O que fazer em Caxias do Sul?


Mas o que tu vais fazer em Caxias? – Parti para o último feriado escutando essa pergunta. Mas não me deixo abater com esse tipo de questionamento, não. Isso me dá ainda mais ânimo para descobrir e mostrar o que há para se fazer em determinado lugar. Como esse semestre eu estou cursando uma disciplina do Mestrado em Turismo, na Universidade de Caxias do Sul - UCS, aumentou o meu desejo de conhecer melhor a cidade, ainda mais pela facilidade de estar por lá toda semana.

Caxias do Sul é conhecida por ser uma cidade para trabalhar. A sua economia está alicerçada na indústria, o que dá a ela o apelido de polo industrial da serra gaúcha. Dessa maneira, normalmente, não é um destino escolhido pelas pessoas para o turismo de lazer, que acabam optando por destinos mais famosos que ficam nos arredores. Foi possível ter essa percepção desde que comecei a pesquisar pelos meios de hospedagem, já que a maior parte dos hotéis é de categoria executiva, voltados para hospedagem de negócios.

No entanto, por estar localizada próxima de cidades mais conhecidas como Gramado, Nova Petrópolis, Canela e Bento Gonçalves, é uma boa opção para incluir em um roteiro pela serra gaúcha. A cidade sedia, a cada dois anos, a Festa da Uva, quando possui a maior movimentação turística.

Hoje em dia, Caxias do Sul está buscando organizar os seus roteiros turísticos e começa a se lançar como alternativa de lazer para os visitantes – para além da Festa da Uva. Em aula, eu conversava com um colega dessa disciplina que estou cursando, turismólogo e doutorando em Turismo, que me contou que ainda é recente, mas Caxias do Sul tem procurado investir e divulgar o turismo com roteiros como a Estrada do Imigrante, os Caminhos da Colônia, o Vale Trentino, as localidades de Ana Rech, Galópolis e Criúva, o roteiro urbano chamado La Città, entre outros.

No feriado que resolvi ficar por lá, pude perceber que a cidade ainda tem um bom caminho a percorrer para alcançar um reconhecimento turístico. O movimento de turistas era muito pequeno. A cidade estava totalmente vazia, já que a maioria das pessoas sai da cidade para visitar outras e, realmente, pouca gente de fora vai para lá. Durante a noite, os restaurantes fecham cedo. E, também, por ser feriado, muitas atrações estavam fechadas como, por exemplo, a Igreja de São Pelegrino, que só consegui conhecer pelo lado de fora.

Bom, se é necessária divulgação, vou dar o meu apoio por aqui, pois a cidade tem, sim, diversas opções de lazer e um bom potencial para o turismo. Neste post, vou separar três lugares que gostei de conhecer em Caxias nessa minha primeira vez turistando por lá, para dar apenas um gostinho do que você pode encontrar na cidade.


Museu Ambiência Casa de Pedra: O museu está localizado em uma casa datada do final do século XIX, construída com pedras basálticas rejuntadas com barro e tijolos artesanais. É o único remanescente em seu gênero no perímetro urbano de Caxias. Além da própria casa ser atração – e ela é muito linda! –, abriga objetos e mobiliários da época que foram doados pela comunidade e que representam o modo de vida, o trabalho doméstico e rural do início da colonização italiana na cidade.

A construção foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal em 2003, obtendo grande valor cultural para o município. Além de sua beleza, o atendimento aos visitantes é ótimo, contando com visitação guiada gratuita. Fica na Rua Matteo Gianella, 53, bairro Santa Catarina. Atende de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 11h às 17h.

Museu Ambiência Casa de Pedra


Parque Jardim Botânico: Eu nem imaginava que Caxias do Sul tivesse um Jardim Botânico, indicação de um dos guias da Casa de Pedra. Aliás, a cidade possui muitas praças, bem arborizadas, ótimas para um passeio ou mesmo tomar um chimarrão.

Entrada do Jardim Botânico de Caxias do Sul


O Jardim Botânico de Caxias do Sul - JBCS é uma área de aproximadamente 50 hectares, localizada na Bacia Hidrográfica do Arroio Dal Bó, junto à represa São Paulo. Abriga uma extensa área verde, lago, cascata, trilhas, jardins, um cactário com espécies nativas e em extinção, entre outros. Com vista para o lago, estão dispostos alguns bancos, onde é possível sentar para relaxar e observar a natureza.

O cactário possui uma grande diversidade de espécies de cactos e suculentas


Um belo refúgio, onde você pode ter agradáveis momentos e que oferece uma sensação de tranquilidade. Se eu morasse em Caxias, ia amar passar muitos fins de tarde por ali. Achei uma delícia! A entrada é gratuita e o local ainda dispõe de internet wi-fi – o que, ao meu ver, nem seria necessário, afinal, a maior conexão ali é com a natureza mesmo. Fica na Rua Atílio Andreazza, 1169, Parque da Represa.

Um dos belos espaços do Jardim Botânico


Castelo Lacave: A vinícola foi construída pelo empreendedor uruguaio Juan Carrau, que se inspirou em um castelo medieval espanhol de século XI. O castelo imponente, em meio às paisagens serranas, forma um belo conjunto paisagístico. Atualmente, funciona como restaurante, espaço pra eventos, possui uma loja de vinhos e é possível realizar visitação guiada pelas dependências internas.

Fachada do Castelo Lacave


Fui com a intenção de almoçar no castelo. O restaurante é lindo, com decoração em estilo medieval, os garçons servem as mesas vestidos a rigor e a comida é servida na modalidade de rodízio. É uma delícia. Você pode consultar o cardápio no site do castelo, clicando aqui.

Saindo do almoço, fiz a visitação guiada e, após, umas comprinhas no varejo. A visita guiada ocorre de hora em hora, com degustação inclusa (R$15,00 por pessoa). O castelo está localizado na Rodovia BR-116, Km 143, s/n, bairro São Ciro.

Visitação interna no Castelo Lacave

Na visitação guiada, você conhece a história da vinícola e do antigo processo de fabricação dos vinhos


Ficou com gostinho de quero mais? Pois eu fiquei com vontade de explorar ainda mais a cidade... E, sim! Caxias do Sul tem muito a oferecer, com opções para curtir vários dias por lá. Vale a pena olhar com novos olhos e se deixar guiar por suas belezas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas