Cartagena: Um passeio de chiva além das muralhas


Cartagena não é somente a cidade murada e tem diferentes atrações fora dos limites da fortificação. Entre as opções de transporte que levam o visitante a conhecer os pontos turísticos fora do perímetro das muralhas está a chiva. O veículo típico da Colômbia é uma espécie de ônibus aberto, sem vidros, bem colorido e animado. Contratamos o tour de chiva na Torre del Reloj.

Chiva, o veículo típico da Colômbia

Normalmente, eu prefiro conhecer cada lugar separadamente para poder aproveitar mais e no meu próprio tempo, mas a possibilidade de realizar esse tour em um veículo típico chamou a atenção e acabou sendo um dos motivos que fez optar por essa escolha. O passeio de chiva dura a tarde toda, iniciando logo após o almoço.

Ao chegarmos na praça Camellón de Los Mártires, em frente à entrada principal da Torre del Reloj, os guias já estavam lá, aguardando os visitantes, junto das coloridas chivas. Durante o percurso, o guia vai entretendo os passageiros, tornando o passeio bem divertido.

Eu e o marido aguardando a saída para o passeio, a bordo da chiva

A chiva sai da cidade murada, passando rapidamente pelos bairros de La Matuna e Getsemani e, logo após, segue em direção aos bairros Bocagrande e El Laguito. Nesses últimos, alguns passageiros ainda embarcam no veículo, que os pega em frente aos hotéis onde estão hospedados. Então, vamos percorrendo a orla da baía de Cartagena, a fim de conhecer a parte nova da cidade.

Baía de Cartagena contornada pela cidade nova

De lá, fomos até o Castillo de San Felipe de Barajas, localizado na colina de San Lázaro. Apesar do nome, a construção não é um castelo, mas sim uma fortaleza, considerada a maior obra militar espanhola nas Américas. Iniciou a ser construída em 1536, no período colonial e é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1984, junto ao Centro Histórico de Cartagena.

Entrada do Castillo de San Felipe de Barajas 

Detalhe da fortaleza

Parte interna da fortaleza

Da fortaleza, temos a vista do Convento La Popa

Saindo da fortaleza, pegamos as estradas que sobem o Cerro de La Popa e levam ao terceiro ponto de visitação: o Convento La Popa. Localizado no ponto mais alto da cidade, a 150 metros acima do nível do mar, o local possui uma das melhores vistas de Cartagena e do mar do Caribe. A sua construção chama a atenção em cor predominantemente branca e muitas flores. O convento abriga um museu com peças e imagens sacras e uma capela.

A área externa do Convento La Popa chama a atenção

Área interna do Convento La Popa

A vista da cidade, da baía de Cartagena e do mar do Caribe

De volta à chiva, descemos o cerro em direção ao Monumento Los Zapatos Viejos. A estátua em bronze foi construída em homenagem ao poeta cartagenero Don Luis Carlos López, que se tornou conhecido pelo soneto “A mi ciudad nativa”. O guia contou que o poeta faz uma comparação do amor que tem pela cidade com aquela sensação única que se tem ao usar um par de sapatos velhos.

Em frente ao monumento Los Zapatos Viejos. Não há nada como usar os nossos sapatos velhos, não é mesmo?

Nesse momento, o trânsito já se intensificava na cidade, devido a aproximação do horário de pico e final do dia. De dentro da chiva, avistamos o monumento à Índia Catalina, uma escultura em bronze, construída em homenagem à índia que teve grande importância na pacificação de várias tribos indígenas da região.

Praça em que se encontra o monumento à Índia Catalina

Continuando o passeio, nos dirigimos até a cidade murada novamente. Nossa próxima parada foi em Las Bóvedas, a última construção do período colonial erguida dentro da área fortificada. No passado, serviu como um prédio militar e, posteriormente, como uma prisão. Atualmente, é um centro comercial, onde encontram-se artesanatos, produtos típicos da região, galerias de arte e bares. Lá, aproveitamos para provar uma iguaria típica, as arepas.

A arepa é uma massa feita com milho branco, ovo e queijo e assada na chapa

Uma volta seguindo os limites dos muros da cidade nos levou até o ponto final do passeio, o Café del Mar. Aqui, se você desejar, pode pegar uma mesa, sentar e curtir o final de tarde, observando o pôr do sol. E, ainda, aproveitar o início da noite e dar uma volta pelo Centro Histórico.

Vista do pôr do sol, a partir do Café del Mar

Como já estávamos “em casa”, depois de curtir o pôr do sol no Café del Mar, voltamos pro hotel e caímos na piscina para relaxar após esse dia intenso de atividades. Como Cartagena é muito quente, leve sempre para os passeios água, chapéu e abuse do protetor solar!

Bom, ao meu ver, conhecer todos esses lugares em uma tarde acaba se tornando muito cansativo, mas valeu a experiência divertida de percorrer a cidade a bordo da chiva. Se você tiver pouco tempo na cidade, vale a pena escolher essa opção de passeio para conhecer os principais atrativos, mas se você preferir visitar cada um desses lugares com mais tempo e no seu próprio ritmo, pode contratar um tour privativo ou, até mesmo, alugar uma scooter – você encontrará em todo canto, disponível para aluguel ou, ainda, pegar um Uber ou táxi. Também, há ônibus turísticos em estilo Hop-On Hop-Off, em que você compra um bilhete único e pode descer em determinadas paradas, seguindo viagem no ônibus seguinte.

Ainda, uma outra opção é realizar o passeio noturno de chiva, que é chamado Chiva Rumbera. O veículo faz um tour por alguns pontos da cidade com uma banda de rumba dentro dele, bebidas típicas e muita diversão, finalizando em uma danceteria. Uma ótima opção para os festeiros de plantão.

Independentemente da sua escolha, pode ter certeza que você vai se divertir muito a bordo da chiva!


Comentários

  1. A arepa é uma iguaria típica de Cartagena.. uma delícia. Vale a pena experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma delícia! As experiências se tornam ainda mais ricas, quando incluímos as comidas típicas de cada local! É bom demais!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Realmente.. Não tem como não sair encantado de Cartagena... Espere até ver o post sobre a cidade murada.. Vai se encantar ainda mais! Obrigada pela passadinha por aqui! 😘

      Excluir
  3. Deve ser lindo Cartagena!
    A mãe andou de chiva, tirou muitas fotos 📸.
    Parabéns pelo passeio amiga e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, amiga! Cartagena é uma cidade incrível e que te deixa com muita vontade de voltar... O passeio de chiva é pura diversão.. Tua mãe deve ter adorado também! 😉 Beijão!

      Excluir
  4. Respostas
    1. É muito divertido! Obrigada pela visita aqui no blog! 😘

      Excluir
  5. Vi o seu post, e estou indo para a Colombia agora em dezembro. É fácil reservar esse passeio de Chiva em Cartagena? Dá para conhecer bem o Castelo de San Filipe de Barajas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita ao blog! Sim, é bem fácil reservar o passeio, há várias chivas que saem da praça em frente à Torre del Reloj. Lá, você pode reservar antecipadamente ou até mesmo na hora. Tivemos em torno de 1 hora para conhecer o Castillo de San Felipe de Barajas, fizemos um tour com o guia e ainda tivemos tempo suficiente para fotografar. O passeio é uma experiência super divertida! Volta aqui para contar como foi a sua experiência, ok? Boa viagem!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas