Os encantos do Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Um dos lugares que mais gostei de conhecer em Foz do Iguaçu foi o Parque das Aves, um local que permite ao visitante encantamento e conexão com a natureza. Localizado em uma área de 16,5 hectares de Mata Atlântica preservada, o Parque das Aves é uma instituição de conservação, recuperação e reprodução de espécies de aves.


O Parque das Aves está localizado em frente ao Parque Nacional do Iguaçu

Cerca de 50% das aves que estão no parque são provenientes de apreensões realizadas pelas Polícias Ambiental e Federal e pelo Ibama, resgatadas de ambientes de maus tratos, do tráfico e de posse ilegal. A instituição acolhe esses animais, oferecendo cuidado e atendimento por uma equipe especializada (veterinários, biólogos, entre outros), que trabalha com a reabilitação dos mesmos para que possam voltar ao seu habitat.

Mesmo com todos os cuidados, algumas aves acabam sendo consideradas sem condições de retornar à natureza, necessitando viver no parque, que oferece a elas as condições mais próximas possíveis de seu habitat natural. A instituição trabalha, também, com reprodução das espécies ameaçadas, oferecendo condições para que as aves se reproduzam com o mínimo de intervenção humana.


Algumas das araras que vivem no parque, resgatadas de ambientes de maus tratos e do tráfico, não podem mais voar ou nem mesmo aprenderam

A visitação ao parque ocorre a partir de uma trilha estruturada, em que você passa por alguns viveiros de imersão, onde se encontram diferentes espécies de aves. A trilha é demarcada e possui sinalizações indicando o trajeto a ser percorrido. Durante o percurso, você encontra informações sobre as espécies e pode até tirar dúvidas com os monitores, que estão ali para garantir o cuidado e o bem-estar das aves.


O Viveiro Pantanal, criado em homenagem a um dos biomas mais ricos do Brasil, abriga aves adaptadas ao ambiente aquático

Ave conhecida como Grou Coroado, ganga ou grou-real

A cada passo, você encontra animais convivendo com outros, pode observar os seus comportamentos, suas cores, seu canto, a beleza de cada espécie. Se surpreende com aqueles que se aproximam e aprende muitas curiosidades sobre cada um deles.


O colorido do Viveiro das Araras

Um dos viveiros que mais me chamou a atenção foi o Reino das Borboletas. Ao entrar lá, tive uma sensação incrível, de leveza, tranquilidade, com aquelas borboletas voando suavemente, em suas diferentes cores, ao redor de quem estivesse por lá. Foi como se o tempo ali fosse outro e eu estivesse vivendo um momento mágico. Foi uma experiência encantadora e não tive vontade de sair tão cedo dali.


O Reino das Borboletas conta com diversas espécies de borboletas e de beija-flores

Ao terminar a trilha, dependendo do dia e horário de sua visita, você pode conhecer um projeto chamado “Da mão para o coração”, o qual permite uma interação com alguns animais como araras-canindé ou cobras mansas. O objetivo é, a partir dessa interação, proporcionar ao ser humano encantamento e envolvimento com a natureza, de forma a obter uma maior conscientização para a preservação do meio ambiente. A ideia é que, no momento em que o ser humano se sente envolvido, se perceba como parte e, dessa forma, mais responsável no que diz respeito a suas ações e cuidados com a natureza.

Conheci a arara Luiza, minha xará, no projeto Da mão para o coração

A experiência desse projeto me remeteu à noção de interpretação ambiental, do aprender com a natureza, a partir da utilização de outros sentidos que permitam uma experiência de encantamento e emoção, que não somente por meio do olhar as paisagens. São esses elementos que permitem que a experiência tenha significado e façam a diferença na viagem e na vida do viajante.

Essa atividade é acompanhada por monitor especializado e acontece de terça a domingo em horários pré-determinados, porém está sujeita a questões de bem-estar animal.

Tucano no Viveiro Pantanal

Você, também, pode optar por participar de experiências como o Backstage Experience, onde poderá conhecer os bastidores e entender o trabalho de conservação e recuperação que o parque realiza e, ainda, se envolver nos cuidados e alimentação das aves, por exemplo. Você pode se informar sobre as opções de visita no site ou diretamente na bilheteria do parque.

Os tucanos se aproximam dos visitantes


A estrutura do parque é muito boa, com diversos pontos com bancos para descanso e acessibilidade, permitindo um passeio agradável para todos os públicos e todas as idades. No meio da trilha, você encontra um café e sanitários. E, no final, restaurante e loja de souvenirs.

Não deixe de incluir o Parque das Aves na sua visita à Foz do Iguaçu. Você viverá momentos únicos e terá uma experiência que enriquecerá a sua mente, a sua alma e a sua vida. 




Comentários

  1. Que lugar maravilhoso! Muitas belezas em nossa natureza!🦅🐦🕊🦋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugar incrível mesmo.. E as experiências proporcionadas muito tocantes... Valeu muito essa visita!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Verdade, somos privilegiados por tão grandes belezas em nosso país. E é nosso dever cuidar muito bem do que Ele nos deu! 😉

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, Chai. Difícil não ter fotos boas num lugar tão lindo como esse! 😍

      Excluir
  4. Fui para Foz e não deu tempo de visitar esse lugar, uma pena, muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ótimo motivo para voltar! Além de lindo, o lugar nos proporciona uma experiência de grande conexão com a natureza! Vale muito a pena!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas