As Ilhas do Rosário, Cartagena, Colômbia


Cartagena é uma opção mais em conta para quem quer conhecer as praias do Caribe, mas se engana quem pensa que vai encontrar nas praias da cidade aquele mar azul e transparente. As águas por lá são escuras, de um tom que beira o acinzentado. Para encontrar paisagens típicas caribenhas, com areias brancas e mar em tons de azul esverdeado, você precisará ir até as ilhas, sendo que as mais próximas são as Ilhas do Rosário.

O arquipélago Islas del Rosario é composto por 27 ilhas e faz parte do Parque Nacional Natural Corales del Rosario y de San Bernardo. Considerada uma maravilha da natureza, o arquipélago possui um ecossistema com belas paisagens naturais, água cristalina e variadas formações de corais.

Uma das pequenas ilhas do arquipélago Islas del Rosario

Compramos um passeio de um dia para conhecer algumas das ilhas e passar a tarde na Isla Barú. A compra do pacote foi feita diretamente no Centro Histórico de Cartagena, abaixo da Torre del Reloj, onde há agentes de viagem que vendem diversas opções de tours. Esse passeio, também, pode ser comprado diretamente nos guichês do Muelle Turístico La Bodeguita, o píer de onde saem os barcos.

Ao optar pelo passeio às Ilhas do Rosário, você pode escolher entre fazer a travessia marítima em um barco turístico, que leva em torno de 1 hora e meia ou, então, em lancha rápida, levando em torno de 45 minutos. Para ter mais tempo para aproveitar as ilhas, escolhemos a segunda opção.

Saímos pela manhã em direção ao Muelle La Bodeguita. O píer fica próximo da Torre del Reloj. Chegando lá, você deve fazer o pagamento das taxas portuárias, não inclusas nos pacotes e, então, aguardar algum tempo em tendas, até ser chamado para entrar na lancha. Aqui, a espera foi bem maior do que o previsto, ficamos quase uma hora aguardando a lancha sair, o que nos deixou totalmente insatisfeitos. A organização para os passeios no local é bem ruim. Tenha paciência para não estragar o seu passeio logo no início.

Saindo do píer, durante o trajeto até o primeiro ponto de parada, avistamos a cidade nova, passamos por comunidades que vivem à beira-mar, observamos vegetações aquáticas, chegando, então, nas primeiras ilhas. Aqui, a água já começa a modificar seu tom, que varia entre diversas tonalidades de azul. Algumas ilhas são bem pequenas e de propriedade particular, não sendo possível a visitação.

Saindo do Muelle La Bodeguita, com a vista de parte da cidade histórica

Comunidades residentes à beira-mar


Avistando as primeiras ilhas e o mar com suas várias tonalidades de verde e azul


No passeio contratado, tivemos que escolher entre descer na Isla de San Martín de Pajares, onde está localizado o Oceanário, ou ir até uma ilha próxima para realizar mergulho de snorkel. Você terá que optar apenas por uma dessas atividades.

Nós decidimos conhecer o Oceanário. O local possui aquários naturais construídos ao redor da ilha, de forma que os animais permanecem nas águas do mar. Um guia acompanha os visitantes, dando as orientações sobre cada espécie e sobre o trabalho desenvolvido no parque. Você ainda pode acompanhar um tratador de animais alimentando tubarões e assistir a uma breve apresentação de golfinhos.

Aves também acompanham o passeio junto dos visitantes


Observação de tubarões

Aquários naturais

O parque onde está localizado o Oceanário desenvolve um trabalho de conservação de animais aquáticos, em especial, de tartarugas marinhas, oferecendo alojamento temporário e recuperação daquelas que são retiradas de pescadores e de outros meios. Quando se tornam aptas a retornarem ao seu ambiente natural, elas são liberadas ao mesmo.

Observação das tartarugas marinhas

Terminada a visita ao Oceanário, voltamos para o píer, onde já avistamos a lancha que retornava para nos buscar e seguimos até o último ponto de desembarque: a Isla Barú. A parada na ilha é feita na Playa Blanca, onde você almoça e pode curtir o resto da tarde com calma e nem tanta tranquilidade assim.

No almoço, incluso no pacote do passeio, é servido o prato típico da região: peixe, acompanhado de arroz com coco, patacón (banana verde frita) e salada. Embora simples, estava uma delícia!

A Playa Blanca é bem movimentada, cheia de turistas, vendedores ambulantes tentando fazer você comprar lembranças, bebidas, alugar cadeiras e guarda-sol. Para fugir dessa muvuca, o ideal é caminhar um pouco e ficar em uma das extremidades da praia.

Playa Blanca, Isla Barú


A Playa Blanca é bastante movimentada

Nós aproveitamos para tomar um banho de mar, já que aquele azul nos chamava para dentro dele, mas tenha cuidado, pois pilotos de jet ski passam muito perto de quem está se refrescando por ali. Depois, fomos caminhando até o lado das pedras, onde havia menos movimento. Ficamos por ali mesmo, curtindo a vista daquele mar tão claro como nunca tínhamos visto e aproveitando a sombra das árvores.

 As águas calmas do mar e o seu tom azul sem igual

Se preferir, você pode comprar o passeio que vai diretamente para a Isla Barú e passar o dia inteiro lá. Ou aproveitar as opções de passeios para as ilhas privativas, onde não há grande movimento de visitantes. Ou, ainda, se hospedar em pousadas e resorts localizados nas próprias ilhas, curtindo com muita calma o que elas têm a oferecer.

Ponta da Playa Blanca, onde estão as pedras e vegetação típica da região

O retorno do passeio é realizado a partir do meio da tarde, quando o mar começa a ficar mais agitado, então, prepare-se para uma volta com muita emoção. Adicionando o fato de que os barqueiros colocam a velocidade máxima na embarcação, a emoção é ainda maior. Cada vez que a lancha pulava sobre as ondas e caía no mar, a sensação era como se estivesse caindo em terra firme. Foi bem tenso e olha que eu adoro sentir a adrenalina correndo nas veias, rsrsrs.

De qualquer forma, procure curtir o retorno. Divirta-se e aproveite os últimos momentos do passeio, avistando a cidade que vai se aproximando e se tornando dourada pelo belo pôr do sol que vai findando o dia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas