Um bate e volta ao Parque Salto Ventoso em Farroupilha

O Rio Grande do Sul tem lugares de belezas sem igual. Muitos deles, inclusive, já serviram de cenário para filmes e minisséries. É o caso do Parque Salto Ventoso, em Farroupilha, onde foram gravadas cenas dos filmes O quatrilho e Prova de Coragem, e da minissérie O quinto dos infernos.

O Salto Ventoso em Farroupilha/RS

Localizado a 110 km de Porto Alegre, é uma sugestão para um passeio bate e volta, permitindo passar o dia, relaxar e entrar em contato com a natureza. A chegada até o parque é bem sinalizada, com placas desde a entrada da cidade, que facilitam o acesso até o local.

Uma das belas vistas no parque

Fiz a visita ao parque com uma amiga. Nós chegamos por volta do meio dia lá e escolhemos um local para fazer um piquenique. O parque é bem arborizado com diversos locais para sentar e relaxar. Possui espaços com churrasqueiras que podem ser reservadas e uma cantina que serve almoço aos finais de semana.

Após o piquenique, fomos dar uma volta para conhecer o local, que é bem organizado e com uma boa estrutura. Há indicação das suas principais atrações e diversos mirantes e áreas de lazer e descanso, possibilitando que pessoas de qualquer idade possam desfrutar do lugar. Nas trilhas, há espécies nativas, identificadas.

A cascata, que é a atração principal, possui uma passarela ao redor, junto às rochas, em que é possível caminhar por trás da queda d´água. No parque, não é permitido o banho nas águas do rio ou da cascata. Assim, esse é um passeio de contemplação da natureza e você poderá aproveitar para relaxar e curtir as paisagens. Ou ainda, para os mais aventureiros, o parque tem estrutura para a prática de rapel.


A passarela, construída próxima às paredes da caverna, permite a visão da cascata por trás

A vista por trás da queda d´água

Praticantes de rapel podem se aventurar no parque

Durante o caminho, há avisos dos locais que não são seguros e equipamentos de contenção, impedindo a passagem aos locais perigosos. Mesmo com as placas indicativas, algumas pessoas se arriscavam a descer até a cascata para fotografar. É importante frisar que o visitante deve ter consciência e respeitar esses indicativos, para manter a sua segurança.

A queda possui 55 metros e cai sobre uma caverna em forma de ferradura

O parque, também, abriga ruínas de uma antiga residência que existia no local. Da construção, datada de 1950, restam poucas partes. As terras da área já pertenceram ao vice-cônsul da França no Rio de Janeiro, Conde Paulo de Montravel. Em 1865 foram cedidas pelo Governo Imperial e, com o nome de Santa Maria da Soledade, se tornou a maior sesmaria do Rio Grande do Sul, medindo 16 léguas.

Parte das ruínas da residência Aguiar

Particularmente, as paisagens em ruínas me chamam a atenção. Sempre acho muito interessantes. Além de conhecer um pouco da história e imaginar como era o local a partir daquilo que restou, são ótimos cenários para fotos, inclusive, me arrisquei em algumas poses (risos).


Adorei a paisagem para fotos

Ao sair do parque, dê uma paradinha no mirante que tem na estrada, de onde você terá a visão de todo o parque e da cascata, a partir de um deck. A vista dali é linda!


Vista do Mirante da Cascata do Salto Ventoso

Uma sugestão é escolher um dia que não esteja muito quente para fazer a visita, já que o nosso verão aqui no Sul tem sido bem rigoroso. Não esqueça que o calor não poderá ser amenizado com um banho de cachoeira, devido as águas serem impróprias para banho.

Apesar de não ser possível o banho nas águas, o Parque Salto Ventoso é um programa bem legal para um final de semana, seja em família ou com amigos, para curtir ou se aventurar em meio à natureza. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h e, no horário de verão, até às 19h. A entrada no parque custa R$ 8,00 por pessoa, com estacionamento incluso. Idosos, estudantes e crianças de 6 a 12 anos pagam meia entrada. Crianças menores de 6 anos pagam R$ 1,50. 


Comentários

  1. Como te disse, me deu mais vontade ainda de ir! Hahahaha
    Que esses sábados letivos acabem logo, amém!
    Ótimo post, Lu! Obrigada! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Cris! Tenho certeza que tu vais adorar conhecer esse lugar! É lindo demais!! 😍

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nosso estado tem lugares incríveis! Obrigada pela passadinha aqui no blog! 😘

      Excluir
  3. Bom dia!, queria fazer um bate e volta saindo de Gramado no período da tarde, vc acredita que eu consiga contemplar e visitar a cachoeira? Meu interesse somente em vê e tirar fotos em baixo da cascata,

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Não sei se estou respondendo a tempo o comentário, pois somente o vi hoje. Mas é possível, sim, fazer o bate e volta para uma visita a cachoeira. A trilha para chegar até ela não é longa, sendo possível fazer a visita em algumas horas. Espero que consiga e/ou tenha conseguido ir até lá e possa aproveitar os momentos no parque! É muito lindo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas