Caminho Gaúcho de Santiago em Santo Antônio da Patrulha

Tem crescido o número de pessoas que procuram destinos que possibilitam experiências de transformação e autoconhecimento. Um roteiro cada vez mais procurado por viajantes com esse objetivo é o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Em torno de 250 mil peregrinos fazem o caminho por ano.

Você sabia que há alguns trechos semelhantes aqui no Rio Grande do Sul?

Em Santo Antônio da Patrulha, a cerca de 83 km de Porto Alegre, realizei o percurso do Caminho Gaúcho de Santiago. Inaugurado em outubro de 2014, a rota foi reconhecida pelo cônsul espanhol no Brasil, José Pablo Aguilar, devido a semelhança em relevo, clima e vegetação com os últimos 100 km do Caminho de Santiago de Compostela da Espanha.

O Caminho Gaúcho de Santiago possui duas opções de percurso, com 12 ou 19 km, onde as pessoas podem experimentar um pouco da peregrinação

Muitos viajantes fazem o Caminho Gaúcho como uma forma de se preparar para a peregrinação na Europa. Alguns o fazem por motivos religiosos, outros como uma forma de aventura ou, simplesmente, para apreciar as paisagens e estar em contato com a natureza.

A rota pode ser feita individualmente ou em grupos e ser percorrida a pé, a cavalo ou de bicicleta, em qualquer data ou em datas oficiais

Nas datas oficiais, o ponto de encontro é a Praça Arquipélago dos Açores, em frente à Igreja Matriz Santo Antônio. Dali, sai um ônibus que leva os peregrinos ao ponto de início da caminhada, que pode ser na RS-030 na localidade de Montenegro para o percurso de 12 km ou na localidade Ilha da Lagoa para o percurso de 19 km. Daí em diante, as pessoas podem fazer o trajeto conforme o seu tempo e o seu ritmo.

O nível do percurso de 12 km é classificado como médio fácil, sendo realizado em 3 a 4 horas, de acordo com o ritmo de caminhada. No percurso de 19 km, a classificação é de nível médio forte, levando de 4 a 5 horas para finalizar a rota. É importante usar roupas apropriadas, tênis ou bota confortável e, na mochila, levar o mínimo de objetos, a fim de evitar pesos desnecessários: protetor solar, repelente, boné ou chapéu, capa de chuva em caso de haver previsão, água e algum lanche como barra de cereal.

Vista da Lagoa dos Barros ao fundo, no primeiro quilômetro da rota

O trajeto está todo demarcado com setas amarelas como as do caminho europeu

A cada quilômetro percorrido, dos 12 km, há uma placa indicativa com uma mensagem de reflexão dos Sermões de Santo Antônio

Durante o caminho, você aprecia paisagens bucólicas, muito verde, flores, fauna e tem a vista da Lagoa dos Barros. Além disso, procure estar atento às sensações despertadas pelo seu corpo: satisfação, gratidão, confiança, assim como desconforto, insegurança, cansaço. Cada passo desse caminhar pode trazer aprendizados e reflexões para a vida.



Belas paisagens do caminho gaúcho que se assemelham aos últimos 100 km do caminho espanhol

Você pode se informar sobre as datas oficiais e os roteiros no site da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Nessas datas, você conta com suporte de agência oficial com carro de apoio durante o trajeto, acompanhamento de profissional de saúde e guia de turismo, disponibilidade de água e bananas e um cajado para auxiliar no percurso. Durante alguns pontos da rota, há locais que disponibilizam banheiros aos peregrinos. O percurso se encerra na Igreja Matriz Santo Antônio, mesmo ponto de encontro, onde você recebe o certificado e o passaporte de peregrino.

O caminho é bem sinalizado e, nas datas oficiais, um carro de apoio acompanha os peregrinos

O Caminho Gaúcho de Santiago não é reconhecido para contagem de quilometragem para o Caminho de Santiago de Compostela oficial. No último ano, a Catedral de Santiago autorizou que parte da quilometragem para o caminho espanhol seja realizada no país de origem do peregrino. No Brasil, há uma rota de 21 km, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses em Florianópolis/SC, reconhecida e válida para a contagem do percurso, inaugurada em junho deste ano. Para ter direito ao certificado oficial, o peregrino deve completar o restante da caminhada na Espanha, totalizando, no mínimo, 100 km do trajeto.

Embora não seja válido para o cálculo do caminho original, o Caminho Gaúcho de Santiago permite que você possa apreciar as belezas das paisagens rurais, deixar-se contagiar pela natureza a sua volta, se desafiar a explorar o desconhecido, entrar em contato consigo mesmo, refletir sobre a vida e sobre como você está realizando a sua própria caminhada.

Tudo o que buscamos, em nossa vida, depende de nossos próprios passos. Precisamos agir com confiança e enfrentar o que está a nossa frente.

E então, preparado para muitas descobertas em sua caminhada?

Comentários

  1. Temos muitas riquezas no nosso Rio Grande! Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muito lugar lindo por aqui!! Vamos explorar mais os cantinhos gaúchos!!

      Excluir
  2. Tão pertinho... Quero ir, Luuuu! ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos combinar uma das próximas saídas, Cris! Quero experimentar os 19km agora.

      Excluir
  3. Com certeza toda essa distância vale a pena! RS sempre impressionando.

    ResponderExcluir
  4. Encantada com as descobertas de lugares no Rio Grande do Sul! Pretendo fazer o Caminho de Santiago (o trecho final de 120 km, por força do tempo disponível) e gostei da ideia de fazer esse percurso como treino. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudia! Seja bem vinda ao Viagens no Divã! Obrigada por visitar o blog, fico feliz que tenha gostado das dicas! Temos tantos lugares incríveis aqui no RS, você vai adorar fazer esse trajeto! Volte para contar o que achou e como foi a sua peregrinação no Caminho de Santiago! Espero que tenha uma caminhada cheia de belezas e grandes descobertas! Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas