Roteiro de um dia em Blumenau

Blumenau faz parte do Vale Europeu Catarinense, composto por cidades colonizadas por imigrantes vindos da Europa. A cidade mantém preservados, até os dias de hoje, traços da colonização alemã em sua arquitetura, culinária, hábitos e costumes.

Localizada a cerca de 130 km de Florianópolis, Blumenau sedia a segunda maior festa alemã do mundo – a Oktoberfest, que acontece no Parque Vila Germânica. O parque é uma representação de uma vila alemã, construída com arquitetura em estilo enxaimel. A vila possui restaurantes, cervejarias, cafés, lojas de souvenirs e trajes típicos.

Detalhe da arquitetura típica da Vila Germânica

Parte da fachada do Parque Vila Germânica

A primeira parada da viagem foi justamente aqui, com a intenção de experimentar a culinária típica e se deixar envolver pelo clima germânico. Há uma variedade de pratos típicos nos restaurantes da vila, entre eles o Gefüllte Ente (marreco recheado), o famoso Eisben (joelho de porco), Wurst (salsicha), acompanhamentos como Apfelmus (purê de maçã), Sauerkraut (chucrute) e Rotkohl (repolho roxo agridoce).

Além da Oktoberfest, o parque sedia diversos eventos durante o ano, que celebram a cultura dos imigrantes europeus como o Festival Brasileiro da Cerveja, a Sommerfest (Oktoberfest de verão), Magia de Natal, Osterdof (Vila de Páscoa), Sabores de Santa Catarina, entre outros. A vila fica aberta o ano todo e não só nos períodos festivos.

O charme da Vila Germânica e sua arquitetura típica




Depois de conhecer a vila, a sugestão é ir até o Centro Histórico. Inicie pela Rua das Palmeiras – Alameda Duque de Caxias. As primeiras palmeiras imperiais, trazidas do Rio de Janeiro, foram plantadas no centro da via, em 1876. É um local bem legal para uma caminhada. Nos arredores você ainda pode conhecer alguns museus que contam a história da imigração alemã, dos costumes e tradições dos colonizadores como o Museu da Família Colonial, Fundação Cultural de Blumenau, Museu de Hábitos e Costumes, entre outros.


A Rua das Palmeiras foi a primeira rua planejada de Blumenau 

Monumento simbolizando o marco inicial histórico da cidade

Próximo dali, está o Museu da Cerveja. A entrada no museu é gratuita e possui uma exposição com peças antigas, fotografias, documentos e outros objetos que contam a história e o processo de fabricação da cerveja.

Seguindo pela Rua XV de Novembro, você pode conferir um pouco mais da arquitetura enxaimel e conhecer alguns prédios históricos como a Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelinho da Havan, o Teatro Carlos Gomes e ainda aproveitar para fazer algumas compras nas várias lojas de produtos típicos ou conhecer a Feira de Artesanato. A rua possui uma extensão de 1590 metros e é nela que ocorre o tradicional desfile da Oktoberfest.

Ao final da rua você encontra o prédio da Prefeitura, inaugurado em 1982, no local onde funcionava a antiga Estação Ferroviária. Em frente, está a locomotiva Macuca, a primeira locomotiva de Blumenau, importada da Alemanha em 1908 e o Relógio das Flores, inaugurado em comemoração ao 150 anos de Blumenau.

A construção do prédio da Prefeitura foi inspirada nas edificações do período colonial

Locomotiva Macuca, em frente ao prédio da Prefeitura de Blumenau

Na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio) você ainda pode caminhar e apreciar algumas construções em estilo alemão, às margens do Rio Itajaí-Açu, avistando a Ponte Aldo Pereira de Andrade. A ponte foi inaugurada em 1931 e até meados de 1970 serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados.

Arquitetura típica na Avenida Beira Rio

Rio Itajaí-Açu e Ponte Aldo Pereira de Andrade ao fundo

A Ponte Aldo Pereira de Andrade foi construída com material importado da Alemanha

Estive durante um dia em Blumenau, no entanto, eu recomendo estender a estadia por 2 ou 3 dias, já que a cidade possui muitas atrações para conhecer. Blumenau também possui roteiros naturais no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí e localidades rurais como a Vila Itoupava, que preserva aspectos autênticos da colonização alemã como a utilização do idioma de origem pelos moradores.

Se você está passando por aqui para prestigiar a Oktoberfest, aproveite para conhecer um pouco mais de Blumenau. Uma cidade com atrativos para todos os gostos: cultura, gastronomia, natureza e uma grande riqueza histórica que relembra as suas origens em cada canto da cidade.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas