Treze de Maio, SC: Uma visita ao Castelo Belvedere e ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida


Na minha última ida ao litoral catarinense, resolvi, no meio do caminho, dar um pulinho na cidade de Treze de Maio, em Santa Catarina. Eu adoro dar essas escapadinhas da rota quando estou indo para algum lugar, principalmente, se estou subindo para o litoral. Descubro uma cidadezinha nova e... Opa! Vamos lá conhecer!

Descobri Treze de Maio ao ver a foto de um castelo em estilo medieval que fica no alto de uma colina. Achei tão fascinante aquela construção que logo quis saber onde estava localizada para incluir em algum roteiro de viagem.


Castelo Belvedere


Via BR-101, ao chegar em Jaguaruna/SC, é só pegar a SC-441 em direção à Treze de Maio. E olha que a gente nem sai muito da rota, não. Em alguns minutos, já estamos na cidade.

O caminho até lá é rodeado por áreas rurais, a rodovia é cercada de plantações, paisagens cheias de verde, tratores nos campos e na estrada. São cenários que descansam os olhos. Inclusive, a cidade tem se dedicado à expansão do turismo rural e ecológico, já que a região possui cachoeiras e outros atrativos naturais.

Treze de Maio é uma cidade pequena e há uma carência em infraestrutura turística. Em uma volta pela região, pude observar que a cidade está investindo em melhorias nas formas de acesso como estradas, sinalização etc. No que se refere à alimentação, há alguns restaurantes que só funcionam aos finais de semana. Como estive lá em uma quarta-feira, no início da tarde, foi bem difícil encontrar algum restaurante que ainda estivesse servindo almoço naquele horário. A opção foi se contentar com o que restava no buffet de um dos restaurantes que ainda encontrei aberto - e um ovo frito que pedi pro senhor que atendia as mesas, verificava o buffet, recebia o pagamento no caixa...

Depois do almoço, fui direto para aquele que era o objetivo da visita à cidade: o Castelo Belvedere. Após subir um morro bem íngreme, com estradas estreitas de terra, o castelo se mostrava imponente lá no alto. Construído em estilo medieval e decorado com pinturas e imagens sacras, o Castelo Belvedere serve de moradia ao padre Nivaldo Antônio Ceron. Projetado por ele mesmo e construído pelo seu pai, o castelo é a realização de um sonho de infância.

O Castelo Belvedere levou 11 anos para ficar pronto

Detalhe de estátua nos jardins do Castelo Belvedere 


No castelo, existe uma capela, onde é celebrada uma missa em latim no segundo e no último domingo de cada mês. A capela e os jardins do castelo são abertos à visitação todos os dias. E de lá, você ainda tem uma vista para a cidade, seus campos e áreas rurais.

À esquerda, a entrada da Capela Santa Rita de Cássia

Jardins do Castelo Belvedere

Ao fundo, a vista para a cidade


A cidade tem grande influência religiosa e possui diversos santuários, sendo sede de eventos e festas de cunho religioso. Lá, fiquei sabendo que a cidade abriga uma das maiores estátuas de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, recebendo procissões e peregrinações em agradecimento à santa.

Então, mais alguns quilômetros de estrada de chão me levaram até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na localidade de São João de Urussanga Baixa. Na chegada do santuário já se avista a estátua de Nossa Senhora no alto do morro.

Entrada do Santuário de Nossa Senhora Aparecida




Durante a subida, em cada curva do trajeto, uma cruz branca indica as estações da Via-Sacra. Ao chegar no topo, a grande imagem de Nossa Senhora e, aos seus pés, uma gruta com homenagens e agradecimentos deixados por peregrinos e devotos da santa. Um bom momento para parar e agradecer.

Cada cruz, no caminho, indica uma estação da Via-Sacra

No dia 12 de outubro é realizada procissão e celebração no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, reunindo em torno de 40 mil fiéis

No Santuário se encontra uma das maiores estátuas da padroeira do país, medindo 13 metros de altura

No alto do morro, um clima agradável toma conta de quem estiver por lá. Como não era época de eventos, o santuário estava praticamente vazio, fazendo com que aquele lugar e momento trouxessem uma sensação enorme de paz e tranquilidade.

Paisagens rurais vistas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Paisagem no trajeto de volta

A visita a Treze de Maio proporcionou bons momentos. Uma cidade onde se pode sentir a brisa do vento, respirar ar puro e observar paisagens que acalentam o olhar e a alma. E que ótima combinação para parar, refletir e agradecer, não é mesmo?


Comentários

  1. Respostas
    1. As paisagens rurais de Treze de Maio oferecem uma sensação de paz e tranquilidade. Ótimo para relaxar e entrar em contato com a natureza!

      Excluir
  2. Gostaria de saber se tem restaurante?? Quero ir amanhã para almoçar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiramente, obrigada pela visita ao blog! Há algumas opções de restaurantes no centro da cidade, que servem buffet. Na entrada do Santuário, há uma lancheria e como amanhã é dia de procissão, acredito que eles devem se preparar para receber os visitantes. Já, no castelo, não há restaurante. O restaurante que eu gostaria de ter ido e não consegui, quando estive lá, o Du Nono, fica próximo ao castelo e estará aberto amanhã. Sugiro fazer contato para reserva. Na página do face deles tem o contato e outras informações: https://www.facebook.com/restaurantedunono123/

      Excluir
  3. Olá...boa noite. Minha avó deseja visitar a cidade principalmente pra ir no Santuário. Só que ela usa bengala e tem problema nas pernas. Tem algum transporte até a estátua? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite! Não há transporte até a estátua. Há espaço para estacionamento na entrada do Santuário e, para chegar à estátua, o trajeto é feito à pé. Não é muito difícil, mas há alguns pontos mais inclinados. Quando estive lá, várias pessoas idosas subiram, mas a sua avó poderá encontrar alguma dificuldade, devido ter problema nas pernas. Não sei o tipo ou gravidade do problema que ela tem, mas de repente ir devagarinho, parando, sem pressa e com auxílio de mais pessoas, ou até mesmo utilizar a ajuda de uma cadeira de rodas pode ajudar no trajeto. Agradeço pela visita ao blog! Abraços.

      Excluir
    2. terezinhakufner2018@gmail.com, quero ter o prazer de conhecer estes lugares

      Excluir
    3. Você vai adorar! Vale muito a pena! Obrigada pela visita ao blog! Abraços.

      Excluir
  4. Hj que por acaso liguei na TV PR e vi a reportagem sobre esse lindo castelo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Divina! é realmente muito lindo! Você já esteve lá?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas