Vamos falar sobre viagens internas?


Esses tempos, li uma frase nas redes sociais que remetia ao fato de viajar ser equivalente à terapia. Também, já escutei pessoas próximas falarem sobre viagens como uma fuga de momentos difíceis. Diante disso, fiquei pensando nos motivos que levam as pessoas a viajar e de que forma elas estão fazendo as suas viagens, o que me levou a escrever esse post.

Não há dúvidas que viajar traz inúmeros benefícios ao ser humano e eu escrevo esse blog para poder compartilhar um pouco disso com vocês. Acredito que uma viagem pode proporcionar experiências incríveis, fazer crescer, amadurecer e abrir os olhos para muitas possibilidades relacionadas a nossa vida. As viagens nos permitem experienciar o novo e isso faz com que possamos descobrir o gosto por muitas coisas que não sabíamos que eram de nosso interesse até então, auxiliando, assim, em nosso autoconhecimento.

Mas se você vai para uma viagem com o intuito de se livrar dos problemas, encontrar a paz interior ou, até mesmo, se encontrar, tenho que lhe dizer, meu amigo, que quando você voltar, seus problemas ainda estarão no mesmo lugar, as emoções e os sentimentos permanecerão com você porque você os carrega consigo – na sua mente, no seu coração.

Uma viagem, por si só, não é capaz de te livrar, por exemplo, de problemas familiares, dos conflitos no seu relacionamento ou no trabalho. Ok, você terá uma pausa desses momentos, poderá relaxar – e isso é muito importante para fazer reflexões. Mas, e quando você voltar? Esses problemas, provavelmente, ainda estarão no mesmo lugar. Nesse sentido, a viagem que realmente poderá trazer benefícios é aquela que você faz para dentro de si mesmo. E isso, você conseguirá por meio da terapia. 

A terapia é uma verdadeira viagem de autodescoberta e de autoconhecimento, que fará você aprender sobre seus limites, desejos, comportamentos, motivações... que o ajudará a adquirir uma maior consciência de si mesmo, a percorrer o caminho que realmente deseja, a agir na direção da realização de seus sonhos, a ser quem você realmente é.

Nesse processo de viagem interna, você poderá revisitar alguns momentos de sua vida como a infância e a adolescência, passear por experiências já vividas e que estavam até então adormecidas... Nós temos, dentro de nós, lugares que, muitas vezes, nem temos consciência existir. Nós carregamos conosco heranças de nossas gerações anteriores – crenças, hábitos, valores, etc., que vão moldando o nosso ser.

Voltar a esses lugares ou descobrir novos, algumas vezes, pode ser difícil, doloroso, mas também, pode ser transformador. Todos esses caminhos ajudarão na compreensão de quem você é hoje, das atitudes que você toma, da maneira como você pensa. E tudo isso é necessário para perceber aonde você está, para onde está caminhando – ou, até mesmo, se e por que está parado.

Mas viajar para dentro de si requer coragem. Não é fácil, por exemplo, quebrar um modelo que vem se repetindo em uma família há gerações, ou perceber que é hora de trocar a rota que você traçou para a sua vida, ou, até mesmo, buscar a simplicidade em um mundo que exige de você o melhor o tempo todo... Nós vivemos rodeados por padrões que ditam como devemos viver, o que devemos fazer, como agir e, muitas vezes, pode ser difícil rompê-los. Mas é possível e é saudável. Para fazer escolhas de maneira consciente, você precisa se conhecer. E a terapia poderá auxiliar a trilhar esse caminho. 

Então, você não precisa ir até o outro lado do mundo para descobrir o que quer da vida, passar meses em um retiro espiritual, buscando a iluminação ou a paz interior, percorrer longos caminhos ou mesmo gastar todas as suas economias com o objetivo de se encontrar. Você não precisa ir longe, mas será uma grande aventura viajar para dentro de si mesmo.

Buscar um destino como fuga ou resolução de seus problemas, não trará um retorno positivo. As viagens podem trazer inúmeros benefícios, aproveitando-as como um momento de lazer, de descoberta e conhecimento do novo. Mas só um processo orientado por um profissional habilitado e qualificado vai fazer com que você consiga olhar para o seu interior e auxiliá-lo a agir na busca de uma verdadeira mudança pessoal, sem fugir de períodos difíceis, mas enfrentando-os. E com resultados que permanecerão.

Se as pessoas soubessem o quanto é interessante se conhecer e se descobrir por meio da terapia, não pensariam duas vezes em iniciá-la. Hoje em dia, as pessoas têm percebido mais a necessidade e a importância do autoconhecimento por meio desse processo. Mas, infelizmente, ainda existe preconceito com relação ao trabalho do psicólogo clínico, seja por falta de conhecimento ou, porque não dizer, medo. Algumas pessoas ainda consideram a terapia “algo para loucos”, no entanto, não é necessário estar “louco” para procurar um psicólogo, mas sim, querer se conhecer melhor, buscar alguma mudança em sua vida. A psicoterapia é um processo saudável que permite o autoconhecimento e promove saúde e bem estar.

Primeiro, experimente fazer essa viagem interna. Você precisa estar bem consigo mesmo para aproveitar da melhor forma, com tranquilidade e leveza, todos os momentos de sua vida, incluindo as viagens externas.

Gente, só para esclarecer que, apesar da minha formação em Psicologia, eu não atuo como psicoterapeuta, mas eu faço terapia, sim. E isso me faz um bem imenso! Essa é uma das viagens que eu sempre recomendo. E posso dizer que a gente melhora nesse processo – e muito! Experimente! Você verá o quanto esse processo vale a pena e pode ser transformador. Essa será, com certeza, a grande viagem de sua vida!

Comentários

  1. Texto lindo! Compartilho muito das tuas ideias e acredito que essa "expedição" para dentro de si pode tornar-nos muito mais sensíveis e abertos às experiências que todo destino de viagem tem a oferecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga! É uma experiência que vale muito a pena né.

      Excluir
  2. Importante reflexão para colocarmos em prática e nos conhecer melhor! 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autoconhecimento é fundamental para uma vida saudável e feliz! Obrigada pela passadinha por aqui! 😘

      Excluir
  3. Amei o texto! Muito verdadeiro, nos faz refletir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! E se permitiu reflexões, já cumpriu com o objetivo! 😉 Obrigada pela visita!!

      Excluir
  4. Ótimo e sensível texto.
    Com certeza a nossa maior viagem, é a própria experiência humana, encontrando no nosso interior, forças para novos rumos de vida.
    Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão Lu, chega a ser uma pena tu não atuar como psicoterapeuta, pois mostra que domina bastante a área e que seria, assim como já é em tudo que se dedica, uma ótima profissional! Beijão

    ResponderExcluir
  6. Sempre muito bom ler o que tu escreve. Refletir contigo e fazer parte de tuas viagens! Este texto, particularmente, fez eu perceber o quanto tomei gosto por me aventurar na busca por me (re)significar através da terapia. Aprendi a seguir a viagem do viver, com "bagagens" mais leves. E quem me incentivou a buscar a terapia? Quem me incentivou a ver com um novo olhar cada paisagem? A minha amiga linda, autora deste blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elisa. Que bom que te permitiu essa aventura e que está fazendo a tua viagem com mais leveza. Muito bom poder contar contigo na minha viagem também... Beijos. 😘

      Excluir
  7. De fato a melhor viagem que já fiz, foi para dentro de mim ! Terapia é fundamental em qualquer momento da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta querer se conhecer um pouco melhor, né amiga. A terapia nos faz crescer, faz olhar para aquilo que realmente desejamos, nos faz mais felizes! Obrigada pelo comentário! Beijão.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas