Manzanillo del Mar, Cartagena das Índias, Colômbia: A experiência de hospedagem em Resort



Os resorts são meios de hospedagem que oferecem serviços completos de hotelaria, bar e alimentação, serviços de estética, recreação, piscinas diferenciadas, quadras esportivas, entre outros. Tudo voltado para o divertimento, descanso e lazer do hóspede. Além disso, os resorts costumam trabalhar com o sistema tudo incluído na diária, desde refeições, atividades de lazer, taxas, etc.

São ótimas opções para famílias com crianças, pois dispõem de atividades recreativas com monitores e espaços destinados a todas as idades, assim como para pessoas idosas, já que sempre há entretenimento e espaços adaptados para esse público. Ou para quem quer mesmo relaxar. Também, muitos casais optam pelo resort para curtir a lua de mel. Claro que, muitas vezes, esses públicos têm interesses bem diversos e que não contemplam a escolha de um resort como hospedagem, tudo vai depender do objetivo do viajante.

Normalmente, essa não é minha preferência quando escolho um meio de hospedagem. A  localização dos resorts, geralmente, é em uma região mais afastada, devido ser necessária uma grande área para a construção de todo o complexo. Como eu gosto mesmo é de estar imersa no cotidiano e me sentir fazendo parte do lugar que visito – e o resort não atende essa necessidade, acabo sempre optando por outros meios.

Mas, a viagem a Cartagena das Índias e o pedido do marido de ter essa necessidade dele atendida, me deu a possibilidade de vivenciar esse outro lado também. A nossa hospedagem foi dividida entre alguns dias em um hotel no Centro Histórico e os demais em resort.

Fim de tarde na praia privativa do resort em Manzanillo del Mar

Ficamos no Resort Estelar Playa Manzanillo, localizado na praia de Manzanillo del Mar, a aproximadamente 30 minutos do Centro Histórico de Cartagena das Índias. O resort oferece transporte gratuito diário a cada 30 minutos para o Centro Histórico, permitindo que o viajante possa visitar as diversas atrações da cidade. Além disso, outros passeios podem ser contratados por lá mesmo.

A praia de Manzanillo del Mar é tranquila, ótima para relaxar. Possui águas em tom escuro como as do centro da cidade, próprias para banho. No entanto, achei a região pouco movimentada. Em uma manhã, saí com o meu marido para dar uma caminhada pela beira do mar, mas não tive a sensação de estar segura, apesar de ter encontrado seguranças pelos arredores. Em alguns pontos, a praia era praticamente deserta.


A calmaria da praia de Manzanillo del Mar

O que mais encanta na praia de Manzanillo del Mar é o pôr do sol. Vale a pena sentar nas cadeiras dispostas na praia privativa, em frente ao resort, para assistir a esse espetáculo da natureza. Ou mesmo desfrutar esse momento na área da piscina, onde, também, se tem uma vista agradável.

O sol se pondo em Manzanillo del Mar

Final da tarde em uma das áreas de piscina no resort


O Estelar conta com três áreas de piscina. Uma área mais calma, que permite relaxar e fazer uma boa leitura. Outra, mais agitada, com músicas e diversas atividades organizadas pela equipe de recreação e lazer. E, ainda, uma terceira, especial para banho de sol. 

Curtindo uma das piscinas do resort

Há diversas opções de restaurantes no resort. Ao meio dia, há somente a opção de buffet. À noite, você pode optar pelo buffet, o qual não necessita reservas, ou um dos outros restaurantes especializados (pizzas, carnes...). Nós utilizamos sempre os serviços de buffet, pois as reservas deveriam ser feitas até determinado horário e acabávamos deixando a hora passar todos os dias. Também, há um bar que fica aberto durante o dia todo, onde aproveitamos várias bebidinhas. Os coquetéis eram bem gostosos!

Dentre as atividades de lazer, o resort promove festas e jantares com apresentações artísticas, danças e músicas típicas. Em uma das noites, nenhum dos restaurantes abriria, pois teria uma única festa na área da piscina. O traje era social e eu nem tinha levado esse tipo de roupa. Não sou o tipo de viajante que coloca no roteiro festas à noite... Sou muito mais do dia, então, nunca levo roupa para um evento mais formal, a não ser que eu viaje para algum específico.

O jeito foi colocar um vestidinho e ir de rasteirinha mesmo – era o que eu tinha. Nem mesmo uma saia longa eu tinha levado para cobrir o chinelo. Confesso que fiquei com receio de ser barrada na entrada por não estar com o traje apropriado, rsrsrsrs... mas não me falaram nada, entrei e me diverti bastante. Mas já deixo a dica: se escolher esse meio de hospedagem, é sempre bom levar uma roupa para a noite, pois sempre tem algum evento mais formal na programação.

Outra coisa que, normalmente, os resorts oferecem são os serviços de fotos profissionais, que podem ser agendados. No Estelar, a empresa Memories faz esse serviço. Em uma manhã, eu e o meu marido estávamos curtindo a piscina e o profissional Juan fez algumas fotos nossas “sem compromisso”. É, escrevi entre aspas, porque é bem difícil não querer levar todas as fotos para casa. Elas ficaram lindas e renderam uma bela recordação da viagem.


E teria como deixar de levar para casa essas fotos lindas?

A experiência de se hospedar em um resort pode ser bem legal, sim, já que há uma ótima infraestrutura para ser aproveitada, a comodidade de estar em frente ao mar e ter uma praia exclusiva para os hóspedes, não precisar se preocupar com refeições quando o sistema é all-inclusive, ou seja, você tem tudo em mãos, no mesmo lugar. Em contrapartida, toda a comodidade tem um custo, e não falo do custo financeiro, mas sim em ser um ambiente que não permite que o visitante esteja imerso no dia-a-dia da cidade escolhida – o que eu privilegio muito.

Nas áreas do resort é possível observar pássaros e outros animais comuns na região

Se vale pena ficar hospedado em resort em Cartagena das Índias? Bom, aí vai depender dos seus interesses, de que tipo de viajante você é e do que você busca na sua viagem.

A minha preferência, sem dúvida, foi ficar hospedada no Centro Histórico. Já, para o meu marido, o resort cumpriu com toda a necessidade de viagem dele. Em comum, ficaram as emoções e sensações que essa viagem nos trouxe e que fizeram valer a pena cada momento! Ficou uma lembrança muito boa!


Comentários

  1. Que espetáculo de por do sol! Tem que fazer um post do por do sol em Bombinhas também:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarooo!! Vou tirar os posts de Bombinhas do papel para abrir o período de verão do blog! Os finais de tarde por lá são realmente uma beleza! Obrigada pela dica, Fran! Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas