moinhos. A partir do século 17, o número de moinhos já ultrapassava seiscentos, tornando a região uma importante zona industrial e a mais antiga do mundo. Por volta de 1850, os moinhos começaram a ser substituídos por motores a vapor e, atualmente, restam apenas treze moinhos industriais na região, os quais se mantêm preservados pela Sociedade de Moinhos de Vento de Zaan e podem ser visitados em Zaanse Schans.

Vista de alguns dos moinhos de Zaanse Schans


Os moinhos de Zaanse Schans servem como museus, que contam alguns aspectos históricos da região e mostram detalhes sobre a vida e o trabalho da época. Inclusive, alguns moinhos ainda podem ser vistos em pleno funcionamento. Dentre os moinhos do local, é possível conhecer como se dava a produção de tintas, de óleo, de gêneros alimentícios como queijos, chocolates, temperos, entre outros. É muito interessante. Você pode escolher o seu preferido para visitar.

E o passeio ainda vai muito além disso, já que andar pela vila leva o visitante a experimentar diferentes sensações. Caminhar contornando o rio Zaan, observar os grandes moinhos ao redor, os campos e os pássaros voando no horizonte, as pessoas passeando em suas bicicletas... escutar o som das hélices dos moinhos girando, sentir o vento forte batendo no rosto, o cheiro de chocolate... a cada passo, há algo novo que desperta os sentidos.

Ao passear pela vila, é fácil sair encantado com as pequenas casinhas de madeira, tão delicadas, que mais parecem casas de bonecas. O lugar é super fotogênico. E se bater aquela fome durante o passeio, ainda é possível encontrar restaurantes e cafés. E caso você prefira ter uma experiência de maior imersão no local, há, também, algumas pousadas por lá.

As construções em Zaanse Schans são muito fofas


Um lugar que eu adorei conhecer foi o museu e oficina de tamancos – Wooden Shoe Workshop. O museu conta com uma das maiores coleções de tamancos de madeira da Holanda, desde aqueles que eram utilizados por trabalhadores rurais, até tamancos decorados para uso em festas e casamentos.

Alguns tamancos expostos no museu. Tem até um tamanco vindo de Teutônia, aqui no Rio Grande do Sul.


Além disso, é possível descobrir algumas curiosidades sobre a utilização dos famosos tamancos de madeira, que serviam não apenas como calçado, mas também podiam ser utilizados como uma arma – Que perigo, hein! No final, há uma demonstração de como são fabricados os tamancos e uma loja de souvenirs, onde você pode até mesmo comprar o seu próprio tamanco de madeira, hehehe.

Demonstração da fabricação de um tamanco de madeira

Os tamancos de madeira são um dos símbolos típicos da Holanda


O passeio pela aldeia pode ser feito a pé ou você pode optar pelo aluguel de bicicletas. E pra completar, há a opção de navegar pelo rio Zaan a bordo de um barco, obtendo uma outra perspectiva de observação da vila dos moinhos.

Cruzeiro pelo rio Zaan


O local possui uma boa infraestrutura turística para receber os visitantes, sendo facilmente acessível por qualquer meio de transporte. Para chegar lá, a partir da Estação Central de Amsterdam, é só pegar a linha de ônibus 391, da empresa Connexxion, que sai a cada 15 minutos e vai até a parada do Zaanse Schans (40 minutos de viagem), ou pegar trem, descendo na Estação Zaandijk – Zaanse Schans (17 minutos de viagem + 15 minutos caminhando até a aldeia). Se estiver de carro, há estacionamento no local.

Bom, esse “erro de percurso” – ou melhor dizendo, a minha falta de atenção e de planejamento de roteiro – que poderia ter estragado todo o dia de viagem, acabou nos levando a conhecer um local cheio de história e muitas curiosidades. No fim das contas, acabei não visitando Kinderdjik, que ficou para uma próxima visita à Holanda, mas valeu a experiência de conhecer Zaanse Schans, um lugar que reservou agradáveis surpresas.

Comentários

  1. Respostas
    1. Um erro que deu certo! 😅 O lugar é bem legal!! Vale a pena conhecer! 😉

      Excluir
  2. Que lugarzinho encantador! Valeu a pena um erro desses 👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acabamos curtindo muito o passeio! Obrigada pela visita ao blog! Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas