Pomerode: um pedacinho da Alemanha em Santa Catarina


Pomerode, em Santa Catarina, é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Os primeiros colonizadores, vindos, em sua maioria, da Pomerânia, região norte da Alemanha, chegaram na região em 1863. Deixaram as suas tradições, que permanecem vivas até os dias de hoje. A cultura germânica pode ser observada no dia a dia da população, nos seus costumes, na gastronomia, na arquitetura, entre outros.

E por falar em arquitetura, a cidade possui o maior acervo de construções em estilo enxaimel, localizado fora da Alemanha. No município, podem ser encontradas mais de 240 construções nesse estilo. Algumas delas tombadas pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e outras protegidas em nível municipal e estadual. Também, o núcleo rural da localidade de Testo Alto foi reconhecido como Paisagem Cultural pela Unesco.

Portal Turístico de Pomerode

Eu estive em Pomerode nas minhas últimas férias, em uma visita de apenas um dia, aproveitando que a cidade estava nas proximidades do trajeto que fazia parte do meu roteiro. O município está localizado a cerca de 170 km de Florianópolis e a 28 km de Blumenau. Ao chegar na cidade, já pude perceber o clima de tranquilidade, as suas ruas floridas e bem cuidadas e as belezas de suas construções.

Sugiro iniciar a sua visita pelo Portal Turístico Sul – foi por onde iniciei. Lá, você pode obter informações sobre passeios, roteiros, alimentação, entre outros e, ainda, comprar alguns artesanatos.

No Portal Turístico, os funcionários recebem os visitantes em trajes típicos e fornecem orientações para conhecer a cidade. Eles, inclusive, sugeriram baixar um aplicativo para smartphone que auxilia na visita pelo município. No app Pomerode, você obterá informações sobre a cidade, hospedagens, gastronomia, compras, eventos, atrações turísticas, dados históricos e as localizações de cada atrativo. O aplicativo é super prático e ajudou muito na escolha dos lugares que escolhi visitar no meu passeio pela cidade.

Visão do app Pomerode. Imagens capturadas do próprio aplicativo.

Como cheguei perto do meio dia, escolhi, pelo aplicativo, um restaurante de culinária alemã, no centro da cidade. Logo, saí para conhecer Pomerode. No centro, é possível passear a pé, percorrendo o roteiro histórico, observando a arquitetura típica das construções, com imóveis datados de 1920 a 1950. Por aí, já começa a imersão na cultura e história local. Praças, museus, edificações contam sobre o início da colonização e sobre os hábitos e modos de vida dos imigrantes alemães.

Ainda no centro, mas saindo um pouco do roteiro histórico, está o Zoo Pomerode, referência turística no município. O zoológico possui mais de 290 espécies de animais. Além da visitação turística, o zoo realiza um trabalho de conservação e reprodução de espécies em extinção e atividades de proteção e educação ambiental. A visita ao zoo vale a pena, uma ótima programação para toda a família.

O Zoo Pomerode possui viveiros, onde é possível estar próximo das aves e observar a sua diversidade

Seguindo em direção à localidade de Pomerode Fundos, distante 4,5 km do centro, está a Casa do Imigrante Carl Weege – o ponto seguinte de visitação. Um museu reconstruído em arquitetura enxaimel e que mostra o estilo de vida e de trabalho dos colonizadores alemães. Possui exposição de móveis, utensílios, pertences e conta a história da família Weege, além de possuir um bonito jardim com lago.

Detalhes da arquitetura enxaimel podem ser observados na Casa do Imigrante

Na volta, aproveitei para conhecer um dos mirantes da cidade. Pomerode possui três mirantes localizados no alto de diferentes morros, para observação da natureza e com vista de diferentes paisagens e regiões. Escolhi o Morro da Turquia por ser o mais próximo do centro da cidade e pertinho da Casa do Imigrante.

É possível subir o morro em veículo de passeio, cujo nível de dificuldade é entre médio e difícil. Algumas partes da estrada que sobe o morro são bem íngremes – em alguns momentos, achei que o carro nem chegaria até o fim. Mas chegou e, no alto, você tem a vista de parte da cidade. Na minha opinião, o ponto alto do morro nem foi a vista final, mas as paisagens rurais observadas ao longo do caminho.

Vista do mirante do Morro da Turquia, a 586 metros de altura

Paisagens observadas ao subir o Morro da Turquia

Como já era final de tarde e, do alto do morro, já era possível ver as nuvens carregadas que começavam a se aproximar da cidade e anunciavam a hora de voltar para casa, me despedi da Pequena Alemanha – mais um dos apelidos de Pomerode.

O município ainda possui muitos outros atrativos, opções de atividades de ecoturismo, esportes de aventura, compras, festas típicas como o Festival Gastronômico de Pomerode, a Festa Pomerana e a Osterfest – uma celebração de páscoa nos moldes das tradições germânicas. Quaisquer das opções serão bons motivos para visitar a cidade.

E se você estiver curtindo as festas que acontecem no mês de Outubro na região como a Oktoberfest de Blumenau, ou mesmo passando pelos arredores da cidade, aproveite para visitar Pomerode e conhecer um pedacinho da Alemanha aqui no Brasil.

Comentários

  1. Respostas
    1. Temos uma diversidade sem tamanho e, mesmo sem sair do país, podemos conhecer muitas culturas do mundo. Obrigada pela visita ao blog! Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas