Pelas ruas do Centro Histórico de Paraty

Quem me conhece, sabe o quanto sou apaixonada por cidades históricas. E esse ano, decidi que um dos meus objetivos de viagem seria riscar da minha lista de desejos alguns desses lugares. Um deles foi Paraty, sonho que pude realizar em minha última viagem.

Em uma escapada rápida de um final de semana, aproveitei para conhecer a cidade. E, embora a previsão do tempo não estivesse muito favorável, pude aproveitar muito essa primeira vez por lá, terminar a viagem satisfeita e perceber que Paraty é destino para qualquer clima ou época do ano.

As ruas de Paraty foram projetadas para alagar, facilitando a limpeza da cidade na época


COMO CHEGAR EM PARATY?

Paraty está localizada no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, na região denominada Costa Verde, a aproximadamente 248 km da capital. A viagem de carro leva em torno de 4 horas pela BR-101, rodovia Rio-Santos.

Saindo do Rio, é possível ir até Paraty de ônibus, com embarque na Rodoviária Novo Rio (em torno de 79 reais a passagem), traslados contratados com agências (em torno de 200 reais por pessoa), táxi ou Uber (se você pechinchar, poderá conseguir a viagem de táxi ao preço do Uber, em torno de 400 reais a viagem). E por estar localizada na divisa entre Rio e São Paulo, você pode chegar à Paraty vindo dos aeroportos da capital paulista também, o que aumenta o percurso em alguns quilômetros (270 km a distância total).

Independentemente do caminho escolhido, é sempre importante cuidar o horário que você fará a viagem, evitando os horários de pico, o que pode acrescentar mais de uma hora em seu percurso.


ONDE SE HOSPEDAR?

Paraty possui diversas opções de hospedagem e a sua escolha pode depender da época do ano em que estiver por lá ou dos seus objetivos de viagem. Há uma infinidade de pousadas de praia, opções de montanha, já que Paraty também é destino de serra, mas a maioria das hospedagens estão no Centro Histórico e no seu entorno.

Como a intenção principal da minha viagem era conhecer o Centro Histórico, escolhi uma pousada próxima da Praça da Matriz, de onde saem alguns passeios, pertinho de atrações e variadas opções de restaurantes.

A pousada escolhida foi a Doce Paraty, que fica bem no limite do Centro Histórico e possui um bom custo-benefício. A localização, com certeza, é o seu principal atrativo. É importante levar em conta que, se você estiver hospedado dentro dos limites do Centro Histórico, não é possível o acesso de carro até a pousada, já que a circulação deles não é permitida, tendo que se deslocar até o local a pé.

Saindo da pousada, a primeira rua no Centro Histórico e o seu calçamento conhecido como pé de moleque


CONHECENDO O CENTRO HISTÓRICO DE PARATY

Paraty é famosa pelo seu Centro Histórico, preservado desde o século XVIII e que serviu de cenário para inúmeras produções cinematográficas e audiovisuais. Atualmente, o Centro Histórico é reconhecido como Patrimônio Nacional, tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e considerado pela Unesco como o conjunto arquitetônico mais harmonioso. A cidade está buscando reconhecimento como Patrimônio Internacional paisagístico da Unesco.

Construções coloniais

É difícil não se encantar ao andar pelas ruas de pedra irregulares, sentir o clima que remete ao passado, observando o casario colonial, as carroças que percorrem as ruas... Se impressionar com as águas que, em um piscar de olhos, inundam parte da cidade – andar pelas ruas alagadas fica até divertido, quando é preciso ir e voltar para encontrar um caminho e seguir o seu passeio.

As ruas alagam rapidamente

Cada rua tem um encanto diferente

E não há melhor maneira de explorar o Centro Histórico de Paraty do que percorrê-lo com calma, entrando em cada rua, sem medo de se perder e se deixar envolver por seus encantos. Como na cidade histórica não há circulação de carros, percorrer as ruas e observar cada detalhe das construções e da vida paratiense pode ser feito com tranquilidade. Inclusive, a cidade é bem segura, podendo andar despreocupado dia e noite.

O Centro Histórico de Paraty fica lindo à noite

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Igreja Nossa Senhora das Dores, também chamada Capelinha

Uma ótima alternativa para visitar os principais atrativos do Centro Histórico, conhecer alguns dados históricos e curiosidades sobre as construções, o planejamento da cidade e ainda receber dicas do que fazer, onde comer, entre outros, é fazer um tour guiado. Há diversas opções deles. Fiz o Free Walking Tour, guiado pelo Juan, que acontece diariamente, exceto nas quartas-feiras. O ponto de encontro é em frente à Praça da Matriz, com saídas às 10h30 em português e às 17 horas em inglês.

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

O tour é feito à pé, passando por igrejas, construções do século XVIII, descobrindo muitas curiosidades e cantinhos do Centro Histórico. Depois de fazer o tour, você andará pelas ruas observando a cidade com outros olhos, conhecendo os motivos das casas serem brancas e o porquê as ruas alagam, observando as características maçônicas na arquitetura... Andar pela cidade conhecendo a história e os detalhes é bem mais interessante.

Percorrendo as ruas do Centro Histórico no Free Walking Tour


O QUE FAZER NO CENTRO HISTÓRICO?

Além de percorrer as ruas a pé, andar por todos os cantos, se deixar envolver pela atmosfera do lugar, separei algumas sugestões do que você pode encontrar e fazer por lá.

  • Assistir ao Teatro de Bonecos: As apresentações ocorrem no Teatro Espaço, sede do Grupo Contadores de Histórias. O espetáculo, reconhecido internacionalmente, apresenta pequenas cenas, onde os bonecos representam sentimentos como se fossem reais. É um espetáculo lindo! Vale a pena assistir!
Teatro Espaço, à direita na foto

  • Visitar o Museu de Arte Sacra: Funciona na Igreja Santa Rita de Cássia, a mais antiga construção religiosa da cidade. Em seu acervo, estão peças encontradas nas igrejas do Centro Histórico, áreas rural e costeira, desde o século XVII.
  • Conhecer a Casa de Cultura de Paraty: O centro cultural oferece exposições temporárias, shows, entre outras programações. Bom dar uma passadinha para saber a agenda cultural da cidade.
  • Caminhar pelo Píer de Paraty: Local de onde saem os passeios de barco e escuna que vão às ilhas. No meu caso, não fiz passeio até as ilhas, por ser inverno e ter ido com outra proposta de viagem. Mas é um lugar bem legal para dar uma caminhada e de onde se consegue obter algumas boas fotos, com os barcos e a vista de parte do centro histórico.
Vista a partir do Píer de Paraty. Ao fundo, a Igreja Santa Rita de Cássia, onde funciona o Museu de Arte Sacra

  • Visitar as cachaçarias: Paraty é terra da cachaça artesanal. Além dos alambiques, há algumas lojas no Centro Histórico como a Cana Caiana, que vende cachaças e aguardentes e onde é possível fazer degustação. Experimente a Gabriela, a cachaça típica de Paraty. Feita com cravo e canela, foi criada em homenagem à personagem de Jorge Amado, já que algumas cenas da primeira gravação foram realizadas na cidade.
  • Provar o drinque Jorge Amado: O drinque típico paratiense é uma mistura da cachaça Gabriela, limão, maracujá e gelo. Uma delícia! Não saia de lá sem experimentá-lo!
  • Comprar artesanatos da região: No Centro Histórico, é possível encontrar lojas com artigos decorativos e vendedores expondo os seus produtos pelas ruas. Há diversos itens como cestarias, barquinhos, entre outros, que são produzidos por comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas de Paraty. Lembranças que você pode levar para casa ou presentear família e amigos e ainda auxiliar a promover a sustentabilidade da comunidade local.


GASTRONOMIA: ONDE COMER E BEBER?

Paraty, desde outubro de 2017, possui o título de Cidade Criativa para a Gastronomia, reconhecido pela Unesco. No Centro Histórico, há diversas opções gastronômicas que vão deixar muitas dúvidas ao escolher onde chegar. Como fiquei poucos dias por lá, não pude experimentar tantos lugares quanto eu gostaria, mas para dar uma ajudinha em suas escolhas, aqui vão algumas sugestões:

  • Montañita Cafés Especiais: Andando pelas ruas do Centro Histórico, um cheirinho de café torrado chama a atenção para uma pequena loja onde são servidos diversos tipos de cafés. Envolvida pela fama da cachaça na região, não pude deixar de provar o Espírito da Quinta, um café expresso, misturado com cachaça. Delicioso!
  • Arpoador Restaurante: O local tem música ao vivo e um ambiente simples e agradável, decorado com telas e objetos elaborados por artistas da cidade e que estão à venda. A especialidade da casa são as moquecas. Escolhi uma moqueca de siri que estava divina. Recomendo!
Restaurante Arpoador, decorado com peças confeccionadas por artistas da região

  • Bendita´s Restaurante: O destaque do cardápio são os frutos do mar. Um ambiente requintado, com música ao vivo – boa seleção, porém um pouco alta para meus ouvidos. Experimentei um filé de peixe com purê de banana da terra. Ótimo!
  • Emirados Restaurante: Serve culinária árabe. Ele não está dentro do Centro Histórico, mas é fácil de encontrar, a apenas duas quadras de lá. Ficava bem pertinho da pousada em que eu estava hospedada. Um ambiente rústico, aconchegante e boa comida.
Culinária Árabe em Paraty

  • Academia de Cozinha e Outros Prazeres: Gente, eu estava louca para participar das atividades que ele oferecem, mas quando cheguei lá para garantir o meu lugar, não havia mais possibilidade de fechar turma para a noite. A ideia do local é participar de uma aula de culinária, onde você mesmo prepara o seu jantar, conhecendo os principais ingredientes brasileiros e, no fim, apreciar a janta. É bastante procurado por turistas estrangeiros, mas gostei muito da ideia e da possibilidade de conhecer um pouco mais do nosso país por meio da gastronomia. Na minha próxima ida à Paraty, já é programação certa. Se alguém já fez, me conta aqui o que achou.


Apesar de não ser grande em extensão, o Centro Histórico possui opções de atividades para passar muitos dias por lá. Por isso, vale a pena dedicar tempo para conhecê-lo, descobrindo o que tem de bom, apreciando cada cantinho, se deixando envolver a ponto de se sentir fazendo parte do lugar. E foi assim que eu me despedi de Paraty, envolvida com a mistura da natureza, sua história e cultura, com a cidade no meu coração e, claro, com vontade de voltar.

Encantada por Paraty


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas