Fazenda Cascatas dos Venâncios em Jaquirana/RS


Maravilhada, após percorrer as trilhas do Cânion Itaimbezinho, pego alguns quilômetros de estrada de chão e chego à Fazenda Cascatas dos Venâncios. A proprietária já esperava com um café colonial reservado antecipadamente. Tudo feito especialmente para aquele momento... pães, cucas, bolos, geleias, salame, queijos, doces e o preferido – o pastel de pinhão, que saía quentinho do fogão à mesa. Um momento que fez ir, como num passe de mágica, diretamente à “casa da vovó”, acompanhada sempre da cordialidade e receptividade dos anfitriões.

Dali, saio a percorrer a fazenda e adentrar às trilhas que levam às cascatas. Entre pedras e vegetações, entre o cantar dos pássaros e alguns ruídos que assustavam, diante dos avisos de cuidado com as cobras, diferentes quedas d´água se apresentavam. A cada final de trilha, uma nova paisagem se mostrava para encher os olhos.



Um caminhar por entre as plantações de eucalipto, o encantar-se ao observar a paisagem serrana com as araucárias trazendo ainda mais beleza, o frescor proporcionado por um banho nas quedas d´água que convidam a desfrutá-las sem a roupa apropriada mesmo, se for o caso. Um local que faz renovar as energias diante de um cenário que, por vezes, se confunde a uma obra de arte.

Assim foi a experiência de conhecer a Fazenda Cascatas dos Venâncios, localizada no município de Jaquirana, em torno de 40 minutos do centro de Cambará do Sul. Não é difícil chegar lá, embora boa parte do trajeto seja em estrada de chão, pegando a RS 439 que liga Cambará a Jaquirana. As paisagens durante o percurso fazem valer o caminho.

O patrimônio natural do município de Jaquirana se destaca com suas montanhas, cascatas, vales, campos e áreas de mata nativa

Conhecida por lá como a “mini Foz do Iguaçu”, a Fazenda Cascatas dos Venâncios faz parte do roteiro turístico chamado Circuito das Águas, combinado a outras cascatas da região. O passeio completo deve ser contratado nas agências locais, pois as demais fazendas somente são acessíveis com guia e veículo apropriado. Mas, se você preferir aproveitar mais o local, sem tempo determinado – eu, particularmente, privilegio muito isso –, poderá conhecer as Cascatas dos Venâncios por conta própria.


As Cascatas dos Venâncios possuem paredões com até 6 metros de altura e 100 metros de extensão
A fazenda possui uma boa infraestrutura com local para estacionamento, banheiros, chuveiros, churrasqueiras. Mas o diferencial, está na possibilidade de reservar o café colonial caseiro, com produtos típicos da região, ou até mesmo fazer a reserva de um churrasco para o almoço. Você vai se deliciar!

Os deliciosos pastéis de pinhão
Se estiver passeando por Cambará do Sul, não deixe de incluir em seu roteiro uma passadinha nas Cascatas dos Venâncios. Uma experiência que permite lavar a alma e despertar os sentidos.

Comentários

  1. Que maravilha! Realmente um passeio imperdível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela passadinha aqui no blog! O lugar é mesmo encantador! Vale a pena conhecer.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom te ver por aqui, amiga! As paisagens por toda aquela região são incríveis! Um pedaço do RS que passei a amar!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, Fran! Não, as trilhas para as cascatas são curtas e fáceis de percorrer. 😉

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas