Um passeio em Guaíba: A cidade Berço da Revolução Farroupilha


Aqui no Rio Grande do Sul, estamos em época de Semana Farroupilha. Nesse período, muitos gaúchos se reúnem para celebrar as tradições, especialmente, em festas nos Centros de Tradições Gaúchas (CTG´s), valorizando os costumes por meio de danças, apresentações musicais, vestimentas típicas, culinária, entre outros. As festividades, no estado, se estendem até o dia 20 de setembro, data que, em 1830, teve início a Guerra dos Farrapos. A data é feriado estadual por aqui, marcando o Dia do Gaúcho e a Revolução Farroupilha.

Para aproveitar esse período, a dica desse mês é um passeio que remete à história de nosso estado. A cidade de Guaíba é reconhecida, desde 2011, como Berço da Revolução Farroupilha, pois algumas das decisões anteriores ao acontecimento da Guerra dos Farrapos e até mesmo durante o período foram lá idealizadas.

Cipreste Farroupilha: árvore símbolo da cidade de Guaíba


Guaíba está localizada a apenas 30 km de Porto Alegre. É comum, da capital, passearmos às margens do rio de mesmo nome e observarmos a cidade de Guaíba no outro lado. E para chegar até lá, é bem fácil, já que a travessia de catamarã pode ser feita todos os dias da semana, em diversos horários.

As travessias de catamarã são operadas pela empresa CatSul, com saídas do Terminal Hidroviário, localizado no centro de Porto Alegre ou da Estação Barra Shopping Sul. Você pode consultar os horários de saída no site da empresa, clicando aqui.

Fiz o passeio saindo do Terminal Hidroviário de Porto Alegre, localizado no centro. O catamarã sai da estação central e vai até a estação Barra Shopping Sul, onde faz a primeira parada para embarque e desembarque de passageiros e, então, atravessa o Rio Guaíba, chegando ao Terminal Hidroviário da cidade de Guaíba. O legal de embarcar no centro é que você tem toda a vista da orla e da cidade de Porto Alegre, antes de atravessar para Guaíba.

Porto Alegre vista a partir do catamarã


Chegando em Guaíba, aos finais de semana e feriados, há um ônibus jardineira que aguarda os visitantes para um tour que percorre os pontos turísticos da cidade, com acompanhamento de guia. Durante a semana, é necessário agendamento para funcionamento da jardineira. No dia da minha visita, a jardineira não estava operando, devido luto na família. Mas, também, é possível visitar os pontos que fazem parte do roteiro a pé, seguindo pela orla do rio, até chegar ao centro da cidade. Foi o que fiz.

Chegada do catamarã no Terminal Hidroviário de Guaíba


Não deixe de dar uma caminhada no calçadão da orla da cidade de Guaíba. No trajeto, você vai escutando o barulho das águas do rio e o canto dos pássaros, o que oferece uma sensação gostosa de tranquilidade e calmaria.

A calmaria de uma caminhada pela orla de Guaíba

Após o passeio pela orla, chegando no píer, é só atravessar a rua e, à direita, está a Escadaria 14 de Outubro. No topo, um mirante oferece vista para o Rio Guaíba e para a cidade de Porto Alegre. Na parte alta, saindo do mirante, está localizado o centro da cidade. É ali onde estão as principais atrações que te levam a passear pela história do Rio Grande do Sul e início da Revolução Farroupilha.

Vista a partir do mirante da Escadaria 14 de Outubro


O centro de Guaíba abriga bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, os quais são uma referência histórica, arquitetônica, paisagística e turística da cidade. Entre eles estão o Sítio Histórico, o Cipreste Centenário – árvore símbolo da cidade, a Casa de Gomes Jardim – que serviu de residência de um dos líderes da Revolução Farroupilha e, também, local onde faleceu Bento Gonçalves.

À esquerda, a casa de Gomes Jardim, tombada em 1994 como Patrimônio Cultural do Estado


Ali, também, está a Vitrine Cultural, um espaço de divulgação dos atrativos culturais e históricos do município e da região. O local guarda a primeira Chama Crioula do novo milênio, acesa em Guaíba no ano de 2001, além de possuir painéis e objetos que contam a história da Revolução Farroupilha. Há, também, um espaço com uma exposição em homenagem a Paixão Cortes, com livros, poesias, fotos e outros objetos.

A cidade possui uma programação especial voltada às festividades da Semana Farroupilha que você pode conferir no site do município, clicando neste link.

Apresentações artísticas são realizadas na praça ao lado da Vitrine Cultural


Uma boa pedida para depois do passeio é dar uma paradinha na cafeteria Clown Café, que fica ao lado do mirante. Foi uma deliciosa descoberta. Um lugar aconchegante, com uma seleção musical muito gostosa e a vista do Rio Guaíba e de Porto Alegre.

Alguns detalhes do Clown Café


Guaíba faz parte da rota conhecida como Caminho Farroupilha, composto por municípios que fizeram parte do percurso histórico da Revolução Farroupilha. A cidade mostra um pouco do início dessa história, além de valorizar, em seus diversos espaços, as tradições e cultura do Rio Grande do Sul. Uma opção bem legal para entrar no clima da Semana Farroupilha e que pode ser aproveitada por todas as idades.

Dependendo do horário do seu retorno à capital, você ainda pode apreciar o pôr do sol a bordo do catamarã. E se você voltar antes para Porto Alegre, aproveite para ir até a nova orla do Rio Guaíba, encontre um cantinho e observe, deste outro lado e com novos olhos, a cidade de Guaíba, que vai se despedindo, aos poucos, com o sol que se põe.

Bom passeio!

Vista do pôr do sol da janela do catamarã



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas