Compras no Paraguai: Ciudad del Este


Ciudad del Este, cidade do Paraguai que faz divisa com Foz do Iguaçu, é conhecida por ser destino para compras com preços mais acessíveis do que no Brasil. Foi-se a época em que o Paraguai era sinônimo de produtos piratas e falsificados, claro que você ainda vai encontrar produtos dessa natureza, mas sabendo em quais lojas comprar, fica mais fácil encontrar produtos originais, com bons preços e que satisfaçam as expectativas.

Eu sempre escutei falar sobre a bagunça que era o Paraguai: a circulação desordenada de carros, o movimento intenso de pessoas, o incômodo dos vendedores ambulantes pelas ruas, os perigos de furto, etc. Acho que por conta de tudo isso, nunca esteve nos meus planos ir até lá – ainda mais que meus objetivos de viagem dificilmente estão relacionados a compras. Sou muito mais curtir a natureza, passear, apreciar a gastronomia.

Mas, considerando que eu estava na vizinha Foz do Iguaçu, além do desejo do meu marido de fazer compras e retornar ao país – ele já havia ido outras vezes, coloquei um dia de compras no Paraguai dentro do roteiro de viagem. Quem sabe eu poderia encontrar algumas coisas interessantes, me animar a fazer algumas comprinhas por preços melhores do que no Brasil e até gostar da ideia - pensei.

No post de hoje, conto um pouco da minha experiência no Paraguai, com algumas dicas importantes para você que está programando a sua viagem de compras.

Vista do centro comercial de Ciudad del Este



COMO CHEGAR A CIUDAD DEL ESTE?

O acesso a Ciudad del Este é feito pela Ponte Internacional da Amizade, que cruza o rio Paraná e liga as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) a Ciudad del Este (Paraguai). A ponte pode ser atravessada a pé, de carro, táxi, ônibus e há empresas que oferecem serviços de transporte de Foz do Iguaçu até Ciudad del Este em vans. Você pode se informar sobre esses serviços no seu próprio hotel.

O movimento nesse trajeto é grande, são filas de carros e muitas pessoas cruzando a Ponte da Amizade, por isso, procure sair cedo para tentar escapar do tumulto. Logo que você atravessa a ponte, está a Aduana do Paraguai e, em seguida, você já observa as lojas e shoppings.

Nós optamos por fazer a viagem com um taxista de um ponto em frente ao hotel em que estávamos hospedados. Fechamos o valor, com uma choradinha, em R$ 120 reais ida e volta. Ele nos levou até um dos shoppings e, no retorno, combinamos um horário e o mesmo local para que nos buscasse. O pagamento foi feito somente no final da viagem, o que nos deu maior segurança. Foi a maneira mais fácil e tranquila para ir até lá, sem preocupações.

Cruzando a Ponte Internacional da Amizade já é possível ver as lojas e shoppings no Paraguai



QUANTO POSSO COMPRAR E COMO PAGAR?

É sempre importante se planejar para uma viagem de compras no exterior, mesmo sendo aqui do lado do Brasil, estar informado sobre limites de compras, itens permitidos e proibidos, entre outros. O limite para compras, estabelecido pela Receita Federal, é de US$ 300 dólares por pessoa (viajando de carro ou de avião pelo Aeroporto de Foz do Iguaçu). Excedendo esse limite você deve registrar a compra na Aduana e pagar um imposto de 50% sobre o valor que ultrapassar a cota.

Itens para uso próprio, em quantidade adequada para utilização enquanto a pessoa estiver em viagem, não são calculados para fins de limite da cota. Nesse caso, entram: um celular, uma câmera digital, artigos de vestuário, beleza, higiene e maquiagem, mas devem ser caracterizados e utilizados para esse fim.

Com relação às formas de pagamento, a maioria das lojas aceita pagamento em real, dólar e guarani. Algumas lojas aceitam pagamento com cartão de crédito internacional, no entanto, é cobrado em torno de 5 a 10% a mais para essa forma de pagamento. Sempre verifique as taxas do cartão para compras no exterior e a cotação em guaranis, pois a fatura virá nessa moeda. É importante, também, lembrar que, ao fazer as compras, será exigido documento de identidade (RG ou passaporte), não sendo válida a CNH.



ONDE COMPRAR?

Ciudad del Este, hoje em dia, está mais organizada do que há alguns anos. Meu marido esteve por lá anteriormente e se impressionou com as mudanças em termos de organização. O mesmo feedback obtive de amigos para quem mandei algumas fotos e comentaram sobre a diferença da época em que visitaram a cidade.

As opções para compras são muitas, por isso uma sugestão é pesquisar antecipadamente e elaborar um roteiro com algumas opções de lojas e shoppings que você tem interesse em fazer as suas compras. Elaborando esse roteiro, você não perde muito tempo e nem fica dando bobeira pelas ruas, tendo que definir para onde vai.

Os shoppings e galerias são boas opções para quem procura roupas, acessórios, perfumaria e cosméticos, além disso é onde você encontra produtos confiáveis e pode andar com mais tranquilidade. Pelas ruas, você encontra as bancas de camelôs e muitos vendedores ambulantes bem insistentes. Mas, também, há lojas especializadas, principalmente de equipamentos eletrônicos, artigos esportivos, etc.

É importante estar atento e ter cuidado redobrado ao andar pelas ruas, manter o dinheiro em um local bem seguro, de preferência junto ao corpo e não andar com o celular na mão. Quando nós estávamos indo em direção a uma das lojas de nosso interesse, passamos pela rua onde ficam os camelôs. De repente começou uma aglomeração de pessoas e eu só lembro de ver meu marido brigando com um rapaz que havia tentado colocar a mão no bolso dele para pegar a carteira ou o celular. Por sorte, ele se deu conta antecipadamente e ninguém conseguiu levar nada do que era nosso. Por isso, é sempre bom estar bem atento e com os seus pertences em local seguro.

Em Ciudad del Este, as lojas funcionam, em sua maioria, de segunda a sábado das 7 às 16 horas (horário do Paraguai) e aos domingos algumas abrem somente no turno da manhã. Com relação ao fuso horário, Foz do Iguaçu está uma hora a frente de Ciudad del Este. O Paraguai também adota o horário de verão, assim, a diferença, em relação ao Brasil, será sempre de uma hora. Cuide, apenas, as datas de início e término do horário de verão, quando pode haver alguma variação.

Deixo aqui algumas sugestões de locais que gostamos e acabamos fazendo algumas de nossas compras. Clicando nos nomes das lojas, você será redirecionado para os sites, onde poderá conferir as localizações, horários atualizados de funcionamento e outras informações.

SAX Department: A loja possui 11 andares e em cada um deles você encontra determinado tipo de produto: roupas e sapatos, acessórios, decoração, artigos para noivas, produtos infantis, lojas de marcas e grifes internacionais como Versace, Giorgio Armani, Rauph Lauren, Ferrari, entre outras, restaurante, etc. A loja possui wi-fi gratuito, facilitando pesquisas de preços durante as compras. E, ainda, nos últimos andares, você tem uma vista geral do centro comercial do Paraguai, é muito legal!

Vista de parte do centro comercial de Ciudad del Este e do Rio Paraná, a partir da SAX Department


Monalisa: Quem não ouviu falar nessa loja? É a casa mais tradicional no Paraguai, cuja primeira loja foi fundada em 1972. Hoje, é um shopping completo, onde você encontra produtos de beleza, perfumaria, roupas e acessórios, utensílios domésticos, artigos eletrônicos, possui lancheria e restaurante. Nós aproveitamos para fazer um lanche por ali mesmo, o ambiente era bem gostoso para sentar, dar uma descansada com tranquilidade e curtir uma música ao vivo.

Praça de alimentação na loja Monalisa e o lanche escolhido para o almoço


Shopping Paris: Além de fazer compras, é um shopping bonito para passear e se divertir. Possui lojas de eletrônicos, calçados, vestuário, artigos esportivos, perfumaria, praça de alimentação e entretenimento para todas as idades.

Área interna no Shopping Paris


Shopping China: Está localizado no terceiro andar do shopping Paris. Lá, você vai encontrar tuuudooo o que é tipo de produtos de beleza: maquiagem, cosméticos, perfumaria, etc. É uma loucuuura!! Ah, as filas são enormes por lá!

Casa Nissei: Se a sua ideia é comprar produtos eletrônicos, há muitas opções na rua principal. Depois de algumas pesquisas, optei por comprar uma câmera que já estava procurando há algum tempo na Casa Nissei. Preço bom, compra segura e ótimo atendimento.



No fim das contas, achei a experiência positiva e até terminei o dia com algumas comprinhas. Não tem como sair de lá com as mãos abanando, são muitas opções com bons preços. Para finalizar, guarde algumas dicas úteis para a sua viagem de compras ao Paraguai:

  • Saia cedo e elabore um roteiro com as lojas que tem interesse visitar;
  • Leve documento atualizado: RG ou passaporte (não é aceita a CNH);
  • Use roupas confortáveis;
  • Mantenha-se atento e seus pertences seguros;
  • Se for utilizar cartão de crédito para pagamento, não permita que o tirem de vista;
  • Revise as suas compras antes de sair das lojas, teste produtos eletrônicos e exija nota fiscal.

Boas compras!

Comentários

  1. Adorei tua "matéria" a foto do Shopping Paris, belíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O shopping Paris é muito bonito e um ótimo lugar para um passeio! Volte sempre ao blog! 😉

      Excluir
  2. Amei, Lú! Tenho adorado tuas matérias.Parabéns pelo Viagens no Divã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está curtindo!! Obrigada por acompanhar o blog!! 🤗 Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas